Buscar

Metodologia científica enfermagem 6º semestre

Prévia do material em texto

ERGUNTA 1
Há vários elementos que constituem um projeto de pesquisa: O tema, os objetivos (gerais e específicos), as hipóteses, entre outros. A justificativa é escrita após o processo de delimitação do tema, mas tem grande importância. Sobre a justificativa, considere as afirmações:
I - Na justificativa o pesquisador aponta, por exemplo, estudos já feitos sobre o tema escolhido, mostrando ao leitor (geralmente um orientador) porque sua pesquisa deve ser feita.
II - Na justificativa deve ficar clara a relevância do tema escolhido.
III - Na justificativa deve constar uma revisão bibliográfica, sempre exaustiva, pois se deve chegar próximo de esgotar o que já foi estudado sobre o tema proposto.
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	I e II.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II.
	
	
	I.
	
	
	III.
2 pontos   
PERGUNTA 2
Será um projeto de pesquisa realmente fundamental? Só é possível responder a essa questão contextualizando-a com sua exigência no meio acadêmico. Sobre essa questão, considere as afirmações abaixo:
I – Um projeto de pesquisa é uma exigência burocrática necessária para se fazer um processo de seleção, mas não é necessário para se levar a pesquisa adiante.
II – O projeto ajuda a dar clareza e organizar o trabalho acadêmico, pois no projeto se faz necessário pensar com clareza no tema que se pretende estudar, nas hipóteses, nas fontes e nos prazos, dando ao pesquisador a consciência de poder seguir em frente ou não na pesquisa.
III – O projeto de pesquisa, além de organizar a pesquisa, é necessário em todos os níveis de estudo superior: tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	É correto o que se afirma apenas em II e III.
	
	
	É correto o que se afirma apenas em III.
	
	
	É correto o que se afirma apenas em II.
	
	
	É correto o que se afirma apenas em I e II.
	
	
	É correto o que se afirma em I, II e III.
2 pontos   
PERGUNTA 3
Podemos comparar o Projeto de Pesquisa ao projeto de construção de uma casa. Imagine se não tivermos um projeto por onde começar? Quais as etapas mais importantes? Como orientar o construtor? O mesmo acontece no Projeto de Pesquisa que serve para organizar a construção de um trabalho acadêmico, e, em todos os níveis, da graduação a pós, os projetos são requisitados. Além disso, quando se compreende como se faz um projeto corretamente, percebe-se que este serve para orientar o pesquisador e não deixá-lo perder o foco do seu trabalho.
Para justificar a construção de uma pesquisa temos várias etapas, na etapa “Evidenciando o porquê da pesquisa” temos:
	
	
	Os objetivos, a justificativa e a hipótese.
	
	
	Definição do problema.
	
	
	Definição do tema.
	
	
	Valores e definição da pesquisa.
	
	
	Tema e problematização.
2 pontos   
PERGUNTA 4
O Tema da pesquisa pode ser o início de uma grande pesquisa ou o fim prematuro desta. Isso porque a escolha do tema não se resume à escolha de uma área para se estudar, mas a uma série de variáveis que podem levar ao sucesso ou ao fracasso de um estudo. Sobre o tema, considere as reflexões:
Um tema bem delimitado pode significar o início de um trabalho bem construído e o sucesso do resultado esperado
PORQUE
Delimitar bem o Tema significa levar em consideração as fontes (se são acessíveis e manejáveis pelo pesquisador) quanto o prazo disponível para a conclusão da pesquisa. Ou seja, não delimitar bem o tema pode significar a construção de um projeto mal acabado e comprometer a conclusão do trabalho.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	Ambas as reflexões são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	Ambas as reflexões são verdadeiras e a segunda complementa e justifica a primeira.
	
	
	A primeira reflexão é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	Ambas as reflexões são falsas e a segunda serve de justificativa à primeira.
	
	
	A primeira reflexão é verdadeira, mas a segunda é falsa.
2 pontos   
PERGUNTA 5
Projeto de pesquisa do vírus zika em Jundiaí ainda precisa de voluntários
O projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil”, desenvolvido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário (HU), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), ainda está a procura de voluntários.
A atividade é simples, consiste em realizar a triagem de gestantes interessadas em participar do projeto, realizar contato telefônico semanal para monitorar a saúde das gestantes e, na medida em que vão nascendo, acompanhar o desenvolvimento dos bebês e preencher formulário com tais dados.
O voluntariado é desenvolvido no próprio HU, em Jundiaí, pelo período de quatro horas semanais. O interessado é que define qual o melhor período para ajudar (manhã, tarde ou noite). Antes de iniciar as atividades, os participantes passam por um treinamento de capacitação.
O projeto foi iniciado em março de 2016 e já acompanha 600 mães e 250 bebês. O principal objetivo é investigar a transmissão do zika em gestantes e suas repercussões nas crianças. As mães realizam exames de sangue, saliva e urina e são acompanhadas semanalmente. O desenvolvimento dos bebês é monitorado por três anos.
Além de pesquisadores, o projeto conta com médicos, profissionais da saúde e principalmente de voluntários. Todo o trabalho deve ser concluído em 2020 e será utilizado pelo Brasil e outros países do mundo para esclarecer todas as dúvidas que ainda existem sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.
(Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/alerta-dengue/noticia/2017/01/projeto-de-pesquisa-do-virus-zika-em-jundiai-ainda-precisa-de-voluntarios.html acesso em 02/02/2017)
Com base nas informações apresentadas no texto, é correto afirmar que:
	
	
	O tema não está adequado ao desenvolvimento do projeto e precisa ser alterado.
	
	
	O objetivo geral do projeto é acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos bebês cadastrados.
	
	
	O objetivo geral do projeto é identificar voluntários para participar do projeto.
	
	
	O objetivo geral do projeto é investigar a transmissão do zika em gestantes e suas repercussões nas crianças.
	
	
	A frase “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil” corresponde à justificativa do projeto.
braz cubas
flag Denunciar
O leitor, muitas vezes, antes de ler o material produzido em uma pesquisa quer ter um entendimento prévio sobre o que aquela pesquisa irá demonstrar. O tema auxilia neste processo, porém às vezes torna-se necessário a apresentação concisa sobre as principais ideias da pesquisa. 
Para desenvolver a apresentação concisa das principais ideias é necessário utilizar a ferramenta de: Tese, onde é descrito o que será demonstrado em um estudo, neste caso desenvolvido como pré requisito para conclusão de um curso de doutorado. Resenha Intitulada, onde é descrito de forma breve os dados para posterior consulta do material de apoio que deu base para a construção deste texto. Resumo, onde é descrito as principais ideias para que o leitor, mesmo antes de ler todo o material produzido, possa compreender o que pode ser esperado deste estudo. Dissertação, onde é descrito o que será demonstrado em um estudo, neste caso desenvolvido como pré-requisito para conclusão de um curso de mestrado. Resenha crítica, onde é descrito de forma detalhada o que será abordado no estudo, indicando de forma superficial os tópicos contidos no material

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes