Buscar

Módulo 2 problema 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo 2 – Problema 1
Compreender a morfofisiologia do Sistema Nervoso
O SN inclui o encéfalo, os nervos cranianos, a medula espinal, os nervos espinais, os gânglios, os plexos entéricos e os receptores sensitivos.
O crânio encerra o encéfalo, que tem cerca de 100 bilhões de neurônios. Doze pares de nervos cranianos, numerados de I a XII, emergem da base do encéfalo. Um nervo é um feixe de centenas a milhares de axônios associados a tecido conjuntivo e vasos sanguíneos, que se encontram fora do encéfalo e da medula espinal. Cada nervo segue uma via definida e serve a uma região específica do corpo. Por exemplo, o nervo craniano I leva sinais para o sentido do olfato do nariz para o cérebro.
A medula espinal conecta-se ao encéfalo e é circundada pelos ossos da coluna vertebral. Ela contém cerca de 100 milhões de neurônios. Trinta e um pares de nervos espinhais emergem da medula espinal, cada um servindo a uma região específica no lado esquerdo ou lado direito do corpo. Os gânglios (dilatação ou nódulo) são pequenas massas de tecido nervoso, consistindo primariamente de corpos celulares de neurônios que estão localizados fora do encéfalo e da medula. Os gânglios estão intimamente relacionados aos nervos cranianos e espionais. Nas paredes dos órgãos do trato gastrointestinal, extensas redes de neurônios, chamadas de plexos entéricos, ajudam a regular o sistema digestório. O termo receptor sensitivo é usado para se referir aos dendritos dos neurônios sensitivos, bem como as células separadas especializadas que monitoram mudanças no ambiente interno externo, como os fotorreceptores na retina do olho.
SNC -> encéfalo e medula espinal
SNP -> todo o tecido nervoso fora do SNC (nervos cranianos, nervos espinais, gânglios, plexos entéricos no intestino delgado, receptores sensitivos na pele)
* Funções do sistema nervoso
- Função sensitiva: os receptores sensitivos detectam estímulos internos externos, essa informação é então elevada até o encéfalo e a medula espinal por meio dos nervos cranianos e espinais.
- Função integradora: o SN processa informação sensitiva, analisando e armazenando uma parte dela e tomando decisões para as respostas apropriadas.
- Função motora: o SN pode provocar uma resposta motora adequada ativando os efetores (músculos e glândulas) por meio dos nervos cranianos e espinais.
* Funções do SNC e SNP
O SNC (receber e processar informações) processa inúmeras espécies diferentes informações sensitivas que chegam. Ele é, também, a fonte de pensamentos, emoções e memórias. A maioria dos impulsos nervosos que estimulam os músculos a se contraírem e as glândulas a secretarem se origina no SNC.
O SNP (transporte de informações), capta as informações e as leva até o SNC e que traz as respostas geradas no SNC para os órgãos efetores. E pode ser subdividido ainda em sistema nervoso somático (SNS), em sistema nervoso autônomo (SNA) e em sistema nervoso entérico (SNE). 
- O SNS (controle motor voluntário dos músculos esqueléticos, estímulos sensitivos conscientes da periferia corporal e de suas adjacências) consiste em neurônios sensitivos que transmitem a informação dos receptores somáticos na cabeça, parede corporal e membros, e de receptores para os sentidos especiais da visão, da audição, do paladar e do olfato para o SNC e neurônios motores que conduzem os impulsos do SNC somente para os músculos esqueléticos. Como essas respostas motoras podem ser controladas conscientemente, a ação dessa parte do SNP é voluntária.
- O SNA (controle involuntário e inconsciente dos órgãos internos e de suas funções) consiste em neurônios sensitivos que transmitem a informação dos receptores sensitivos autônomos, localizados principalmente nos órgãos viscerais, como o estomago e os pulmões, para o SNC e neurônios motores que conduzem impulsos nervosos do SNC para o músculo liso, para o músculo cardíaco e para as glândulas. Como suas respostas motoras normalmente não estão sob controle consciente, a ação do SNA é involuntária. A porção motora do SNA consiste em dois ramos, a parte simpática e a parte parassimpática. 
- O funcionamento do SNE, o “cérebro do intestino”, é involuntário. Os neurônios sensitivos do SNE monitorizam as mudanças químicas dentro do trato gastrintestinal (GI), bem como a distensão de suas paredes. Os neurônios entéricos motores governam a contração do músculo liso do trato GI, as secreções de órgãos do trato GI.
Entender as conexões do SNP com o organismo
Os nervos se dividem em três tipos:
- Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
- Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
- Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
* SNA simpático e SNA parassimpático 
-geralmente as duas partes tem funções opostas
-em geral, a parte simpática ajuda dar suporte para o exercício ou para ações de emergências, também chamadas de respostas de “luta-ou-fuga”, e a parte parassimpática cuida das atividades de “repouso-e-digestão”.
- A parte simpática, o fluxo de impulsos nervosos vem dos segmentos torácicos e lombares da medula espinal e os neurônios pós-ganglionares liberam noradrenalina, portanto apresentam receptores adrenérgicos.
- A parte parassimpática, o fluxo de impulsos nervosos vem de núcleos de nervos cranianos e de segmentos sacrais da medula espinal e os neurônios pós-ganglionares liberam acetilcolina (assim como os seus neurônios pré-ganglionares) apresentando, portanto receptores colinérgicos.
Estudar a composição as substância cinzenta e branca e suas funções
Encontradas no SNC 
A substância branca é primariamente composta por uma porção de prolongamentos de neurônios, em especial de axônios mielínicos. 
A substância cinzenta do sistema nervoso contém corpos celulares neuronais, dendritos, axônios amielínicos (existe pouca ou nenhuma mielina nessa região), terminais axônicos e neuroglia.
Obs: na medula espinal, a substância cinzenta é no interior e a branca na periferia; já no cérebro e cerebelo a substância cinzenta é na periferia (córtex) e a branca no interior.
Compreender a morfofisiologia do encéfalo
Identificar os componentes do esqueleto axial para entender como ele protege o SNC
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. 
-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.
-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
O esqueleto axial, diferentemente do apendicular, está muito mais envolvido com a proteção do que com o movimento. Ele é quem protege o sistema nervoso central e também órgãos importantíssimos como o coração e o pulmão.

Outros materiais