Buscar

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS I (REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA)
 
Pergunta 1
É possível perceber que a transição da era industrial para a era pós-industrial incidiu em duas grandes consequências para os dias atuais. A primeira consequência implica na mudança do estilo inflexível de gerenciar que era utilizado pelas empresas, as quais, hoje, se sentem “obrigadas” a flexibilizar suas políticas e práticas organizacionais. A segunda refere-se à falência do antigo conceito industrial de trabalho e remuneração. Assim, é possível destacar algumas novas características que as organizações adquiriram nessa transição entre as eras. Marque a alternativa abaixo que NÃO apresenta uma característica da era pós-industrial nas relações de trabalho:
	
	a.
	aprendizado contínuo
	
	b.
	liderança interacional
	
	c.
	liderança autoritária
	
	d.
	flexibilidade
	
	e.
	criatividade
Pergunta 2
Sobre a construção de sistemas de remuneração estratégica na atual era da informação (pós-industrial), marque a alternativa que NÃO descreve uma característica importante para sua implantação.
	
	a.
	É indispensável que exista o conhecimento profundo das várias formas e opções de remuneração e saber quando e como aplicá-las.
	
	b.
	É necessário garantir que o sistema a ser implantado na empresa seja transparente e funcional para garantir sua aceitação geral e facilitar as operações da empresa.
	
	c.
	É preciso definir que componentes devem ser adotados para garantir os melhores resultados.
	
	d.
	É fundamental que seja realizado um diagnóstico na empresa considerando o ambiente interno e a posição estratégica da empresa.
	
	e.
	É fundamental que o sistema a ser implantado seja burocrático e centralize as informações organizacionais.
Pergunta 3
Sobre as características problemáticas dos sistemas de remuneração tradicional, leia: Os sistemas tradicionais robustecem a estrutura burocrática privilegiando as relações hierárquicas, em detrimento do foco nos processos críticos e no cliente, ou seja, esses sistemas valorizam a inflexibilidade e a centralização de informações. Entretanto, o novo contexto globalizado implica em mudanças de foco da relação hierárquica para a orientação para o cliente (interno ou externo) e da mudança da supervisão direta para as células semiautônomas. A característica problemática dos sistemas de remuneração tradicional à qual o texto se refere é:
	
	a.
	anacronismo
	
	b.
	divergência
	
	c.
	conservadorismo
	
	d.
	inflexibilidade
	
	e.
	falsa objetividade
	
	
	
Pergunta 4
O ____________________ consiste em classificar os cargos existentes em uma organização, na ordem do mais alto para o mais baixo, de acordo com seu valor ou importância. Sua principal vantagem é a facilidade de entendimento que esse método possui. Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna:
	
	a.
	método de avaliação por pontos
	
	b.
	método de avaliação por comparação de fatores
	
	c.
	método de avaliação por comparação de elementos
	
	d.
	método de avaliação por categorias predeterminadas
	
	e.
	método de avaliação por ordenamento
Pergunta 5
Sobre as características problemáticas dos sistemas de remuneração tradicional, leia: Esses sistemas, aparentemente racionais, escondem uma visão reducionista da realidade organizacional, ou seja, a lógica em que os sistemas tradicionais de remuneração se baseiam está ancorada no organograma formal da organização. Seus principais pressupostos são: (1) existe uma linha de autoridade claramente definida; (2) as principais atividades são definidas por normas e procedimentos escritos; e (3) as responsabilidades e atribuições individuais são conhecidas e variam pouco com o tempo. A característica problemática dos sistemas de remuneração tradicional à qual o texto se refere é:
	
	a.
	inflexibilidade
	
	b.
	metodologia desatualizada
	
	c.
	falsa objetividade
	
	d.
	divergência
	
	e.
	anacronismo
Pergunta 6
O sistema tradicional de avaliação de funções e remuneração representado pelo modelo de pontos (era industrial) mostra-se bastante inflexível e não oferece respostas convincentes para um novo modelo de estrutura salarial (era pós-industrial). Por esse motivo, esse método de avaliação tornou-se alvo de críticas por parte de muitos pesquisadores do tema de remuneração estratégica. Nos dias atuais, é possível detectar algumas características problemáticas que esses sistemas tradicionais de remuneração trazem para as empresas globalizadas. Sobre o texto acima, marque a alternativa que NÃO apresenta uma característica problemática do sistema tradicional de avaliação de funções e remuneração.
	
	a.
	flexibilidade.
	
	b.
	falsa objetividade
	
	c.
	inflexibilidade
	
	d.
	divergência
	
	e.
	metodologia desatualizada

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes