Buscar

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
9a aula
	 
	
	Ref.: 201701383899
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Defina comunicação integrada de marketing.
		
	 
	É o conceito que define a integração de todas as formas de comunicação ao consumidor dentro de uma empresa, de modo que todos os departamentos e meios forneçam a mesma mensagem.
	
	É nome dado ao conjunto de ações feitas para que a empresa se organize em torno de departamentos, montados para se especializar em determinadas tarefas.
	
	É como a empresa denomina a forma de atender os desejos e as necessidades do consumidor em troca de lucro.
	
	É o departamento da empresa que organiza eventos, produz folhetos e controla o estoque de brindes.
	
	É a ciência que estuda, entende e monitora mercados.
	
	Ref.: 201701399414
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a única alternativa correta.
Sobre a comunicação integrada de marketing, podemos falar, exceto:
		
	
	Diante do perfil dos novos consumidores, que estão mais críticos e exigentes, a comunicação integrada de marketing, dentro das empresas, volta suas estratégias para atender às demandas particulares de cada público-alvo.
	 
	A comunicação integrada de marketing tem, como objetivo, divulgar e informar sobre seus produtos e serviços por meio de um único canal de comunicação.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Para conhecer o perfil do público-alvo, suas necessidades e principais demandas, é necessária a utilização de ferramentas como a pesquisa de mercado, que coletam dados dos consumidores reais e potenciais e permitem a criação de bancos de dados.
	
	Os canais utilizados na comunicação integrada de marketing de uma empresa devem atender a cada público-alvo e estarem alinhados ao plano de comunicação da empresa e sua proposta.
	
	Ref.: 201701390866
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a aceitação da mensagem pelo receptor, dentro do contexto da comunicação integrada de marketing, podemos dizer, exceto:
		
	 
	As memórias e concepções do receptor em nada interferem a maneira como este receptor decodifica a informação da mensagem.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	O receptor guarda na memória, por um período maior de tempo, apenas uma pequena fração das mensagens que chegam até ele.
	
	Se a atitude e conclusão da mensagem por parte da pessoa for positiva ela irá ser aceita e lembrada.
	
	Se o receptor tiver qualquer preconceito prévio em relação à mensagem, possivelmente ela será rejeitada, mesmo ficando na memória dele por um longo tempo.
	
	Ref.: 201704150733
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o desenvolvimento do plano de comunicação de marketing, analise as afirmativas abaixo:
I. Ao definir seu target, a empresa precisa definir a faixa etária do consumidor, seu estilo de vida, as condições socioculturais e econômicas, seus gostos e seus hábitos.
II. É importante saber se existem influenciadores na hora da decisão de compra e que aspectos, características e valores os motivam. A partir daí, é estabelecida a comunicação de mercado, definindo a linguagem e a mensagem. Os efeitos esperados devem ser previstos cuidadosamente, com base nas atitudes e nos comportamentos desses compradores potenciais.
III. Dentre as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo do desenvolvimento do plano de comunicação, destacam-se a propaganda, a publicidade, a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto.
Após analisar essas afirmativas, está correto concluir que:
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
Explicação:
Ao definir seu target, a empresa precisa definir a faixa etária do consumidor, seu estilo de vida, as condições socioculturais e econômicas, seus gostos, hábitos etc.
Outro aspecto importante é saber se existem influenciadores na hora da decisão de compra e que aspectos, características e valores os motivam. A partir daí, é estabelecida a comunicação de mercado, ou seja, que por meio de linguagem, seja capaz de convencer. Os efeitos esperados devem ser definidos antecipadamente, com base nas atitudes e nos comportamentos dos compradores potenciais.
Dentre as principais ferramentas que podem ser utilizadas neste processo, citamos a Propaganda, a Publicidade, a Promoção de Vendas, o Merchandising e o Marketing Direto.
O comportamento humano tem sido exaustivamente estudado com a finalidade de compreender como os consumidores obtém e consomem os produtos e serviços.
	
	Ref.: 201701416663
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A finalidade da comunicação interna em linhas gerais é:
Marque a alternativa que não tem nenhuma ligação com a finalidade da comunicação interna.
		
	
	Levar o público interno a colaborar com a descentralização organizacional e mesmo o desenvolvimento de unidades de negócios.
	
	Integrar e motivar o público interno, considerando inclusive seus familiares, pois influenciam nas decisões do funcionário.
	
	A comunicação deve ser adequada de tal maneira que possibilite a eficácia nos processos administrativos.
	 
	Fixar a imagem da organização no ambiente externo.
	
	Manter uma comunicação com os funcionários, em todos os níveis hierárquicos, fazendo com que haja um bom nível de entendimento.
	
	Ref.: 201701379292
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As ações que relatam o que tem sido feito para desenvolver e dar suporte às vendas e à imagem da marca e o que pretende se fazer, a definição do conteúdo da mensagem que está sendo utilizada, e o que pretente em termos de benefício e razão de consumo da marca e sua imagem, bem como do produto e seu público alvo, são ações prevista onde ?
		
	
	No primeiro passo do estudo do processo de comunicação.
	 
	No briefing do plano de comunicação.
	
	No plano de comunicação, propriamente dito.
	
	No draft do processo de comunicação.
	
	No desenvolvimento de novos processos.
	
	Ref.: 201701379284
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A empresa anunciante (chamada de cliente pelas agências de comunicação) deve primeiramente estabelecer o planejamento estratégico de sua empresa orientado pelas características do portfólio de marcas e produtos que comercializa, pelas características dos mercados onde atua e pelos objetivos que quer alcançar em seu negócio. nesse planejamento, entre outras, está contida a estratégia (plano) de marketing da empresa. Que etapa é essa no processo de planejamento estratégico de comunicação integrada do marketing ?
		
	
	Terceiro etapa
	
	Segundo etapa
	
	Quinta etapa
	 
	Primeira etapa
	
	Quarta etapa
	
	Ref.: 201701390864
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre o processo de comunicação, na troca de mensagem entre o emissor e o receptor, podemos afirmar:
		
	
	A comunicação deve ser intermediada por terceiros, afim de que a comunicação não seja direta entre quem comunica e quem recebe a informação.
	 
	Para que uma mensagem seja efetiva, a mensagem transmitida pelo emissor precisa estar em sintonia com o entendimento da mensagem pelo receptor.
	
	O emissor precisa comunicar a mensagem de forma eficaz. O entendimento do mesmo pelo receptor, entretanto, não é importante, já que, no processo, o procedimento importante é a emissão da mensagem.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	A comunicação deve ser via web, através de veículos online.

Outros materiais