Buscar

Direito do Trabalho I - Avaliando Aprendizagem III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0024_SM_201601155921 V.1 
	Aluno(a): ROBSON JOSE DA SILVA
	Matrícula: 201601155921
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	10/05/2018 15:02:59 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201601252256)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/TRT-SP/Técnico Judic-Área Adm./2008)  Maria e Marta cursaram a faculdade pública de direito X e Amanda e Flávia foram colegas de classe na faculdade particular de direito Y. Já advogadas, Maria, Marta e Amanda foram contratadas simultaneamente para trabalharem no escritório de advocacia W. Após dois anos e três meses da contratação, Marta pediu demissão de seu emprego, tendo o escritório empregador contratado Flávia para sucedê-la. O salário de Maria é o dobro do salário de Amanda e Flávia, bem como todas exercem as mesmas funções, com  igual produtividade e com a mesma perfeição técnica para o escritório de advocacia W, que não possui quadro de carreira. Neste caso:
 
	
	
	Flávia e Amanda poderão requerer a equiparação salarial com o salário percebido por Maria.
 
	
	não poderá haver equiparação salarial entre as advogadas, tendo em vista que a lei veda a equiparação salarial de trabalho intelectual.
	
	não poderá haver equiparação salarial entre as advogadas, tendo em vista que é vedada equiparação em categoria diferenciada.
	
	somente Flávia poderá requerer a equiparação salarial com o salário percebido por Maria.
	 
	somente Amanda poderá requerer a equiparação salarial com o salário percebido por Maria.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601940988)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A rede de lojas de departamento Areia Branca terceirizou, regularmente, o serviço de conservação e limpeza de suas lojas à empresa Limpe Bem, assim como o serviço de vigilância à empresa Segura Mais. Neste caso, havendo inadimplência das obrigações trabalhistas, a rede de lojas Areia Branca
	
	
	Poderá ser responsabilizada solidariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais.
	
	Poderá ser responsabilizada subsidiariamente pelos empregados da empresa Limpe Bem e solidariamente pelos da empresa Segura Mais
	
	Não poderá ser responsabilizada solidariamente ou subsidiariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais
	
	Poderá ser responsabilizada solidariamente pelos empregados da empresa Limpe Bem e subsidiariamente pelos da empresa Segura Mais
	 
	Poderá ser responsabilizada subsidiariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601290316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/CESPE - 2009.1) Com relação ao décimo terceiro salário, assinale a opção correta:
	
	 
	O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário deverá ser feito entre fevereiro e novembro de cada ano, e o valor corresponderá à metade do salário percebido no mês anterior, não estando o empregador obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo mês, a todos os seus empregados.
	 
	Na dispensa com justa causa, cabe o pagamento do décimo terceiro salário proporcional ao empregado.
	 
	O empregador deverá proceder ao adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no mês de novembro de cada ano e ao da segunda parcela, em dezembro.
	 
	Todos os empregados deverão receber o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário no mesmo mês de cada ano, em face do princípio da igualdade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601774550)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as afirmações abaixo sobre jornada de trabalho e assinale a alternativa INCORRETA:
	
	 
	Por ocupar o cargo de gerente e receber gratificação de função de confiança no percentual de 20%, Júlia não está sujeita a controle de jornada.
	
	Por trabalhar apenas 4 horas diárias, Joana não tem direito a intervalo intrajornada;
	
	Se Jarbas sair do trabalho na sexta-feira às 22:00h, sua jornada no sábado não poderá ser iniciada antes das 09:00h, sob pena de lhe serem pagas como extras as horas a menos de descanso.
	
	Por ser empregado Rural, José não terá direito a intervalo intrajornada se trabalhar apenas 5 horas.
	
	O tempo que João leva para se deslocar de sua residência para o trabalho, em regra, não é computado como jornada de trabalho;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601878896)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿PL 4330: Câmara aprova terceirização da atividade-fim e estende regras para empresas públicas O plenário da Câmara aprovou por 230 votos a 203 o ¿emendão¿ ao Projeto de Lei (PL) 4330/04, que libera geral a precarização nas relações de trabalho: possibilita a terceirização das atividades-fim das empresas, diminui a quarentena para ¿pejotização¿ do quadro de funcionários e reduz a arrecadação de imposto de renda do executivo federal, entre outras medidas. (...) Os principais prejudicados (...) são mesmo os trabalhadores brasileiros. Além de permitir a terceirização em todas as atividades da empresa, o que deve ampliar o percentual de trabalhadores precarizados para cerca de 75% do total em questão de cinco anos, o ¿emendão¿ reduz de 24 para 12 meses a quarentena que deve cumprir o ex-empregado que era contratado via Confederação das Leis do Trabalho (CLT), com todos os direitos garantidos e agora será readmitido de forma precarizada. Facilita, portanto, que a empresa possa mudar o seu quadro de funcionários para um modelo que não favorece em nada o trabalhador, popularmente apelidado de ¿pejotização¿. A pejotização ocorre quando o empregador demite o trabalhador contratado via CLT e o readmite como ¿pessoa jurídica¿, ou seja, sem a garantia de direitos históricos como aposentadoria, fundo de garantia e seguro-desemprego, dentre outros.¿ Fonte ¿ PL 4330: Câmara aprova terceirização da atividade-fim e estende regras para empresas públicas. Carta Maior. Disponível em:< http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/PL-4330-Camara-aprova-terceirizacao-da-atividade-fim-e-estende-regras-para-empresas-publicas/4/33328>. Acesso em: 18 ago. 2015. De acordo com a leitura do texto, assinale a alternativa correta:
	
	
	A possibilidade de terceirização de todas as atividades interessa à classe trabalhadora, pois agora tais pessoas poderão aumentar sua renda por meio de engajamento em sociedades cooperativas ou por meio da formação de pessoas jurídicas voltadas à prestação de serviços.
	
	Apesar do vácuo legislativo, a jurisprudência do TST, precisamente a Súmula 331, já admite a contratação de empresa interposta para a realização de atividade-fim, como regra geral, a não ser em se tratando de empresas públicas, sociedades de economia mista e órgãos da administração direta, indireta e fundacional.
	 
	A possibilidade jurídica de terceirização de atividades-fim provocará um retrocesso nas relações trabalhistas, não medida em que o modelo de produção trilateral transforma o trabalho humano em mercadoria e o desvaloriza. A corrosão dos direitos trabalhistas impactará a arrecadação tributária e mesmo o consumo será tolhido com a perda do poder aquisitivo. Direitos trabalhistas históricos serão extintos com a transformação de empregados em pseudo-empresários. Na condição de titulares ou sócios majoritários de pessoas jurídicas fraudulentas, os ex-empregados deverão prestar serviços para apenas um único cliente, o antigo empregador.
	
	A terceirização afina-se a um modelo de produção flexível ou toyotista de produção. Todavia, tem sido repudiada pela maioria dos empresários, tendo em vista a responsabilidade das empresas tomadoras de serviço em caso de inadimplemento de haveres trabalhistas por parte da empresa de terceirização.
	
	O projeto de lei que visa a possibilitar a terceirização em todos os ramos da atividade econômica é a única solução para a crise econômica brasileira, tendo em vista que esta, em sua maior parte, foi gestada pelo engessamento das relações trabalhistas e os encargos sociais decorrentes da contratação e manutenção de empregados celetistas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes