Buscar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aulas 1 a 10

Prévia do material em texto

Análise do comportamento do consumidor
	Aula 1
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201701390361)
	
	
	Entender o comportamento do consumidor é algo que todas as organizações desejam alcançar. Assim, seria possível aumentar as vendas, bem como o nível de satisfação do cliente. O comportamento do consumidor é entendido como:
I. O estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupo selecionam, compram, usam, dispõem de produtos, serviços, ideias ou expectativas para satisfazer necessidades e desejos.
II. A área do conhecimento que se traduz na elevação da produção de bens de consumo.
III. O estudo de projetos que visam um melhorar o relacionamento da organização com os consumidores.
		
	
	Apenas I e II
	
	Apenas II
	
	Apenas III
	
	Apenas II e III
	 
	Apenas I
	
	 2a Questão (Ref.: 201702036011)
	
	
	O grupo Hoteleiro Águas Brancas LTDA - promoveu uma oficina para os seus gerentes a respeito do seu Plano de Expansão Mercadológico para a região nordeste do Brasil. Embora o grupo reconhece que a concorrência será acirrada na região - procura abalizar seu plano observando os critérios a respeito dos prognósticos de aceitação por parte dos clientes em relação aos novos serviços do Hotel.Quais foram as CRENÇAS e CRITÉRIOS que foram consultados pelos executivos para a construção do Planejamento das Estratégias/Táticas de marketing que o Hotel ?
		
	
	Disponibilidade dos parceiros do investimento na aplicação financeira para a construção do hotel com custos reduzidos.
	
	Desejos dos executivos em realizar seus sonhos de expansão mercadológicos na região nordeste do Brasil.
	
	Prognóstico de lucros astronômicos com uma aplicação de serviços hoteleiros com baixa qualidade.
	 
	Identificar as cresças implícitas e explícitas sobre o prognóstico de comportamento do consumidor/usuário do futuro hotel.
	
	Opiniões dos simpatizantes ao plano de expansão por interesses econômicos e financeiros para o sucesso do empreendimento.
	
	 3a Questão (Ref.: 201701387821)
	
	
	A análise do comportamento do consumidor estuda a maneira como o indivíduo se comporta em relação a determinado produto ou serviço. Sobre isso, podemos afirmar:
		
	
	O estudo do comportamento do consumidor investiga as razões que fazem com que um indivíduo ou grupo se mobilize para divulgar o lançamento de um produto ou serviço de uma determinada empresa.
	 
	O estudo do comportamento do consumidor investiga as razões que fazem com que o indivíduo compre um produto ao invés do outro, em determinada quantidade, em um momento específico e em certo lugar.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	A análise do comportamento do consumidor estuda as formas como os individuas se comportam frente às mudanças nos cenários nacional e global.
	
	O estudo do comportamento do consumidor se restringe à investigação do comportamento de um número de indivíduos para planejar as novas ações de marketing da empresa.
	
	 4a Questão (Ref.: 201701559558)
	
	
	Fazer uma compra parece um ato simples de adquirir um produto ou serviços que uma pessoas necessita ou deseja ter. Tanto para produto de preços reduzido ou com preço mais elevado o impulso de compra está presente. O ato de comprar requer um estudo a cada dia mais detalhado, pelos profissionais de comportamento humano voltados ao processo de aquisição. Atender com cordialidade, identificando as necessidades e desejos do cliente, pode revelar um perfil de observação que o vendedor, deverá ter internalizado para juntado o processo de venda. Considerando o texto, com base no atendimento ao consumidor que a medida mais importante é (são):
		
	 
	Equipes de vendas treinadas e conscientes em sua atividade profissional.
	
	Maior reflexão por parte da equipe de vendas na baixa qualidade de atendimento.
	
	Incrementar o aumento das comissões de venda e pós-venda para obter atendimento melhor.
	
	Atendimento digno a uma pessoa que é merecedora de respeito.
	
	Fusão de conhecimentos de marketing e publicidade.
	
	 5a Questão (Ref.: 201702036023)
	
	
	Quando estudamos os Relatórios de Pesquisa de Mercado - poderemos obter ao longo das sequências de perguntas do questionários, um conjunto de informações que devem ser observadas/analisadas pelo gestor da empresa na dinâmica de consumo de produtos. Quais são essas os INDICADORES que ajudam o profissional de marketing na formação da decisão da dinâmica de construção de estratégias de marketing ?
		
	
	Indicadores de oferta reservada pela empresa de comércio varejista em relação aos produtos que estão fora da série de fabricação.
	
	Indicadores de promoção de produtos com preços reduzidos com tempo determinado para aquisição de produtos no pagamento sem financiamento.
	
	Indicadores de segmentação das taxas de financiamento para as aquisições de produtos superior a renda familiar.
	 
	Indicadores de hábitos e comportamentos de consumo que são associados ao perfil do cliente - frente ao seu prognóstico de compra de produtos.
	
	Indicadores de demandas de compras pelo cliente somente na aquisição de produtos pelo impulso do preço em promoção.
	
	 6a Questão (Ref.: 201702036055)
	
	
	Marina foi convidada por uma colega para participar de um Grupo de Estudos a respeito de alguns temas de marketing. Ela está sempre mobilizada em aprender - sendo assim prontamente aceitou o convite. O tema na próxima semana está contido na Decisão em Marketing para a formação de uma estratégia. Ao longo da semana, Mariana - pesquisou e registou em seu tablet - algumas premissas que podem ajudar o gestor de marketing a analisar o COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR. Quais foram essas PREMISSAS que ajudam na DECISÃO de MARKETING - com vista ao desenvolvimento de uma ESTRATÉGICA para a demanda do consumidor?
		
	
	Investir em preços reduzidos promovendo descontos relâmpagos em toda a linha de produtos.
	
	Associar as informações de consumo ao lucro previsto na comercialização dos produtos que a loja vai realizar ao longo da semana.
	 
	Conhecimento do produto associada ao comportamento de aquisição/uso pelo consumidor e a expansão das características de crescimento mercadológica das empresas concorrentes - frente a inovação do produto.
	
	Criar descontos nas compras de mais de uma produto - sem o uso do sistema de crediário da loja.
	
	Identificar junto ao concorrente há existência de pesquisa dos produtos em promoção e seus preços sem o uso do sistema de crediários.
	
	 7a Questão (Ref.: 201701387820)
	
	
	A frase que melhor define o comportamento do consumidor é:
		
	
	O comportamento do consumidor pode ser definido como o comportamento de um grupo restrito de indivíduos, interessados em compartilhar informações com a empresa através do marketing de relacionamento.
	 
	Entende-se por comportamento do consumidor o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam produtos ou serviços de uma empresa, de acordo com suas expectativas e necessidades.
	
	Dentro das variáveis que compõem o marketing de uma empresa, está o comportamento do consumidor. Sobre esta variável, podemos dizer que é a forma como os colaboradores internos de uma empresa se comportam em relação ao lançamento de um novo produto ou serviço.
	
	Comportamento do consumidor é sinônimo do marketing de relacionamento. É o estudo de formas de se alcançar o aumento das vendas através de uma relação amigável entre a empresa e o consumidor final.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201702035995)
	
	
	Carlos é muito dedicado em seus estudos. Sempre procura ler revistas especializadas nas áreas de marketing e consumo. Na última edição da revista - encontrou um artigo a respeito do uso de Métodos Estatísticos para nortear o processo de decisão com a utilização dasPREMISSAS quantitativas. Ao final do artigo o editor - sugere uma avaliação de conteúdo para o leitor - com a seguinte questão: - Poderemos afirmar que a DECISÃO do profissional de marketing em utilizar o método estatístico, podem proporcionar que tipo de PROBABILIDADES na construção da ação de estratégica de marketing na empresa?
		
	
	Menos probabilidade de obter resultados informações nas decisões com o uso do método estatístico de estudo mercadológico.
	
	Nenhuma probabilidade de resultados quando usado o método estatístico para estudo do mercadológico.
	
	Correções das probabilidades por ocasião das várias falhas de decisões na aplicação do método estatístico para análise do mercado.
	
	Razoável probabilidade durante o uso do método estatístico em dar certo em suas indicações de estudos dos cenários comerciais.
	 
	Maior probabilidade de ser bem sucedidas as decisões com um método estatística de estudo de mercado.
	Aula 2
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702036157)
	
	
	No Círculo de Análise do Consumidor, PETER, Paul e OLSEN, Jarry - (2000) quais elementos são importantes para AVALIAÇÃO do CONSUMIDOR?
		
	
	Associação somente a perda do poder de compra a aquisição de produtos de baixa renda sem indicação de qualidade.
	
	Identificação do poder de compra sem avaliar o comprometimento de dividas em cartões de crédito e financiamentos.
	
	Mensuração do poder de compra de produtos sem observar seus processo de aquisição com satisfação ou frustração.
	 
	Identificação dos hábitos e comportamentos de consumo e sua constância em realiza-los na fidelização do produto.
	
	Disposição do cliente em realizar seus desejos de compra sem mensurar o custo final da despesa.
	
	 2a Questão (Ref.: 201702036219)
	
	
	As vezes os consumidores podem escolher um produto entre outros produtos por ter uma VISÃO DE ENCAIXAMENTO - isso significa que o produto desejado está próximo de sua personalidade onde a loja exibe de maneira apropriada no ambiente do Shopping Center. Para dimensionar a importância do conjunto de conceitos em relação ao TRAÇO ÚNICO poderemos encontrar CINCO compostos que devidamente articulados possibilitam a associação do produto e personalidade do consumidor. Quais esses CINCOS compostos do TRAÇO ÚNICO?
		
	
	Aceitação, sofisticação, determinação, performance e liderança.
	
	Explosão, dedicação, avareza, determinação e percepção.
	
	Alegria, marca desejada, crescimento, diversificação e eficiência.
	 
	Extroversão, socialização, instabilidade, abertura para experiência e escrupulosidade.
	
	Sustentabilidade, rentabilidade, confiabilidade, oportunidade e sofisticação.
	
	 3a Questão (Ref.: 201701559700)
	
	
	Ao ligar a televisão ou mesmo a internet, nos deparamos com ações publicitárias anunciando novos e tradicionais produtos, assim como um mix publicitário, cada vez mais identificado por uma linguagem própria e de grande reação mental no futuro consumidor. Assim poderemos observar que para cada produto, teremos uma linguagem própria de emoções que vão ou não conquistar clientes. Vejamos o exemplo do produto do segmento Higiene & Beleza. A prática constante do uso e sua suavidade sempre apresentadas nos anúncios - traduzem um argumento ao cliente em gerar uma ação de provar. Essa indicação, ao uso - possibilita ao cliente um momento ímpar de reação mental. Qual seria o argumento de reação mental indicado na linguagem de convencimento?
		
	
	Raiva.
	
	Desdenho.
	
	Tristeza.
	 
	Afeto.
	
	Desgosto.
	
	 4a Questão (Ref.: 201702036107)
	
	
	Carlos ao longo de seus estudos sempre detalhou os conteúdos a respeito da Tomada de Decisão pelo Consumidor. Ao término dos seus estudos - ficou pensando na relação aos Comportamentos Alternativos e sua influência dentro das escolhas para o processo de aquisição dos produtos. Para obter uma resposta digitou sua dúvida para o professor de sua Universidade. Pergunta: De que maneira os COMPORTAMENTOS ALTERNATIVOS podem influenciar na Tomada de Decisão do consumidor para a realização da compra? Qual foi a resposta recebida por Carlos?
		
	
	Necessidade de mudança do consumidor sem precisar o descontentamento em relação ao uso do produto.
	
	Influências recebidas pelo consumidor em desprezar o produto depois de algum tempo de uso.
	
	Redução do uso do produto por dificuldades praticidade de localização no supermercado próximo da residência.
	
	Intolerância ao produto que não mais atende suas demandas pessoais por motivos de baixa qualidade de suas características físicas.
	 
	Criando um espaço de reflexão a respeito do consumo associado a critérios de comportamentos alternativos com base em novos padrões de consumo.
	
	 5a Questão (Ref.: 201701986540)
	
	
	Durante o processo de instrução que foram submetidos os Gerentes de Marketing e outro de Vendas em sua empresa - tiveram o contato com o conceito do Modelo de Comportamento de Compra - visto pelo foco do CÍRCULO de ANÁLISE do CONSUMIDOR. Os Gerentes, ficaram tão envolvidos na discussão entorno do Círculo de Análise do Consumidor - que já decidiram na incorporação do conceito da Agenda de Reunião da próxima semana - com suas equipes de trabalhos. Para facilitar a apresentação e discussão pelos seus funcionários, elaboraram um slide com os elementos do Círculo de Análise do Consumidor.
Quais foram as informações postadas a respeito dos itens do CÍRCULO de ANÁLISE do CONSUMIDOR - para a apresentação na reunião?
		
	
	Foco no ambiente, redução do preço, promoções extras e perspectiva pessoal de valor.
	 
	Ambiente do consumidor. comportamento do consumidor, afeto e cognição do consumidor.
	
	Restrição do ambiente, mercado produtivo, dimensão dos apelos de mobilidade e conceito de durabilidade.
	
	Tradução do ambiente, resultado, construção dos apelos promocionais e conceito de uso.
	
	Ampliação do ambiente, definição de mercado,modernização, conceito de valor e afinidades.
	
	 6a Questão (Ref.: 201702036101)
	
	
	Na tomada de decisão (processos cognitivos) do consumidor, um dos três itens conceituais é referente ao CONHECIMENTO ou SIGNIFICADO PESSOAIS. O estudo do Conhecimento ou Significado Pessoais geram informações para o gestor que devem ser observar para a identificação dos processos de decisões que o consumidor, quando da aquisição de um produto. Quais são esses CONHECIMENTOS ou SIGNIFICADO PESSOAIS que devem ser identificados e estudando pelo gestor?
		
	 
	Percepção do consumidor frente ao benefício que o produto/serviço pode incorporar em suas perspectivas da vida.
	
	Interagir com as mensagens publicitárias gerando uma motivação acelerada para o consumo do produto sem dimensionar o preço e confiabilidade da marca.
	
	Fidelizar o consumidor a marca do produto sem detalhar a sua funcionalidade e durabilidade em comparação a outras marcar.
	
	Redefinir o domínio do uso do produto em relação ao grau de necessidade, praticidade e preço final para obtenção dos benefícios.
	 
	Trabalhar com o imaginário do consumidor associando o status do produto e sua diferenciação entre os concorrentes.
	
	 7a Questão (Ref.: 201702036179)
	
	
	A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow se baseia em quatro premissas. Uma delas diz que todos os seres humanos adquirem um conjunto semelhante de motivos por meio da herança genética e da interação social. Maslow propôs uma hierarquia de necessidades compartilhadas por todos. Nesse contexto, aponte qual o tipo de necessidade o ser humano visa satisfazer no nível da AUTORREALIZAÇÃO?
		
	
	Determinação em obter resultados de trabalho sem identificar os riscos e as consequências das decisões tomadas ao longo do processo.
	 
	Desejo de se realizar pelo esforço pessoal, de se tornar tudo o que uma pessoa é capaz de ser.Esforço em conseguir algumas vitórias ao longo da vida profissional sem não alcançar a realização em todo os seus objetivos.
	
	Perspicácia em almejar resultados parciais de curto prazo envolvendo investimentos sem identificar os benefícios e nem resultados tangíveis para a empresa.
	
	Perseverança na busca de realizações de domínios complexos de trabalho sem medir esforços e nem dimensionar os vários conflitos de relacionamentos existentes ao longo do seu desempenho profissional.
	
	 8a Questão (Ref.: 201702036173)
	
	
	O SER HUMANO é estimulado por meio de inúmeras necessidades quer INTERNAS e quer EXTERNAS. Tais estímulos são de caráter ___________ e __________ gerando necessidades em vários e diferentes níveis.
Selecione entre as opções abaixo as DUAS PALAVRAS que preenchem corretamente as lacunas da frase.
		
	 
	fisiológico e psicológico
	
	fisiológico e emocional
	
	psicológico e motivacional
	
	motivacional e emocional
	
	emocional e psicilógico
	Aula 3
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201701384600)
	
	
	Em relação à análise do comportamento do consumidor, considera-se como necessidades que influenciam na hora de optar por um produto ou serviço:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	O clima, a natureza e as atividades beneficentes.
	 
	Realização pessoal, estima, segurança e fisiológicas.
	
	Atividades beneficentes, realização pessoal e necessidades fisiológicas.
	
	Temperatura do ambiente, a região e a realização pessoal.
	
	 2a Questão (Ref.: 201702036195)
	
	
	João estava estudado os elementos que compõem da PIRÂMIDE de MASLOW, Abraham (1950) - (Hierarquia das Necessidades). Essas necessidades são estratificas em níveis e associadas a um conjunto de sentimentos e comportamentos. No topo da Pirâmide das Hierarquias encontramos da Necessidade de ESTIMA e AUTOREALIZAÇÃO. Quais são os elementos que João digitou em seu tablet para construir os conceitos de NECESSIDADE de ESTIMA e AUTOREALIZAÇÃO?
		
	
	Crença em ser celebridade e ter poder para solução de todas as situações problemas da sua vida pessoal e profissional com decisões focada no capricho das suas vontades.
	 
	Desejo de status, superioridade, amor próprio e prestígio, reconhecimento entre os pares sociais e profissionais.
	
	Reduzir o valor individual dos pares de trabalho, evidenciando sua capacidade em resolver problemas e recolher elogios dos superiores.
	
	Desprezar as diferenças pessoais em detrimento das questões estéticas em argumentos preconceituosos.
	
	Desejo de ter o poder de decidir a respeito de todos as outras pessoas que cercam suas atividades produtivas e pessoais controlando os relacionamentos interpessoais.
	
	 3a Questão (Ref.: 201702036166)
	
	
	O SER HUMANO é estimulado. por meio de inúmeras necessidades quer ____________ e quer _________. Tais estímulos são de caráter fisiológico ou psicológico, gerando necessidade de vários e diferentes níveis. Para complementar o texto assinale DUAS PALAVRAS que venham preencher o sentido da frase.
		
	
	Aberto e fechado
	 
	Interna e externa
	
	Briga e tumulto
	
	Casual e específica
	
	Dia e noite
	
	 4a Questão (Ref.: 201701409366)
	
	
	Não é fácil conquistar um consumidor na atualidade. Para isso, é preciso conquistar o cliente. A alternativa que melhor define a estratégia utilizada pelas empresas contemporâneas para este fim é:
		
	 
	As empresas estão investindo, em seus planos estratégicos, na oferta de produtos e serviços baseada na customização, pois, desta forma, acreditam atingir cada público, de acordo com suas necessidades específicas.
	
	As empresas contemporâneas investem na customização de seus serviços, a fim de conquistar novos clientes, porém não vêem esta ação como estratégica para a empresa.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Na atualidade, as empresas investem na personalização como forma de atingir a cada consumidor especificamente, porém, não está interessada em conquistar mais clientes.
	
	As empresas contemporâneas investem na oferta de produtos e serviços que sirvam a qualquer consumidor, pois não estão dispostas a investir na personalização.
	
	 5a Questão (Ref.: 201701343836)
	
	
	Quando uma necessidade não se realiza, o indivíduo experimenta frustração. O estado de frustração trás consequências como nervosismo, moral baixo, agressividade, entre muitas outras. A teoria de Maslow afirma que as necessidades dos indivíduos obedecem a uma hierarquia. No momento em que se realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar. Logo, estamos sempre buscando meios para satisfazer nossas necessidades. Maslow organizou essas necessidades de acordo com uma pirâmide. Em ordem hierárquica, são elas
		
	
	Fisiológica, segurança, sociais, auto realização, estima
	
	Auto realização, Fisiológica, segurança, estima, sociais
	
	Auto realização, fisiológica, segurança, sociais, estima
	
	Segurança, fisiológica, sociais, estima, auto realização
	 
	Fisiológica, segurança, sociais, estima, auto realização
	
	 6a Questão (Ref.: 201701387822)
	
	
	A relação de palavras que melhor define o ato do consumidor optar por um determinado produto ou serviço é:
		
	 
	Motivação e Desejo
	
	Desejo e Marketing de análise
	
	Marketing de serviços e Serviços prestados à comunidade
	
	Marketing Social e Divulgação em mídias sociais
	
	Motivação e Apatia
	
	 7a Questão (Ref.: 201701560302)
	
	
	A motivação é a força que ativa o comportamento e proporciona objetivo e direcionamento para esse comportamento. Motivação é algo interior, que leva o ser humano a realizar alguma coisa. Ela acontece de dentro para fora. É o motivo pelo qual o ser humano faz algo. A motivação está intimamente relacionada com a satisfação das necessidades. Maslow propôs uma teoria baseada na hierarquia das necessidades. Sua teoria passou a ser um guia para o comportamento humano em geral. Quais são as necessidades que se referem ao desejo por amor, amizade, afiliação e aceitação do grupo.
		
	 
	Sociais.
	
	Fisiológicas.
	
	Segurança.
	
	Autorrealização.
	
	Estima.
	
	 8a Questão (Ref.: 201701369586)
	
	
	Toda necessidade gera o desejo por alguma coisa que provoque a satisfação. Vimos que as necessidades humanas são divididas em forma de pirâmide na seguinte ordem crescente:
		
	 
	fisiológicas, segurança, sociais, auto-realização e status
	 
	fisiológicas, segurança, sociais, status e auto-realização
	
	fisiológicas, sociais, segurança, status e auto-realização
	
	fisiológicas, segurança, status, sociais e auto-realização
	
	fisiológicas, status, segurança, sociais e auto-realização
		Aula 4
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702036325)
	
	
	Lucia trabalha na empresa de sua família. Durante a parte da tarde seu pai (proprietário da empresa), sempre libera das atividades de trabalho produtivas para que ela venha estudar a disciplina de marketing associado a psicologia. Ao estudar o Capítulo de Percepção aplicada ao marketing - identificou o seguinte conceito: - "... suas características que fazem com que uma pessoa, ou uma marca, ou um objeto, ou até mesmo um evento, esteja exposto, e assim se sobressaia, ampliando a probabilidade de ser percebido..." Qual a classificação da PERCEPÇÃO que Lucia incluiu para esse conceito?
		
	 
	Percepção seletiva
	
	Percepção visual
	
	Percepção auditiva
	
	Percepção subliminar
	
	Percepção comunicacional
	
	 2a Questão (Ref.: 201702036315)
	
	
	Pedro é estagiário da área de marketing de um supermercado com rede de atuação internacional. Todas as sextas-feiras o gerente do departamento - promover uma reunião para discussão de conceitosa respeito de marketing e psicologia. Na última semana o tema foi a respeito do conceito do Modelo de Processamento da Informação.
Qual o conceito do Modelo de Processamento da Informação foi apresentado pelo gerente ao longo da reunião com os estagiários do supermercado?
		
	
	Interseções de informações de baixo estímulo que vão gerando um ruido na comunicação sem garantir uma resposta adequada.
	
	Conjunto de conteúdos sem nenhuma articulação entre os conceitos que foram exibidos para os estagiários do supermercado.
	 
	Série de atividades por meio das quais os estímulos são percebidos, transformados em informação e armazenados.
	
	Dinâmica de informações que não atende adequadamente aos estímulos desejados para obtenção de respostas pontuais as questões enunciadas.
	
	Sequencialidade de atividades sem estimular a percepção do individuo para o despertar das devidas respostas as solicitações
	
	 3a Questão (Ref.: 201702036317)
	
	
	Durante uma reunião semanal na empresa Roupas Jovens LTDA - seu diretor geral, promove alguns debates entre seus gerentes a respeito de vários temas de marketing e psicologia. Ao ler um artigo no Jornal, o diretor encontrou o conceito de PERCEPÇÃO aplicada a construção da ATENÇÃO do consumidor. Aproveitou o momento para digitar em seu tablet (com a referência bibliográfica) o texto para ser exibido na próxima reunião com seus gerentes. Qual foi esse conceito?
		
	
	Falta de atenção aos processos cotidianos que envolvem crítica e expressão de opinião a respeito do acontecimento.
	
	Ausência de interpretação de texto e comunicações visuais de peças publicitárias destinadas ao consumidor.
	
	Processo de desatenção contida ao longo de alguns períodos por vários motivos e fora do controle do consumidor.
	 
	Processo que começa com a exposição e atenção do consumidor aos estímulos e termina com a interpretação do consumidor.
	
	Dinâmica casual que podem ocorrer ou não junto ao consumidor ao longo de períodos de não atenção.
	
	 4a Questão (Ref.: 201701986512)
	
	
	No último fim de semana, João, Gerente da Loja Eletro-Eletrônica S.A., retornou para a sua residência depois de um Seminário Gerencial na empresa. Durante a viagem de retorno ficou pensado no conceito de PERCEPÇÃO aplicado ao processo de aquisição de um produto pelo cliente. Relembrou dos comentários do instrutor que enfatizava a importância do conceito PERCEPÇÃO e sua observação por parte do gerente na relação com seus clientes no dia a dia da loja.
 Qual seria esse conceito de PERCEPÇÃO e seu significado para o cliente que João estaria pensando ao longo da viagem?
		
	
	O indivíduo já traduz sua percepção de escolha pelo acaso nas compras de seus produtos na busca de atender suas demandas de consumo.
	 
	É extremamente subjetivo para cada cliente/consumidor acerca de sua realidade e diferenças de observações a respeito das informações recebidas pelo produto desejado e/ou necessário.
	
	Todas as pessoas apresentam o mesmo padrão de percepção a respeito dos produtos que devem adquirir sem apresentar grandes diferencias significativas.
	
	Clientes usam a sua base somente promocional para demandar suas escolhas de compra de produtos.
	
	Grupos de consumidores são idênticos em suas escolhas de produtos a serem adquiridos com base nas emoções e preços convidativos.
	
	 5a Questão (Ref.: 201702036318)
	
	
	João gosta nos fins de semana de trocar informações ao longo de uma conversa produtiva com seu pai. Os temas são variados, mas, sempre são direcionados os conteúdos estudados na semana que encerrou. Um assunto que despertou o interesse dos dois ao longo da conversa. Quais seriam os ELEMENTOS da PERCEPÇÃO. João prontamente transformou dúvida em uma pergunta a respeito dos ELEMENTOS que constituem a PERCEPÇÃO - é acessou seu "SMARTPHONE" - para proceder a busca da resposta.
Quais são os elementos encontrados por João em sua busca pela internet a respeito do tema PERCEPÇÃO?
		
	
	Emoção, ativação, motivação e memória.
	
	Exposição, atenção, motivação e memória.
	
	Exposição, ativação, motivação e percepção.
	 
	Exposição, atenção, interpretação e memória.
	
	Explicação, atenção, interesse e motivação.
	
	 6a Questão (Ref.: 201702036316)
	
	
	Carlos recebeu na última semana uma promoção. Sua alegria foi imensa que logo incorporou as novas atribuições que foram direcionadas para o seu desempenho na área de marketing. Uma das atribuições está direcionada na promoção de Oficinas de Conceitos a respeito do Modelo de Processamento da Informação. O conceito sugerido/aprovado para seu estudo está contido no desenvolvimento do significado da INTERPRETAÇÃO - associado a decisão do consumidor para o processo de aquisição do produto. Qual o significado que o Carlos - construiu para enfatizar a importância da INTERPRETAÇÃO no processo de aquisição de produtos pelo consumidor?
		
	
	Igualdade de estímulos para todos os consumidores com base no preço promocional do produto.
	 
	Processo extremamente subjetivo e diferentes para cada consumidor ao longo da decisão de aquisição.
	
	Organização de mensagens de texto que venham reforçar a visão de status na aquisição dos produtos de alto reconhecimento social.
	
	Dinâmica sensorial de argumentos visuais sofisticados para o convencimento do consumidor em realizar uma compra de produtos.
	
	Características iguais nas reações entre os consumidores para a compra de produtos de baixo valor monetários.
	
	 7a Questão (Ref.: 201702036319)
	
	
	João durante a jornada de trabalho no Supermercado Bela Maior LTDA sempre procura exercitar alguns conceitos apreendidos ao longo das ações de treinamento que recebe na Matriz da empresa. Em seu último curso, o Instrutor argumentou a importância de observar os seguintes elementos de ESTÍMULOS: (exposição, atenção e interpretação) que o consumidor está ENVOLVIDO ao longo de sua visita ao supermercado para a aquisição de produtos. Quando João utiliza esses ELEMENTOS de ESTÍMULOS em sua observação, qual o conceito que está vivenciando?
		
	
	Avaliação
	
	Introjecção
	 
	Percepção
	
	Motivação
	
	Comunicação
	
	 8a Questão (Ref.: 201701384605)
	
	
	Em relação ao conceito de análise do comportamento do consumidor, a percepção tem grande influência sobre o estudo feito nesta área. A frase que melhor define o conceito de percepção dentro da análise do comportamento do consumidor é:
		
	
	Percepção pode ser definida como o engajamento social do consumidor e sua influência na hora de efetuar a compra.
	 
	Percepção é a forma pela qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações para criar um quadro significativo do mundo.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Percepção é o conjunto de características comportamentais do consumidor.
	
	Percepção está relacionada à personalidade a ao poder de compra do indivíduo.
	Aula 5
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702162351)
	
	
	É um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, as artes, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outros hábitos e capacidades adquiridos pelos seres humanos como participantes da sociedade. Este conceito se refere a:
		
	 
	Cultura
	
	Posicionamento de mercado
	
	Estilo de vida
	
	Motivação
	
	Classe social
	
	 2a Questão (Ref.: 201702036332)
	
	
	Carlos tem investido em seus estudos em relação ao Comportamento do Consumidor e principalmente nas influências sofridas pelos fatores SOCIOCULTURAIS no consumo. Essas influências devem ser analisadas criteriosamente pelo especialista de marketing antes de estabelecer uma Estratégia de Marketing para seu produto.
Quais são os FATORES SOCIOCULTURAIS que podem influenciar o consumo e afetar a construção da ESTRATÉGIA de MARKETING?Necessidades, motivação, comunicação não verbal e atidude.
	 
	Idioma, fatores demográficos, valores e comunicação não verbal.
	
	Percepção, comunicação não verbal, hábitos de consumo e atitude.
	
	Necessidades, motivação, percepção e atitude.
	
	Percepção, comunicação não verbal, motivação e atitude.
	
	 3a Questão (Ref.: 201701409359)
	
	
	A alternativa que melhor define a análise do comportamento do consumidor na contemporaneidade é:
		
	
	Nenhuma das respostas.
	 
	O consumidor da atualidade não está interessado em consumir marcas tradicionais só por causa do seu status no mercado. Ele está aberto a experimentar novas marcas e deseja construir um relacionamento com a empresa.
	
	O consumidor de hoje deseja consumir marcas que os seus pais consumiam, por priorizarem a segurança na hora de efetuar a compra.
	
	O consumidor da atualidade quer consumir novos produtos e serviços, sendo avesso a tudo que é tradicional para ele.
	
	O consumidor de hoje deseja consumir produtos e serviços tradicionais no mercado, que não inovam, pois tem medo de experimentar o novo, já que não deseja sair de sua zona de conforto.
	
	 4a Questão (Ref.: 201702036399)
	
	
	Durante a aula de marketing o professor exibiu um slide com o seguinte texto para a reflexão dos alunos da turma. O texto foi exibido com a tempo de leitura de 10 minutos - (devidamente controlado pelo professor). O texto exibido - apresenta o seguinte argumento: _ "...a complexidade das sociedades modernas é tão grande que a CULTURA raramente fornece preceitos detalhados para o comportamento adequado.Na maioria das sociedades ditas industriais, a cultura fornece limites dentro dos quais a maiorias dos indivíduos pensa e age. As pessoas se comportam, pensam e agem de modo coerente com os outros membros da mesma cultura, porque parece natural e certo. Com base na leitura do slide apresentado pelo professor, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A Cultura que expressa em sua ação medidas de exclusão de grupos sociais que não apresentam presentação na sociedade.
	
	A Cultura só atende as questões de criação de novos comportamentos para colocar em xeque outras Culturas de baixa influência entre as pessoas.
	 
	A Cultura acaba de fornecer a estrutura dentro da qual os estilos de vida individuais e da família se desenvolvem.
	
	A Cultura que só apresenta o valor econômico para a diferenciação dos segmentos sem identificar outros aspectos mais holísticos das relações interpessoais e de representação das artes.
	
	A Cultura atende somente uma parte não tão significativa da sociedade sem representação do poder entre classes sociais.
	
	 5a Questão (Ref.: 201701986560)
	
	
	João e Carlos são estudantes de Gestão e também estão estagiando em uma empresa de varejo de roupas masculinas com grife internacional. Durante os intervalos para o café, sempre procuram ler revistas ligadas à área de varejo e vendas. João ao longo de suas leituras, recortou um artigo do jornal a respeito dos fatores que influenciam a Comunicação Não Verbal no processo de aquisição de um produto pelo consumidor.
O artigo recomenda que após sua leitura, o leitor realize um exercício de fixação dos conceitos a respeito dos FATORES que INFLUENCIAM a COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL. Nesse contexto, podemos afirmar que os fatores que influenciam este tipo de comunicação são os seguintes:
		
	
	Mediação, sensibilização, singularidade, isolamento, compactação, confinada e difusão.
	
	Acaso, influência, domínio, fluxo, reação. constatação e coletividade.
	
	Estrutura, significado, cultura, conhecimento, interações e diferenciação.
	 
	Tempo, espaço, símbolos, relacionamentos. acordos, coisas e etiqueta.
	
	Local, experiência, cenário, rede, considerações e diferenciação.
	
	 6a Questão (Ref.: 201702036397)
	
	
	Alberto sempre apreciou a leitura de texto a respeito da INFLUÊNCIA SOCIOCUTURAL no comportamento de consumo. Deter o conhecimento dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor em seus desejos ou necessidade de aquisição de um produto - possibilita o gestor articular suas ações de trabalho na empresa. No final de semana passada, estava lendo uma reportagem na Jornal de Domingo - identificou o seguinte conceito dentro da matéria jornalística: - "...cultura é o conjunto completo. que inclui o conhecimento, as regras, as artes, as leis, a moral, os costumes e quaisquer ouros hábitos e capacidades adquiridas pelos seres humanos, com participação da sociedade...". Após a leitura pensou o quanto a CULTURA é importante para a formalização das INFORMAÇÕES para da TOMADA de DECISÃO para a construção de uma ESTRATÉGIA. Qual a ESTRATÉGICA que necessita das informações de CULTURA para ajudar na sua construção e decisão?
		
	
	Recursos Humanos
	
	Produção
	
	Operacional
	
	Financeira
	 
	Marketing
	
	 7a Questão (Ref.: 201701390397)
	
	
	O comportamento do consumidor representa uma das áreas mais complexas e enigmáticas na abordagem do marketing. A busca de seu entendimento vem estimulando um número crescente de pesquisas nesse campo. Esses estudos envolvem o conhecimento dos inúmeros aspectos que moldam o comportamento dos indivíduos, particularmente aqueles relacionados aos processos de tomada de decisão. Os fatores que influenciam esse comportamento são:
I. Culturais
II. Sociais
III. Pessoais
IV. Psicológicos
		
	
	Apenas I e IV corretas.
	
	Apenas I e III corretas.
	
	Apenas I, II e IV corretas.
	
	Apenas II e III corretas.
	 
	Todas corretas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201701356314)
	
	
	Os consumidores ainda são influenciados por outras variáveis no ato da compra, como as Sociais, Culturais, Situacionais, Pessoais, de Marketing, entre outras. Em relação às variáveis culturais, podemos dizer que:
		
	
	São as influências exercidas pelas classes sociais que permitem que grupos de pessoas sejam comparados uns com os outros
	
	São as influências exercidas pelos grupos de referência e que podem influenciar atitudes e comportamentos.
	 
	São compostas pelos valores, crenças e costumes do indivíduo e por meio delas são ditados comportamentos.
	
	São as influências exercidas pelos ambientes físicos e sociais que o indivíduo freqüenta
	
	São as influências exercidas pelos fatores econômicos vão determinar o poder de compra dos consumidores
		Avaliação Parcial
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702036055)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marina foi convidada por uma colega para participar de um Grupo de Estudos a respeito de alguns temas de marketing. Ela está sempre mobilizada em aprender - sendo assim prontamente aceitou o convite. O tema na próxima semana está contido na Decisão em Marketing para a formação de uma estratégia. Ao longo da semana, Mariana - pesquisou e registou em seu tablet - algumas premissas que podem ajudar o gestor de marketing a analisar o COMPORTAMENTO do CONSUMIDOR. Quais foram essas PREMISSAS que ajudam na DECISÃO de MARKETING - com vista ao desenvolvimento de uma ESTRATÉGICA para a demanda do consumidor?
		
	 
	Conhecimento do produto associada ao comportamento de aquisição/uso pelo consumidor e a expansão das características de crescimento mercadológica das empresas concorrentes - frente a inovação do produto.
	
	Associar as informações de consumo ao lucro previsto na comercialização dos produtos que a loja vai realizar ao longo da semana.
	
	Investir em preços reduzidos promovendo descontos relâmpagos em toda a linha de produtos.
	
	Identificar junto ao concorrente há existência de pesquisa dos produtos em promoção e seus preços sem o uso do sistema de crediários.
	
	Criar descontos nas compras de mais de uma produto - sem o uso do sistema de crediário da loja.
	
	 2a Questão (Ref.: 201701390361)
	Acerto: 1,0  / 1,0Entender o comportamento do consumidor é algo que todas as organizações desejam alcançar. Assim, seria possível aumentar as vendas, bem como o nível de satisfação do cliente. O comportamento do consumidor é entendido como:
I. O estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupo selecionam, compram, usam, dispõem de produtos, serviços, ideias ou expectativas para satisfazer necessidades e desejos.
II. A área do conhecimento que se traduz na elevação da produção de bens de consumo.
III. O estudo de projetos que visam um melhorar o relacionamento da organização com os consumidores.
		
	
	Apenas III
	 
	Apenas I
	
	Apenas II e III
	
	Apenas I e II
	
	Apenas II
	
	 3a Questão (Ref.: 201702036157)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Círculo de Análise do Consumidor, PETER, Paul e OLSEN, Jarry - (2000) quais elementos são importantes para AVALIAÇÃO do CONSUMIDOR?
		
	
	Identificação do poder de compra sem avaliar o comprometimento de dividas em cartões de crédito e financiamentos.
	 
	Identificação dos hábitos e comportamentos de consumo e sua constância em realiza-los na fidelização do produto.
	
	Disposição do cliente em realizar seus desejos de compra sem mensurar o custo final da despesa.
	
	Mensuração do poder de compra de produtos sem observar seus processo de aquisição com satisfação ou frustração.
	
	Associação somente a perda do poder de compra a aquisição de produtos de baixa renda sem indicação de qualidade.
	
	 4a Questão (Ref.: 201701986540)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante o processo de instrução que foram submetidos os Gerentes de Marketing e outro de Vendas em sua empresa - tiveram o contato com o conceito do Modelo de Comportamento de Compra - visto pelo foco do CÍRCULO de ANÁLISE do CONSUMIDOR. Os Gerentes, ficaram tão envolvidos na discussão entorno do Círculo de Análise do Consumidor - que já decidiram na incorporação do conceito da Agenda de Reunião da próxima semana - com suas equipes de trabalhos. Para facilitar a apresentação e discussão pelos seus funcionários, elaboraram um slide com os elementos do Círculo de Análise do Consumidor.
Quais foram as informações postadas a respeito dos itens do CÍRCULO de ANÁLISE do CONSUMIDOR - para a apresentação na reunião?
		
	
	Tradução do ambiente, resultado, construção dos apelos promocionais e conceito de uso.
	
	Restrição do ambiente, mercado produtivo, dimensão dos apelos de mobilidade e conceito de durabilidade.
	
	Foco no ambiente, redução do preço, promoções extras e perspectiva pessoal de valor.
	
	Ampliação do ambiente, definição de mercado,modernização, conceito de valor e afinidades.
	 
	Ambiente do consumidor. comportamento do consumidor, afeto e cognição do consumidor.
	
	 5a Questão (Ref.: 201701384600)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação à análise do comportamento do consumidor, considera-se como necessidades que influenciam na hora de optar por um produto ou serviço:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	 
	Realização pessoal, estima, segurança e fisiológicas.
	
	Atividades beneficentes, realização pessoal e necessidades fisiológicas.
	
	Temperatura do ambiente, a região e a realização pessoal.
	
	O clima, a natureza e as atividades beneficentes.
	
	 6a Questão (Ref.: 201702036166)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O SER HUMANO é estimulado. por meio de inúmeras necessidades quer ____________ e quer _________. Tais estímulos são de caráter fisiológico ou psicológico, gerando necessidade de vários e diferentes níveis. Para complementar o texto assinale DUAS PALAVRAS que venham preencher o sentido da frase.
		
	
	Casual e específica
	
	Aberto e fechado
	 
	Interna e externa
	
	Dia e noite
	
	Briga e tumulto
	
	 7a Questão (Ref.: 201702036319)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	João durante a jornada de trabalho no Supermercado Bela Maior LTDA sempre procura exercitar alguns conceitos apreendidos ao longo das ações de treinamento que recebe na Matriz da empresa. Em seu último curso, o Instrutor argumentou a importância de observar os seguintes elementos de ESTÍMULOS: (exposição, atenção e interpretação) que o consumidor está ENVOLVIDO ao longo de sua visita ao supermercado para a aquisição de produtos. Quando João utiliza esses ELEMENTOS de ESTÍMULOS em sua observação, qual o conceito que está vivenciando?
		
	
	Avaliação
	
	Introjecção
	 
	Percepção
	
	Comunicação
	
	Motivação
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201702036316)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Carlos recebeu na última semana uma promoção. Sua alegria foi imensa que logo incorporou as novas atribuições que foram direcionadas para o seu desempenho na área de marketing. Uma das atribuições está direcionada na promoção de Oficinas de Conceitos a respeito do Modelo de Processamento da Informação. O conceito sugerido/aprovado para seu estudo está contido no desenvolvimento do significado da INTERPRETAÇÃO - associado a decisão do consumidor para o processo de aquisição do produto. Qual o significado que o Carlos - construiu para enfatizar a importância da INTERPRETAÇÃO no processo de aquisição de produtos pelo consumidor?
		
	
	Igualdade de estímulos para todos os consumidores com base no preço promocional do produto.
	
	Dinâmica sensorial de argumentos visuais sofisticados para o convencimento do consumidor em realizar uma compra de produtos.
	
	Características iguais nas reações entre os consumidores para a compra de produtos de baixo valor monetários.
	 
	Processo extremamente subjetivo e diferentes para cada consumidor ao longo da decisão de aquisição.
	
	Organização de mensagens de texto que venham reforçar a visão de status na aquisição dos produtos de alto reconhecimento social.
	
	 9a Questão (Ref.: 201702162351)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, as artes, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outros hábitos e capacidades adquiridos pelos seres humanos como participantes da sociedade. Este conceito se refere a:
		
	
	Classe social
	
	Motivação
	
	Estilo de vida
	
	Posicionamento de mercado
	 
	Cultura
	
	 10a Questão (Ref.: 201702036332)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Carlos tem investido em seus estudos em relação ao Comportamento do Consumidor e principalmente nas influências sofridas pelos fatores SOCIOCULTURAIS no consumo. Essas influências devem ser analisadas criteriosamente pelo especialista de marketing antes de estabelecer uma Estratégia de Marketing para seu produto.
Quais são os FATORES SOCIOCULTURAIS que podem influenciar o consumo e afetar a construção da ESTRATÉGIA de MARKETING?
		
	 
	Idioma, fatores demográficos, valores e comunicação não verbal.
	
	Percepção, comunicação não verbal, motivação e atitude.
	
	Necessidades, motivação, percepção e atitude.
	
	Percepção, comunicação não verbal, hábitos de consumo e atitude.
	
	Necessidades, motivação, comunicação não verbal e atidude.
	
	Aula 6
	
	
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201701515209)
	
	
	O ponto de partida do processo de decisão de compra é:
		
	
	impulso incontrolável
	
	reconhecimento de status
	
	desejo de consumir
	
	oportunidades de mercado
	 
	reconhecimento de uma necessidade
	
	 2a Questão (Ref.: 201701504463)
	
	
	Estima-se que as pessoas recebem diariamente cerca de 1.500 informações diversas( anúncios, notícias ). Como não é possível prestar atenção em todas,a a maioria dos estímulos é filtrada naturalmente. A esse processo denomina-se:
		
	
	Atenção redobrada
	
	Curiosidade
	
	Aprendizagem inicial
	 
	Atenção seletiva
	
	Estímulos previsíveis
	
	 3a Questão (Ref.: 201702051096)
	
	
	João na última semana foi a Feira do Livro próximo do centro da cidade.Chegando na Feira do Livro - logo identificou alguns livros a respeito do conceito de ATITUDE. Pegou um livro para folhear e encontrando um fragmento de texto: "...as pessoas tendem a formar ATITUDES favoráveis em relação a objetivos e atividades que sejam recompensadoras e atitudes negativas em relação aqueles que não são, via de regra. Os profissionais de marketing prometem recompensas nas propagandas e realizam extensivos testes de produtos para garantir que le seja recompensador..."
Qual o conceito que João está lendo/identificando em relação ao TIPO de FUNÇÃO de ATITUDE?
		
	
	Função de defesa do ego
	
	Função de conhecimento
	
	Função de avaliação
	
	Função de expressão de valor
	 
	Função utilitária
	
	 4a Questão (Ref.: 201701504462)
	
	
	Processo através do qual as pessoas selecionam, interpretam e organizam as informações recebidas para criar a imagem de um produto
		
	
	Verificação
	 
	Percepção
	
	Imaginação
	
	Criação
	
	Retenção
	
	 5a Questão (Ref.: 201702051094)
	
	
	João e Carlos utilizam seus e-mails pessoais para realizar uma correspondência de troca de conceitos. Cada semana elegem um tema/conceito central para as trocas de e-mails. Nessa semana o conceito de ATITUDE - foi eleito para essa circulação de comunicação entre os amigos. Carlos envia um fragmento de texto: "...algumas ATITUDES servem como meio de organizar crenças de objetivos ou atitudes, marcas e compras. Tais atitudes podem ser precisas ou não, em relação à realidade objetiva, mas normalmente o que determina o comportamento é a atitude e não a realidade..."
Com base no fragmento de texto - Carlos pergunta ao João: - qual o CONCEITO em relação a FUNÇÃO da ATITUDE que foi indicado? 
		
	
	Complexidade
	
	Contato
	
	Compromisso
	
	Comportamento
	 
	Conhecimento
	Aula 7
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201701559668)
	
	
	Quando iniciamos um estudo do comportamento do consumidor é importantíssimo, identificar algumas variáveis - que ajudam a focar a sinergia da conjuntura das regiões e suas populações, famílias, formação da renda/trabalho, sexo, escolaridade, grupos de idades e religião. Com base nesses indicadores, poderemos promover que tipo de ação após a análise do comportamento do consumidor?
		
	
	Excluir grupos de baixo indicador de compra.
	
	Estabelecer visões genéricas do mercado.
	 
	Desenvolver uma estratégia de mercado.
	
	Privilegiar o preço e promoção do produto.
	
	Distinguir partes de alguns grupos para estudos.
	
	 2a Questão (Ref.: 201701409350)
	
	
	Sobre o comportamento do consumidor na atualidade, pode-se afirmar:
		
	
	O consumidor atual não está disposto a consumir marcas diferentes das que costuma consumir, ainda que o acesso à informação seja mais fácil nos dias de hoje.
	 
	O consumidor atual tem acesso a informações, está preocupado em consumir marcas alinhadas ao seu estilo de vida e principais necessidades.
	
	Na atualidade, o consumidor deseja obter informações sobre as marcas que consome, a fim de tornar sua relação com a mesma mais distante.
	
	O consumidor atual está disposto a consumir marcar tradicionais, veiculadas nos principais meios de comunicação e não deseja consumir outra marca por conta da sua relação de fidelidade com a mesma.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201702162531)
	
	
	O consumidor é influenciado por vários fatores durante o processo de compra. Sendo assim qual o fator que se refere à atividades, interesses e opiniões, assim como trabalho, hobbies, compras, esportes, compromissos sociais, comida, moda, família, lazer e opiniões sobre vários temas.
		
	
	Cultura
	
	Motivação
	
	Fatores situacionais
	
	Autoconceito
	 
	Estilo de vida
	
	 4a Questão (Ref.: 201701402859)
	
	
	Sobre a análise do comportamento do consumidor, pode-se afirmar:
		
	 
	Para a empresa, a análise do comportamento do consumidor permite entender quais são os principais hábitos e demandas dos consumidores, a fim de reunir informações utilizadas para planejar estratégias de marketing.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Para a empresa, a análise do comportamento do consumidor permite entender quais são os principais hábitos e demandas dos consumidores, a fim de tornar públicos estes perfis, nos veículos institucionais.
	
	Para a empresa, a análise do comportamento do consumidor não é relevante, podendo ser usada nos eventos institucionais organizados para a imprensa.
	
	Para a empresa, a análise do comportamento do consumidor não é relevante, podendo ser usada nas pesquisas de clima da instituição.
	
	 5a Questão (Ref.: 201701511196)
	
	
	Qual produto abaixo não indica um processo de compra rotineira?
		
	 
	Carros
	
	Cigarros
	
	Jornais
	
	Café
	
	Refrigerantes
	
	 6a Questão (Ref.: 201701384601)
	
	
	São fatores que influenciam o comportamento do consumidor:
		
	
	Personalidade, a temperatura ambiental e a mídia local.
	
	A mídia local, a temperatura do ambiente e as formas de pagamento no varejo.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	A proximidade ao local da compra e as formas de pagamento oferecidas no varejo.
	 
	Condições econômicas, estilo de vida e personalidade.
	Aula 8
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201702073899)
	
	
	É de vital importância que os profissionais de marketing estejam voltados para todo o processo de compra, e não somente para o estágio de decisão de compra. Como o objetivo do marketing é satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores por meio de produtos e serviços, é essencial o conhecer as pessoas, os seus desejos, suas necessidades e até mesmo das suas fantasias. Assim sendo, os profissionais de marketing desenvolvem produtos para ajudar os consumidores a satisfazerem as suas necessidades.  Para comprar determinado produto ou serviço, o consumidor realiza aquilo que chamamos de processo de decisão de compra. 
O processo de decisão de compra é dividido em etapas que são: reconhecer o problema, busca de informações, avaliação das alternativas, compra e pós-compra.
Sobre a fase de busca de informação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a opção de resposta que representa corretamente a sequência dos itens:
(   ) Critérios de avaliação adequados à solução de um problema.
(   ) A existência de diversas soluções alternativas.
(   )  O nível de desempenho ou características de cada solução alternativa, em cada critério de avaliação.
(   ) A utilização da compra ou produto fornece informações preciosas.
		
	 
	V V V F
	
	V F V F
	
	V V V V
	
	F F V F
	
	F F V V
	
	 2a Questão (Ref.: 201701402835)
	
	
	As razões que fazem com que o indivíduo compre um produto ao invés do outro, em momento e lugar específicos são analisadas pela chamada:
		
	
	Nenhuma das respostas.
	 
	Análise do comportamento do consumidor.
	
	Análise de compras de consumidor.
	
	Análise das necessidades do consumidor.
	
	Análise do orçamento do consumidor.
	
	 3a Questão (Ref.: 201701504816)
	
	
	Uma das afirmações é falsa. As empresa podem controlar:
		
	
	Distribuição
	
	Promoção
	
	Nenhuma das respostas
	 
	Economia
	
	Composto do marketing
	
	 4a Questão (Ref.: 201702162325)
	
	
	O termo DECISÃO DO CONSUMIDOR produz uma imagem do indivíduo avaliando cuidadosamente os atributos de um conjunto de produtos, marcas ou serviços e escolhendo racionalmente aquele que atende a uma necessidade claramente reconhecida. Qual a etapa do processo de decisão de compra do consumidor que se refere ao resultado de uma discrepância entre o estado desejado e um estado real que seja suficiente paradespertar e ativar o processo de decisão de compra?
		
	 
	Avaliação das alternativas de compra
	
	Comportamento pós-compra
	 
	Reconhecimento de um problema
	
	Busca de informação
	
	Avaliação das alternativas de produto
	
	 5a Questão (Ref.: 201702106813)
	
	
	Qual dos ítens abaixo não compõem os fatores individuais da decisão de compra do consumidor?
		
	 
	Coragem
	
	Estilo de vida
	
	Percepções
	
	Necessidades
	
	Atitudes
	
	 6a Questão (Ref.: 201701504470)
	
	
	Um desses fatores não influenciam o consumidor a escolher determinada loja:
		
	
	Conveniência
	
	Localização
	 
	Tamanho
	
	Preço
	
	Atendimento
	
	 7a Questão (Ref.: 201701385050)
	
	
	Numa decisão de compra, podem ser identificados cinco papéis assumidos pelas pessoas. São eles: inciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. Assinale a opção que contém a definição correta do papel respectivamente indicado.
		
	
	  Iniciador: pessoa que influencia a decisão de compra.
	
	   Influenciador: pessoa que primeiro sugere a idéia de compra do produto ou serviço.
	
	 Usuário: pessoa que faz a compra.
	 
	  Decisor: pessoa que resolve se deve comprar, o que comprar, como e onde fazê-lo.
	
	 Comprador: pessoa que consome ou usa o produto.
	Aula 9
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201701559586)
	
	
	Atualmente recebemos inúmeros estímulos midiáticos que elaboram um ritmo de vida e padrões de consumo. Os hábitos alimentares são modificados, na dinâmica dos "fast food" de rápido consumo e praticidade. Sentimos o tempo passar cada vez mais veloz e as informações também assumem uma importância decisória nas relações empresariais. A moda indica um padrão de beleza e elegância, almejado por várias pessoas. O estilo de vida fica cada vez mais presente no uso de produtos que desenham uma imagem moderna e competitiva das pessoas em grupos de trabalho e lazer. Considerando o contexto apresentado, selecione qual das seguintes características corresponde a opção AUTOESTIMA:
		
	
	Pensamento, somente registrado pelo outro.
	 
	Julgamento, apreciação de cada um faz de si.
	
	Padrões, de observação ditas por terceiros.
	
	Estruturação, das responsabilidades no dia a dia.
	
	Compartilhamento, das emoções em si.
	
	 2a Questão (Ref.: 201701515210)
	
	
	Precedem ou seguem à compra:
		
	
	pesquisa, estatura do vendedor, avaliação de alternativas
	
	avaliação pós compra, peso do vendedor, ato da compra
	 
	pesquisa, avaliação de alternativas, avaliação pós-compra
	
	ato da compra, pesquisa, peso do vendedor
	
	avaliação de alternativas, estatura do vendedor, ato da compra
	
	 3a Questão (Ref.: 201701343830)
	
	
	Durante todo o processo de compra, o consumidor é influenciado por diferentes fatores e passa por uma série de estágios conhecida como processo de decisão do consumidor. Cinco papéis são assumidos pelos consumidores nesse processo. São eles
		
	
	Reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, avaliação pós-compra, decisão de compra
	
	Reconhecimento de necessidade, avaliação pós-compra, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra
	
	Reconhecimento de necessidade, avaliação de alternativas, busca de informações, decisão de compra, avaliação pós-compra
	 
	Reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra, avaliação pós-compra
	
	Reconhecimento de necessidade, busca de informações, decisão de compra, avaliação de alternativas, avaliação pós-compra
	
	 4a Questão (Ref.: 201702162662)
	
	
	Durante e após o uso, o processo de compra e o produto são avaliados pelo consumidor. Avaliações insatisfatórias podem gerar queixas por parte desses consumidores. Respostas adequadas da empresa podem reverter a insatisfação inicial entre aqueles que reclamaram. O resultado de todos esses processos é um nível final de satisfação que, por sua vez, pode resultar em um cliente comprometido e fiel, disposto a comprar novamente, ou um cliente que troca de marca ou deixa de usar a categoria de produtos. Sendo assim, este sentimento gerado no consumidor é chamado de:
		
	
	Percepção subliminar
	
	Dissonância pré compra
	 
	Dissonância pós compra
	
	Dissonância afetiva
	
	Percepção seletiva
	
	 5a Questão (Ref.: 201701515212)
	
	
	O consumidor, ao fazer sua pesquisa para tomada de decisão, NÃO considera a seguinte variável
		
	 
	Custo de produção
	
	imagem da loja
	 
	defeitos de fabricação
	
	preço
	
	posicionamento da marca
	
	 6a Questão (Ref.: 201701511272)
	
	
	Qual a melhor definição para nicho de mercado?
		
	
	Consumidores escolhidos de forma aleatória
	 
	Fatia estreita do mercado consumidor com padrões comportamentais comuns
	
	Grande grupo de consumidores
	
	Consumidores de uma mesma classe social
	
	Consumidores com o mesmo perfil demográfico
	
	 7a Questão (Ref.: 201701369783)
	
	
	Na etapa de Avaliação pós-compra o consumidor avalia o resultado da compra. Se a avaliação for positiva, ele poderá desenvolver a fidelidade à marca e passará a influenciar pessoas de seu meio. Aqui as empresas devem avaliar:
		
	
	os custos operacionais
	
	a existência de produtos substitutos
	
	os investimentos em comunicação
	 
	o grau de satisfação do consumidor e identificar oportunidades de melhoria
	
	as ações promocionais dos concorrentes
	
	 8a Questão (Ref.: 201701559635)
	
	
	Vivemos em um mundo globalizado conduzido por uma concorrência acirrada. A maioria dos produtos apresenta em sua construção um componente tecnológico - como sendo "carro chefe" dos argumentos de venda. Por sua vez as empresas investem na melhoria do relacionamento com seus clientes, criando Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC). Nesse contexto podemos afirmar que a consonância entre tecnologia e atenção ao cliente podem traduzir qual tipo de resultado ?
		
	
	Modelos mundiais de produção
	
	Redução dos preços de venda.
	
	instrumentalização da torca de produtos.
	
	Foco na qualidade do produto.
	 
	Fidelização do cliente.
	
	Aula 10
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201701504829)
	
	
	As decisões de compra são influenciadas por :
		
	
	poder aquisitivo
	 
	todas as respostas estão corretas
	
	status
	
	personalidade
	
	idade
	
	 2a Questão (Ref.: 201701504830)
	
	
	Um cliente satisfeito poderá gerar novos clientes. Um cliente insatisfeito poderá colocar em risco a organização. A afirmação é:
		
	
	Não é válida para serviços
	
	Depende do produto oferecido
	
	Falsa
	 
	Verdadeira
	
	Duvidosa
	
	 3a Questão (Ref.: 201701409355)
	
	
	As empresas atuais devem considerar o novo perfil do consumidor na hora de analisar o seu comportamento. A frase que melhor justifica a afirmativa anterior é:
		
	
	Hoje, as empresas estão cientes de que o perfil do consumidor mudou. Por isso, desistiram de investir no estudo do comportamento dos seus diferentes públicos.
	
	Nenhuma das respostas.
	 
	Hoje, as empresas estão cientes de que o perfil do consumidor mudou. Eles estão mais críticos, exigentes e ávidos por consumirem produtos e serviços alinhados às suas expectativas. Por conta disso, as empresas estão dispostas a estudar o perfil dos seus diferentes públicos, a fim de personalizar suas ofertas, de acordo com o perfil de cada nicho de mercado.
	
	Hoje, as empresas estão cientes de que o perfil do consumidor mudou. Eles estão menos críticos e exigentes. Além disso, são ávidos por consumiremprodutos e serviços alinhados às suas expectativas.
	
	Hoje, as empresas estão cientes de que o perfil do consumidor mudou. Eles estão mais críticos, exigentes e ávidos por consumirem produtos e serviços alinhados às suas expectativas. Apesar disso, as empresas não estão dispostas a estudar o perfil dos seus diferentes públicos, a fim de personalizar suas ofertas, de acordo com o perfil de cada nicho de mercado.
	
	 4a Questão (Ref.: 201701409352)
	
	
	A alternativa que melhor define a análise do comportamento do consumidor dentro de uma empresa é:
		
	 
	A análise do consumidor, dentro de uma empresa, pode ser feita através de ferramentas como o banco de dados, que coleta informações sobre os consumidores reais e potenciais no intuito de arquivá-las e utilizá-las nas pesquisas de mercado feitas na empresa.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	A análise do comportamento do consumidor pode ser afeita através de ferramentas tradicionais, somente.
	
	A análise do comportamento do consumidor pode ser feita através de ferramentas online, somente.
	
	A análise do consumidor, dentro de uma empresa, pode ser feita através de ferramentas como o banco de dados, que coleta informações sobre os consumidores reais e potenciais no intuito de arquivá-las, somente.
	
	 5a Questão (Ref.: 201701402852)
	
	
	Hoje, podemos dizer que os consumidores estão mais críticos e exigentes, sobretudo no momento de optar por um produto e serviço. Sobre este novo perfil de consumidor, pode-se afirmar:
		
	
	O consumidor atual está atento ao que acontece ao seu redor, deseja comprar produtos e serviços diferenciados, mas ainda preocupa-se, prioritariamente, com a redução dos preços.
	
	O consumidor atual busca informações sobre produtos e serviços que consome nas mais variadas fontes, deseja comprar produtos e serviços diferenciados, personalizados e interessa-se por vivenciar experiências junto às suas marcas, mas não está preocupado com a qualidade dos produtos e serviços.
	 
	O consumidor atual busca informações sobre produtos e serviços que consome nas mais variadas fontes, deseja comprar produtos e serviços diferenciados, personalizados e interessa-se por vivenciar experiências junto às suas marcas, sobretudo na hora de efetuar a compra.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	O consumidor atual está atento ao que acontece ao seu redor, deseja comprar produtos e serviços diferenciados, mas ainda preocupa-se, prioritariamente, com a opinião veiculada nos veículos de comunicação tradicionais.
	
	 6a Questão (Ref.: 201701504481)
	
	
	Não é considerada atividade de pós vendas
		
	
	Assistência técnica
	
	Garantia
	
	Fidelização
	 
	Demonstração
	
	Entrega
	
	 7a Questão (Ref.: 201701343837)
	
	
	Questões voltadas ao desenvolvimento de programas sociais e ambientais estão, cada vez mais, se tornando diferenciais competitivos para as organizações. O desenvolvimento de ações de responsabilidade social são consequências diretas da vontade do mercado consumidor. Em relação à afirmação, é correto dizer que
		
	
	o grau em que a cultura de um mercado se encontra pode comprometer a aceitação de um determinado produto ou serviço
	 
	Começa a surgir um novo consumidor que passa a selecionar os produtos, privilegiando empresas que investem na responsabilidade social e na preservação ambiental
	
	ações a favor do meio-ambiente farão com que a empresa aumente suas vendas
	
	em uma análise ambiental é importante considerar as variáveis relacionadas ao meio ambiente, dependendo das características do mercado e do produto em questão
	
	As empresas possuem um papel fundamental na comunidade em que estão inseridas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes