Buscar

BDQ Processo Penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rogério está preso na Penitenciária de Valinhos, cumprindo pena por crimes de homicídio e sequestro, e responde a outro processo por crime de latrocínio na comarca de São Paulo, Capital. Há prova, nos autos, de que o agente integra uma organização criminosa e notícia de uma tentativa de resgate do detento durante o seu deslocamento até a cidade de São Paulo para participar de um determinado ato processual. Designada audiência de instrução e julgamento, o Juiz que preside o processo que tramita contra Rogério pelo delito de latrocínio, em decisão fundamentada,
		
	
	deverá necessariamente realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com cinco dias de antecedência, assegurando ao preso a entrevista prévia e reservada com seu defensor, sendo dispensável o acompanhamento pelo preso de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, pela presença física de seu defensor no ato processual.
	
	poderá, em caráter excepcional, realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com cinco dias de antecedência, assegurando ao preso a entrevista prévia e reservada com seu defensor, sendo dispensável o acompanhamento pelo preso de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, pela presença física de seu defensor no ato processual.
	
	deverá necessariamente realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com cinco dias de antecedência, assegurando ao preso o acompanhamento de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, bem como entrevista prévia e reservada com seu defensor.
	 
	poderá, em caráter excepcional, realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com dez dias de antecedência, assegurando ao preso o acompanhamento de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, bem como entrevista prévia e reservada com seu defensor.
	
	deverá necessariamente realizar o interrogatório de Rogério por meio de videoconferência, intimando-se as partes com dez dias de antecedência, assegurando ao preso o acompanhamento de todos os atos da audiência única de instrução e julgamento, bem como entrevista prévia e reservada com seu defensor.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308981655)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	1. JUIZ TJRJ 2014. Recurso que exige concomitante interposição e apresentação de razões:
		
	
	  a) apelação no rito ordinário.
	 
	  b) apelação no rito sumaríssimo.
	
	  c) apelação no rito sumário.
	 
	  d) recurso em sentido estrito no rito ordinário.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308747646)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O juiz, nos termos do art. 387 do Código de Processo Penal, ao proferir sentença penal condenatória, dentre outras providências: I. Fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido; II. Decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta; III. Mencionará as circunstâncias agravantes ou atenuantes definidas no Código Penal, e cuja existência reconhecer. Completa corretamente a proposição o que se afirma em
		
	 
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308747660)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2013 ¿ TJ/PE ¿ Titular de Serviços de Notas e de Registros - adaptada) A sentença estabelecida pelo Código de Processo Penal pode ser conceituada como a decisão final, por meio da qual se soluciona o mérito da causa. A respeito das regras concernentes à sentença no processo penal, assinale a alternativa correta.
		
	
	O juiz poderá, de ofício, modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, desde que não tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Nos crimes de ação de iniciativa pública, o juiz não poderá proferir sentença condenatória caso o Ministério Público tenha opinado pela absolvição.
	
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, desde que não tenha de aplicar pena mais grave.
	 
	O juiz, ao proferir sentença condenatória, decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.
	
	O Ministério Público, se entender cabível nova definição jurídica do fato após o encerramento da instrução probatória, devido à prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, poderá aditar a denúncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308856130)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Edicleison Valentino, com 12 anos de idade, ao sair da escola onde estudava presenciou Antonio desferir (03) tiros contra Atanagildo que foi a óbito no local. Edicleison é a única testemunha do fato. Indaga-se: Sob a legislação vigente Código de Processo Penal, Edicleison poderá testemunhar sobre os fatos que presenciou
		
	
	O Código de Processo Penal veda, expressamente, o depoimento de criança, tendo em vista a proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente:
	
	Sendo Edicleison considerado criança para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, seu depoimento será prestado na presença de seus pais ou responsáveis, mas, não será considerado pelo juiz para qualquer fim
	
	Estão corretas somente as assertivas ¿a¿ e ¿b¿;
	 
	Sim. Porque segundo o Código de Processo Penal, qualquer pessoa poderá servir como testemunha e, neste caso será ouvido na condição de informante;
	
	Estão corretas as assertivas ¿a¿,¿b¿ 
	1a Questão (Ref.: 201308761357)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O agente que adquire e guarda, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal:
		
	
	deverá ser imediatamente encaminhado à autoridade policial, que o submeterá a exame de corpo de delito e o dispensará.
	
	não poderá se beneficiar da proposta de aplicação imediata de pena prevista no artigo 28 da Lei no 11.343/2006 pelo Ministério Público.
	 
	será processado e julgado na forma da Lei nº 9.099/1995, que dispõe sobre os Juizados Especiais Criminais.
	
	poderá ser preso em flagrante, desde que apresentado imediatamente após o fato à autoridade judicial.
	
	será processado e julgado segundo as disposições do Código de Processo Penal e da Lei de Execuções Penais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308882155)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito à prova no âmbito do direito processual penal, assinale a alternativa correta:
		
	
	A gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, sem conhecimento do outro, ainda que ausente causa legal de sigilo ou de reserva da conversação, é considerada prova ilícita.
	
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, mesmo que a decisão judicial que a determine não esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	 
	A violação do sigilo telefônico é admitida pela norma constitucional, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, desde que a decisão judicial que a determine esteja devidamente fundamentada e que tenham sido esgotados todos os outros meios disponíveis de obtenção de prova.
	
	De acordo com a jurisprudência firmada no STJ, o MP está autorizado, desde que para fins de instrução processual penal, a requerer, diretamente, semprévia autorização judicial, a quebra de sigilo bancário ou fiscal dos agentes envolvidos em delitos sob investigação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308747643)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sentença pode ser conceituada como a decisão terminativa do processo e definitiva quanto ao mérito, abordando a questão relativa à pretensão punitiva do Estado, para julgar procedente ou improcedente a imputação. De acordo com as disposições do Código de Processo Penal a respeito da sentença, assinale a alternativa correta.
		
	
	Para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, o juiz deverá encaminhar os autos à Procuradoria-Geral de Justiça, para que outro representante do Ministério Público analise eventual aditamento.
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	O juiz só poderá atribuir definição jurídica diversa, mesmo sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, se implicar na aplicação de pena mais branda que a do delito previsto na definição jurídica dela constante.
	 
	Para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, atribuindo-lhe definição jurídica diversa, o juiz deverá baixar os autos para o Ministério Público aditar a denúncia.
	
	O juiz só poderá atribuir definição jurídica diversa, mesmo sem modificar a descrição do fato contido na denúncia, se implicar na aplicação de pena igual à do delito previsto na definição jurídica dela constante.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308776626)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito da sentença penal, analise as assertivas abaixo. I. O juiz, sem modificar a descrição do fato descrito na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que tenha que aplicar pena mais grave. II. A rejeição da peça inicial pode ser classificada como decisão interlocutória mista terminativa. III. Nos crimes de ação penal pública, o juiz poderá reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas pela acusação, mas não poderá condenar o réu caso o MP peça a absolvição. É correto o que se afirma em
		
	
	III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	II, apenas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308779433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A" foi denunciado pela prática de furto, tendo a denúncia narrado que ele abordou a vítima e, após desferir-lhe socos e pontapés, subtraiu para si a bolsa que ela carregava. Nesse caso:
		
	
	o Juiz não poderá condenar o réu por roubo, por ser a pena desse crime mais grave que a do furto
	
	o Juiz poderá dar ao fato classificação jurídica diversa da que constou da denúncia, dando ao Ministério Público e à Defesa oportunidade para se manifestarem e arrolarem testemunhas
	
	o processo será nulo se o Juiz condenar o acusado por roubo, porque violado o princípio da correlação entre a sentença e o pedido.
	
	como o fato foi classificado erroneamente, o Juiz poderá condenar o réu por roubo, devendo, antes, proceder ao seu interrogatório
	 
	o Juiz poderá dar aos fatos classificação jurídica diversa, condenando o réu pela prática de roubo

Outros materiais