Buscar

EXERCÍCIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
Cite as diferenças anatômicas, funcionais e farmacológicas entre os Sistemas Nervoso somático e autônomo (simpático e parassimpático).
Anatômico - O sistema nervoso autônomo é dividido em: simpático e parassimpático, na diferença anatômica podemos destacar quanto a posição dos neurônios pré e pós ganglinares e os tamanhos das fibras pré e pós ganglionares.
Farmacológico – No sistema nervoso simpático temos as drogas – adrenalina noradrenalina.
Funcional – No simpático são liberados em situações de emergência atividade física e rigorosa.
No parassimpático – Diferente das vias autônomas das vias motoras somáticas, tem um único neurônio que se originam no sistema nervoso central e projeta seu axônio para o musculo. 
Explique os mecanismos envolvidos na contração muscular. Cite qual a importância do cálcio para este processo.
Na contração muscular a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração s inicia na faixa azeotrópica, onde a actina e a miosina se sobrepõe. Durante a contração a faixa isotrópica diminui de tamanho, enquanto os filamentos de actina penetra, na faixa azeotrópica, concomitantemente a faixa h, formada apenas por filamentos grossos (miosina) também se reduz, à medida que esse filamento são sobrepostos pelos filamentos finos (actina). Isso irá resultar em um grande encurtamento do sarcômero.
Para a contração muscular acontecer, o íons cálcio tem que se ligar a uma proteína intracelular (chamada de topônima nos músculos estriados e calmodulina no musculo Liso). Quando o cálcio se liga, ele irá liberar o sitio ativo da actina e assim, poder forma o complexo actina-miosina responsável pela contração.

Outros materiais