Buscar

Normas de Certificação e Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO
Certificado de Acreditação: ferramenta de avalição internacional para verificação de conformidades técnicas na atuação de uma empresa e sua execução em determinada atividade. A acreditação de organizações determina a certificação de produtos, pessoas, processos e sistema de gestão. 
ISO: significa igualdade, refere-se à Organização Internacional para Padronização que realiza o trabalho de padronizar, definir, divulgar e aprovar normas técnicas. No Brasil, nossa ferramenta de padronização é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
ISO 9000: conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema nas empresas. Garante ao cliente a qualidade contínua dos serviços e produtos adquiridos.
ISO 14000: norma de gestão ambiental que atribui às organizações a finalidade em garantir o equilíbrio, proteção e responsabilidade ambiental, com preceitos de sustentabilidade econômica e social. Ratificado pela ISO 14001 que agrega valor para as empresas que detém projetos sustentáveis.
ISO 14064: norma que especifica sobre a Gestão de Emissões e remoções de gases do efeito estufa (GEE). Tem a finalidade de monitorar e relatar as emissões de gases no meio ambiente, mantendo relatórios atualizados sobre a situação ambiental.
OHSAS 18001: norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) desenvolvida para proteção e saúde dos colaboradores das empresas de qualquer ramo de atividade.
ISO 45001:2017: norma internacional destinada a ajudar as empresas na melhoria do desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho, atua em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
SA 8000: compõe o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social que visa avaliar o aporte de responsabilidade social de empresas frente a seus clientes, colaboradores, parceiros e sociedade, atuando no mercado de forma sustentável. Norma corroborada pela ISO 26000, que expressa o propósito das organizações em manter a responsabilidade social como pilar a ser mantido, considerando implicações socioambientais em todos os processos decisórios para o desenvolvimento sustentável.

Outros materiais