Buscar

Portfólio 6ª de História e Teoria da Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
bacharelado
	Disciplina: História e Teoria da Educação Física
	Tarefa: (Atividade de Portfólio 6ª Semana)
	Nome: Ana Luiza Figueiredo Rodrigues
	RA: 8032501
	Turma: (DGEFB1701BHOA0S)
	Parecer do Tutor:  Marcel Frezza Pisa
IMPOLCETTO, F. M.; NARDI, E. R. Introdução à História e Teoria da Educação Física. Batatais: Claretiano, 2014.
CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 18. ed., Campinas: Papirus, 2010.
3
Na Pré-História, quais eram as manifestações de atividades físicas predominantes? Por quê?
As manifestações de atividades físicas predominantes Na Pré-História eram: caminhadas, lutas, corridas, saltos, e nados.
Porque segundo Grifi (1989), a necessidade de se distinguir o treinamento empírico praticado pelos homens primitivos do treinamento sistemáticos praticado pelos povos mais evoluídos, como os gregos. Os homens na Pré-história praticavam exercícios físicos por causa de sua utilidade, a fim de fortificar o corpo para defender-se dos animais como também para combates e não por exigências espontâneas, ou seja, foi um período no qual os homens dependiam basicamente do ato físico para sobreviver.
Na Idade Antiga, que evento aconteceu na Grécia que influencia até hoje a área de Educação Física? Cite uma influência disso para a Educação Física dentro da escola. Cite uma influência disto para a Educação Física fora da escola.
Esse grande evento da Idade Antiga, que aconteceu na Grécia foram as Olimpíadas, que significa a "espaço de tempo", ou seja, corresponde aos quatro anos entre a realização de duas edições de Jogos Olímpicos.
Ressaltamos então que a influência das Olimpíadas dentro e fora da escola se dá ao fato da valorização do esporte, que consequentemente gera maior valorização também aos profissionais da Educação Física, com melhor remuneração, aumento do interesse dos alunos pelas aulas, além disso, maiores diversidades das modalidades (jogos) esportistas práticas na escola.
 
3)Por que se pode afirmar que a Idade Média foi um período de trevas para a Educação Física?
Porque de acordo com Oliveira (1983) o total descaso pelas coisas materiais estabelecia um absoluto divórcio entre o físico e o intelectual. O ideal da educação cristã realizava-se por meio da mortificação do corpo para alcançar a vida eterna.
Contudo, podemos afirmar que a Idade Média foi um período de trevas para a Educação Física devido às influências da Igreja Católica, que condenava as atividades físicas e apoiava apenas aquelas que conduziam o homem à busca pela vida celestial, por isso, as únicas atividades físicas que sobreviveram nessa época foram os jogos Equestres (cavalaria), que tinham o apoio da Igreja.
4)No Renascimento, o que aconteceu com as manifestações de atividade física? Por quê?
No Renascimento, surgiu uma nova concepção de mundo e do papel do ser humano, proporcionando um redescobrimento da individualidade, espírito crítico e liberdade do homem, e que de tal fato aconteceu às manifestações. 
Porque devido a isso, e inspirado na obra da Antiguidade Clássica, as atividades físicas voltaram a valorizar o belo, resgatando importância do corpo. 
Sendo assim, tornam-se assunto dos intelectuais, numa tentativa de reintegração do físico e do estético às preocupações educacionais (OLIVEIRA, 1983).
5)Na Idade Moderna, quais eram as manifestações predominantes de atividade física? Por quê?
O Movimento Ginástico Alemão (também conhecido como "ginástica natural" ou "método natural"); O Movimento Ginástico Nórdico; O Movimento Ginástico Sueco; O Modelo Ginástico Francês; O Modelo Esportivo Inglês
Porque segundo (BETTI, 1991), diante desse cenário, houve a necessidade de desenvolvimento que levou os países à elaboração de políticas esportivas e deste modo, o esporte tornou-se razão de Estado em muitas nações inclusive no Brasil, especialmente na década de 1970, quando o esporte passou a contar com o apoio do governo.
6)Como ocorreu a inclusão da Educação Física no Brasil? Cite duas influências que ela sofreu ao longo de sua história até os anos de 1980
De acordo com (RESENDE, 1994), a inclusão da Educação Física no Brasil aconteceu por meio do sistema escolar em 1851, com a reforma Couto Ferraz. Mas sua prática ficou relegada, apenas, às escolas do Rio de Janeiro, capital do país naquela época. A partir da década de 1920, com as reformas educacionais promovidas pelos estados brasileiros, a Educação Física passou a ser praticada em todas as escolas do país; mais conhecida com o nome “ginástica”.
Em 1920 a Educação Física sofreu influência dos métodos ginásticos europeus e em 1960 sofreu influência do Método Desportivo Generalizado, que tinha por finalidade integrar o conteúdo esportivo aos métodos da Educação Física, enfatizando o componente lúdico e utilizando o jogo como principal conteúdo.
Referências:
BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991. CASTELANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988. DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2003. DARIDO, Suraya Cristina & SANCHES NETO, Luiz. O contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Orgs.): Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. GRIFI, Giampiero. História da educação física e do esporte. Porto Alegre: D.C. Luzzatto, 1989. GODOY, Lauret. Os jogos olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo: Nova Alexandria, 1996. OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1983. RESENDE, Helder Guerra de. Tendências pedagógicas da educação física escolar. In: Resende Helder Guerra de & Votre Sebastião José. Ensaios em educação física, esporte e lazer: tendências e iperspectivas. Rio de Janeiro: SBDEF: UGF, 1994. p. 11-40. SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. São Paulo: Autores Associados, 1994. TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Outros materiais