Buscar

estudo dirigido de farmaco dor..

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO I 
1- Dê duas definições de dor:
R=Dor é como uma sensação desagradavél quando por um estimulo nocivel e que ativa o sistema nervoso central por meios de vias especifica.
Dor também está relacionada a uma lesão, trauma e independente de qualquer coisa óbvia.
2-Deescreva as caracteristicas das fibras nervosas que participam da transmissão de dor.
R=As fibras nervosas são A-B, A-delta e fibra C tem como caracteristicas:
A-B consistem em fibras de condução rápida respondem a baixo limiar de estimulos mecânicos (toque leve e movimentos de pêlos), tipo dor aguda.
A-delta sâo encontradas principalmente na pele e no musculo, tranmitem sinais de dor ràpida, aguda e bem localizada. E a fibra C são amielinicas encontrada no musculo, mesenterico,viscerais abdominais e conduzem o sinal da dor lentalmente e causa uma dor mal localizada difusa e queimação.
3-Diferencie opiàceos, opióides e opióides endógenos e cite exemplos de opióides.
R=Os opeáceos são alcaloides vegetais, naturais retirados primeiramente da papoula
Opióides e qualquer composto. independente de sua estrutura que possua as propiedades funcionais e farmacologica de um opeáceo. É opióides endogenos e encefalenias, endorfinas e demorfinas ligados naturais do receptores opióides.
Ex: endorfinas e morfina.
4-Deescreva o mecanismo de ação dos opióides e deescreva os receptores que participam.
R=Os mecanismos de ação dos opióides e a inibição da transmissão ascedente das imformações nociceptivas provenientes do corno dorsal da medula espinhal.Ativação da via descendente inibitória e inibição descreta do nociceptores periféricos.
Os receptores é mi, delta e kappa que estão envolvidos com analgesicos e com alguns efeitos adversos. O mi e o receptor responsável pela analgesia supra-espinhal, espinhal ou periferica por isso ele eu principal receptor. Delta está ligado a espinhal e kappa a periferico.
5- Cite as possivéis ações farmacológica dos opióides.
R=As possivéis ações são depressão respiratória, dependençia fisica, sedação, disforia, euforia e constrição e constrição pupilar.
6-Diferencie tolerancia de dependencia. 
R=Tolerância é a diminuição do efeito de uma medicação por uma exposição excessiva do paciente ao seu principio ativo.È dependência significa consumir excessivamente qualquer substância psicoativa de forma que ela passe danos fisícos, psicologicos ou sociais para si próprio.
ESTUDO DIRIGIDO II 
1-Quais as subdivisões dos recptores de acordo com sua via efetora?
R=O sistema nervoso, conforme suas caracteristicas estruturais e funcionais os receptores pode ser dividido em duas categorias: metabotrópicos e ionotrópicos.
2-Quais as caracteristicas estruturais de um canal iônico ativado por ligante? E quais são suas caacteristicas funcionais?
R=Os canais iônicos ativado por ligante também são conhecidos como receptores ionotrópicos trata-se de proteinas da menbrana com estrutura semelhante de outro canais mas que se incorporam um sitio de ligação(receptor) de ligante, geralmente no dominio extracelular. Tipicamente são os receptores sobre os quais atuam os neurostransmissores rápidos.
3- Qual o mecanismo de ação da ativação de receptores acoplados a proteina g?
R=Os receptores acoplados a proteina g são uma grande família próteica de receptores trans menbranas que captam sinais extracelulare e ativam vias de transdução d sinal no interior da celula.
4-Os receptores ligados a quinase medeiam a ação de quais substânçias?
R= Os receptores ligados a vários hormônios(ex:insulina e lipitina) e fatores de crescimento incorporam a tirosina quinase em seu dominio intracelular. Estão envolvidos principalmente eventos que controlam o crescimento e a diferenciação celulares e atuam indiretamente ao regular a transição gênica.
5-Quais sistemas efetores ativam a transcrição gênica? 
R=Os receptores nucleares são considerados órfãos quando não estão acompanhados
pela protéina. Na ausência do hormônio, os receptores ligam-se ao dna e reprimen a transcrição genética. Esses receptores nucleares podem ser ativados por um hormônio 
sintetizado na própria celula, a partir de um percursor ou pró-hôrmonio(como retinol) ou outro hôrmonio completamente sintetizado na celulq.Quando o receptor e ativado pelos hômonios ativa-se também a transcrição genes aleitoriamente reprimida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais