Buscar

estratificação social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REIS, Cinthia Regina Nunes. Sociologia geral - São Luís: UemaNet, 2010. Unidade 4 - Estrutura Social. 
 ESTRUTURA SOCIAL
Keylianne Freire Costa
Conforme se pode extrair da leitura do fasciculo de sociologia mencionado acima, a sociedade não se dispõe livrimente e de forma espontânea, na verdade trata-se de uma estutura complexa que merece ser analisada afim de compreendermos o nosso próprio lugar nessa conjuntura. 
A discussão deve partir da compreensão de dois genêros textuais que definem essa estrutra: status e papel. O primeiro refere-se ao lugar em que nos encontramos, a posição que nos é dada ou atribuida, quando somos mães, alunos, profissionais, estamos traçando o status que nos enquadra, e a partir de então devemos desempenahs funções referentes a esse papel, enquanto mãe existe um comportamento que devo desempenhar, enquanto aluno também espera-se que haja um comportamento já definido, dessa forma todos nós temos um status e um papel dentro da sociedade. 
A sociologia identifica tipos de estrutura social: grupos, organizações, comunidades, estruturas institucionais e categorias. Esses microssistemas são pequenos grupos que nos condicionam em razão de nossas caracteristicas e divergências. Para uma melhor compreensão dessa máxima é mencionado a teoria materialista de Karl Max e o subjetivsmo de Max Weber. Aquele afirma que somos divididos em apenas duas classes sociais, os primeiros são possuidores da condição do processo, tais como os industrias e a segunda classe é formada pelo proletariado que detém apenas a força de produção. 
Fonte: http://tempestade12d.blogspot.com.br/2014/06/estratificacao-social-e-classe-social.html
Para Weber essa formação não se limita as classes mencionadas por Max, mais considera que as relações humanas tem uam dimensão subjetiva, formada pela consciência e pela intenção das pessoas. 
Essas discussão nos permitem falar em estratificação social, que nas palavras de REIS, 2010, página 95 seria: 
Estratificação social pode ser definida como um modo complexo de manifestação das desigualdades em sociedade, ou seja, a configuração do posicionamento hierárquico dos indivíduos em partes (seções) relativamente homogêneas de contingentes populacionais quanto ao estilo de vida, oportunidades e interesses.
Fonte: http://sociologiainterativaufv.blogspot.com.br/2014/11/classes-sociais-e-o-xibom-bombom.html
Em resumidas palavras, seria a divisão das pessoas em camadas da sociedade, não se restringindo as distinções economicas, mais também com relação à religião, valores, principios ou mero fator biologico.
Referência Bibliografia 
Texto adaptado de Oliveira, Pérsio Santos de; Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 1997, 17ª edição, pp. 71-80. Disponivel em: http://www.colegiosaopaulobh.com.br/faca_uma_revisao/Normando%20-%20Filosofia/ESTRATIFICACAO_%20SOCIAL%20-%20NORMANDO-2%20SERIE.pdf.

Outros materiais