Buscar

Questionário Unidade I - ABORDAGENS HUMANISTAS EM PSICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	“‘O que está certo?’, perguntou uma das minhas pacientes de 30 anos (chamemos-lhe Marie) do grupo de terapia a que ela pertencia. ‘Devemos querer todos ser pessoas casadas? Será esse, forçosamente, o modo certo de viver?’ 
É claro, Marie sabe que tem uma fixação a respeito do sexo. Mas, enquanto trabalhava em seu problema, ela também questionou a direção certa a tomar se uma pessoa quiser viver apropriadamente” (BUHLER, C. Psicologia existencial e humanista: Respostas a desafios contemporâneos. Em: GREENING, T. Psicologia Existencial-Humanista, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975, p. 44).
 
Considerando os fundamentos da Psicologia Humanista norte-americana, é possível afirmar a respeito dessa situação vivenciada por Marie que:
I – Marie coloca em questão um sentido possível da vida: casar-se.
II – A “fixação a respeito de sexo” de Marie indica que ela está com sua humanidade diminuída. 
III – Cabe ao psicólogo humanista mostrar para Marie que o casamento é a forma mais correta de relação homem-mulher.
IV – Apropriar-se de si mesmo é um tema presente nas várias abordagens humanistas, embora com conceitos distintos. Refere-se a viver a própria vida com mais liberdade e responsabilidade.
 
Estão corretas somente: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
 I e IV. 
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Considerando-a epistemologicamente, o psicólogo Luiz Cláudio Figueiredo (2012) insere as várias abordagens da Psicologia Humanista na matriz “vitalista e humanista”. A indicação dessa matriz se deve aos aspectos característicos dessas abordagens. Dentre eles, destacam-se:
I – A compreensão de que a vida é constante mudança.
II – A consideração de que o instinto e a dimensão irracional são modos de relação com a realidade tanto quanto o intelecto. Ambas, razão e irracionalidade, são expressão da mesma força vital.
III – A concepção de que a vida humana é movida por uma força vital, que a impulsiona para a autorrealização e o crescimento.
IV – A concepção de que o homem é primeiramente um organismo vivo, que somente depois desenvolve habilidades superiores (intelecto, por exemplo).
 
São atributos epistemológicos das Psicologias Humanistas somente os apresentados nas afirmações:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 I, II e III.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O psicólogo humanista Amatuzzi (2008) relata que Erich Fromm, filósofo e psicólogo alemão, refere-se ao Humanismo como “tradição da ética humanista” (p. 15) presente em todos os momentos da história do pensamento ocidental. No século XX, é a Psicologia Humanista que se insere nessa tradição. Sabendo que Fromm é um humanista e está em acordo com os aspectos centrais desse movimento, está correto afirmar que:
I – Ele considera o conhecimento humano a base para o estabelecimento de normas e valores. 
II – Busca desenvolver um conhecimento objetivo do humano, evitando ao máximo as influências subjetivas.
III – Considera conhecer a existência saudável do homem, seu potencial criativo e de crescimento, mais importante do que as formas de adoecimento psíquico.
 
Está(ão) correta(s):
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 I e III.  
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	Segundo Holanda (2015), a palavra “humanismo” sugere vários significados em relação à Psicologia. Recorrendo ao historiador Abbagnano (1992, apud Holanda, 2015), afirma que um significado é o movimento literário e filosófico europeu do século XIV, que “possui um significado histórico fundamental, que é o reconhecimento do valor do homem em sua plenitude”.
A partir desse sentido de Humanismo ligado ao movimento cultural do Renascimento, assinale a alternativa que indique as afirmações corretas. 
I - De algum modo, ele aparece como uma reação ao sobrenaturalismo medieval, que naquela época significava um alto desprezo pelo que é humano em favor do espiritual.
II - A partir desse sentido de Humanismo ligado ao Renascimento, o que é humano tem um valor em si mesmo e coloca o homem no centro de suas preocupações. 
III - A virtude é desenvolvimento das potencialidades humanas e não algo acrescentado de fora.
 
Esse aspecto é largamente aproveitado na formulação da Psicologia Humanista.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 II e III estão corretas.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Retomando as características do Humanismo como movimento cultural característico da Renascença, que serviu de base para as Psicologias Humanistas, o psicólogo Mauro Amatuzzi (2001) afirma:
“No sentido estrito, o Humanismo é um movimento cultural, europeu, tendo seus primórdios já no século XIV, e que esteve intimamente ligado à Renascença. Mas é talvez daí que o termo tenha se generalizado, podendo ser aplicado a qualquer filosofia que coloque o homem no centro de suas preocupações, ou como um adjetivo aplicável a outros movimentos, como é o caso da ‘psicologia humanista’ (ou do humanismo na psicologia)” (p. 15).
 
Cada movimento histórico traz novas ideias e valores. Dentre os valores, temos a virtude, ou seja, cada movimento histórico prescreve orientações sobre como os homens devem ser ou como devem se comportar. Para o Humanismo, a principal virtude seria:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
 O desenvolvimento das potencialidades humanas.  
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A Psicologia Humanista surge como uma forma de responder a alguns anseios da sociedade, trazendo um novo olhar sobre a dicotomia sujeito-objeto, assim como das relações do homem com a realidade. Pensando nas contribuições desse pensamento humanista, leia as afirmações abaixo e indique a alternativa correta.
I – O Humanismo, que surge no início da Idade Moderna, pode ser considerado como um movimento de ruptura e que muito contribuiu para o desenvolvimento da ciência moderna. Isso, pois, a visão dominante deixa de ser a do “teocentrismo” – na qual Deus ocupava o centro do Universo e tudo ocorria por sua vontade – sendo substituída pelo Antropocentrismo – no qual o homem passa a ser o centro das preocupações. 
II – A denominação terceira força dada à Psicologia Humanista vem expressar o rompimento que essa escola pretendia estabelecer em relação às duas grandes tendências da Psicologia dominantes até então: a Psicanálise e a Teoria Traço e Fator.
III – São características da Psicologia Humanista: uma maior ênfase à consciência; a forma de se encarar o homem como processo e evolução; a preocupação em entender a vida humana em sua totalidade, levando-se em consideração a pessoa no contexto da família do trabalho e dos ambientes sociais; o homem enquanto um ser uno, singular.
IV – Uma das principais diferenças entre a Psicanálise e a Psicologia Humanista é o fato de que a Psicanálise, diferentemente da Psicologia Humanista, vai enfocar prioritariamente a influência do ambiente externo como fator determinante do comportamento humano.
 
Estão corretas somente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 I e III.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O termo “Humanismo” remonta ao século XIV, reunindo um conjunto de ideias que visa diferenciar o homem dos demais seres da natureza, realçando suas características mais peculiares.  
Considere as seguintes afirmações sobre esse movimento filosófico e sua influência nas abordagens humanistas na psicologia atual e assinale a única correta: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Carl Rogers, Abraham Maslow e Erich Fromm, como representantes do movimento Humanista na Psicologia do século XX, enfatizam a liberdade e a responsabilidade do homem perante si mesmo, os outros e o mundo e caracterizam como adoecimento a perda dessas características ontológicas. 
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O psicólogo Mauro Amatuzzi (2008) é importante estudioso da Psicologia Humanista. Segundoele, o Humanismo é um movimento cultural, europeu, tendo seus primórdios já no século XIV e que esteve intimamente ligado à Renascença. Nesse sentido histórico, leia as seguintes afirmações:
I - O Humanismo propunha um descentramento do homem que só seria resgatado como figura central muito tempo depois com o advento da ciência metafísica. 
II - O Humanismo compunha junto ao sobrenaturalismo medieval uma postura que projetava o humano para além da atualidade, em nome de uma vida futura, eterna, após a morte. 
III - O Humanismo passa a ver o homem como constituído de corpo e alma, como filho de um Deus, porém em uma posição de submissão total ao Criador, sem responsabilidades pelos seus atos.
IV - Considerava o homem acima de todas as coisas, livre e responsável, o que colocava o ser humano em uma posição central em relação ao universo.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Somente a afirmação IV está correta. 
	
	
	
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	 Leia as duas afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
1 – “Um dos principais objetivos do terapeuta humanista é ajudar o paciente a descobrir-se, descobrir o que quer da vida, descobrir os seus melhores potenciais. O terapeuta não lhe dirá o que fazer ou onde ir” (BUHLER, C. Psicologia existencial e humanista: Respostas a desafios contemporâneos. Em: GREENING, T. Psicologia Existencial-Humanista, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975, p. 45).
2 – “[...] ambas [psicologia humanista e existencial] valoram as dimensões ‘superiores’ da personalidade – como razão, liberdade, autonomia, criatividade, responsabilidades, dentre outras [...]” (HOLANDA, 2015, p. 169). 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Se as duas asserções forem verdadeiras e a segunda for uma justificativa correta da primeira. 
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	Leia a citação abaixo, do psicólogo humanista Erich Fromm para responder à pergunta.
 
“A ética humanista é antropocêntrica; não, naturalmente, no sentido de que o homem é o centro do universo, mas no sentido de que seus julgamentos dos valores, como todos os outros julgamentos e até percepções, estão arraigados nas peculiaridades de sua existência e só tem significação quando considerados em relação a esta; o homem é, de fato, ‘a medida de todas as coisas’. A posição humanista é de que nada há de superior ou mais digno do que a existência humana.” (FROMM, E. Análise do Homem. p. 22)
 
Sobre a concepção de Humanismo na Psicologia está correto afirmar:
I – Toda investigação que se voltar ao homem é humanista. O Humanismo é, antes de tudo, uma alteração do objeto em questão.
II – O Humanismo é uma atitude em relação ao homem que, partindo do reconhecimento de sua dignidade, exige que todo estudo, investigação ou conhecimento acerca do homem seja pautado por um respeito pela pessoa, pelo ser humano.
III – O Humanismo é um movimento cultural europeu do século XIV que privilegiou o homem a todos os outros seres; consequentemente, não há sentido em falar de Humanismo antes ou depois desse fenômeno histórico datado. 
IV – O reconhecimento da dignidade da existência humana e a recondução de todos os valores ao conhecimento do homem – a partir do qual eles podem ser estabelecidos – é o que está na base da responsabilização do homem por sua existência. 
V – O Humanismo pretende pensar cada homem em sua especificidade, isto é, não como um ser natural ou até um animal racional, mas como um ser que em sua singularidade compartilha um solo comum a toda humanidade.
 
Das afirmações acima, são verdadeiras:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
 II, IV e V.

Outros materiais