Buscar

simulado PATOLOGIA BÁSICA3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  PATOLOGIA BÁSICA
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201202481923)
	4a sem.: Calcificação Metastática
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sônia, 70 anos, desenvolveu calcificação na artéria aorta. No prontuário da paciente estava escrito que a mesma fazia suplementação de vitamina D e cálcio e tem histórico de hiperparatireodismo. Com base no caso clínico são feitas as seguintes afirmações: I A suplementação com vitamina D, que na sua forma ativa (calcitriol) aumenta a absorção intestinal de cálcio, é uma das causas da hipercalcemia. II O tipo de calcificação que a paciente desenvolveu é a distrófica. III O hiperparatireodismo promove aumento da secreção do PTH (paratormônio) que por sua vez aumenta a reabsorção óssea. IV O hiperparatireodismo é uma das causas da calcificação metastática. Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	As afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202478802)
	1a sem.: Elementos Básico das Doenças
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentre os elementos básicos das doenças destaca-se a Etiologia, que se trata:
		
	
	dos prejuízos funcionais
	
	das causas das doenças
	
	dos sinais e sintomas
	
	das alterações na forma do tecido
	
	da história natural da doença
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202482107)
	3a sem.: Morte Celular
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Paciente etilista social, sexo masculino, chegou à emergência de um hospital com queixa principal de dores abdominais que refletiam para o dorso, sendo diagnosticado pancreatite aguda. Que tipo de morte celular está ocorrendo? 
		
	
	necrose liquefativa.
	
	esteatonecrose.
	
	necrose caseosa. 
	
	necrose coagulativa.
	
	apoptose.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202476875)
	1a sem.: NOÇÕES DE SAÚDE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Saúde e normalidade não têm o mesmo significado. A palavra saúde é utilizada em relação ao indivíduo, enquanto o termo normalidade é utilizado em relação a: 
		
	
	Aspectos das doenças
	
	Variações metabólicas
	
	Variações do meio ambiente
	
	Conceito biológico de adaptação
	
	Parâmetros estruturais e funcionais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202478777)
	2a sem.: Etiopatogênese geral das lesões
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO: 
		
	
	Entorses 
	
	Queimaduras 
	
	Choque Elétrico
	
	Barotrauma 
	
	Envenenamento 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202475893)
	3a sem.: DEGENERAÇÕES E MORTE CELULAR
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		
	
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
	
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso. 
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se. 
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina. 
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado. 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202476020)
	3a sem.: NECROSE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O diagnóstico definitivo de um infarto do miocárdio depende da visualização direta da morte celular. Porém, esse diagnóstico também pode ser feito precocemente de maneira indireta através da dosagem de marcadores de lesão miocárdica por meio de coleta de sangue. Os marcadores mais usados são a fração da creatinoquinase-MB (CK-MB) e os níveis de troponina. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O aumento da CK-MB e da troponina no plasma sanguíneo pode ser usado como um marcador de lesão celular, uma vez que é um indício de que houve ruptura da membrana das células cardíacas. 
	
	Através de técnicas de microscopia, pode-se ter uma confirmação direta da morte celular se forem observadas alterações nucleares tais como a cariólise, caracterizada por um encolhimento e escurecimento do núcleo. 
	
	Na confirmação do infarto do miocárdio por observação microscópica não serão observados leucócitos ao redor das células lesionadas, uma vez que o infarto gera apoptose dessas células, sem que haja inflamação tecidual. 
	
	A visualização direta de morte celular poderia ser realizada através de um estudo histopatológico com utilização de microscópio, poucos minutos após o início da lesão. 
	
	O aumento da CK-MB e da troponina no plasma sanguíneo é resultado da absorção do conteúdo das vesículas presentes nos corpos apoptóticos produzidos a partir das células musculares cardíacas mortas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202476067)
	5a sem.: DISTÚRBIOS CIRCULATÓRIOS E MORTE CELULAR
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral são causados por redução extrema ou ausência de fluxo sanguíneo, que ocorre devido à obstrução de uma artéria. Essa obstrução pode ser decorrente da formação de um coágulo sobre uma área vascular previamente comprometida por aterosclerose. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O tecido cicatricial derivado de uma necrose isquêmica irreversível no músculo cardíaco não apresenta capacidade contrátil. 
	
	O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são processos patológicos que levam à necrose das células, uma vez que há falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.
	
	Uma vez que se estabeleça redução ou ausência de fluxo sanguíneo, dependendo da magnitude e do tempo de duração do processo isquêmico, se o tecido acometido for reperfundido, algumas células podem voltar à sua condição inicial. 
	
	A redução na oferta de oxigênio e nutrientes acarretará aumento diretamente proporcional da fosforilação oxidativa pelas mitocôndrias, uma boa tentativa de produzir maior quantidade de ATP utilizado para manutenção da vida celular até que o vaso sanguíneo seja desobstruído. 
	
	A ruptura da placa aterosclerótica ocorre devido à atividade de citocinas inflamatórias e metaloproteases liberadas pelo tecido necrótico acumulado na camada íntima do vaso arterial. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202473938)
	3a sem.: Necrose
	
	Para auxiliar no diagnótico de infarto do miocárdio, pode ser necessária a realização de um hemograma. Explique por que a determinação da quantidade de enzimas presentes no plasma (creatinofosfoquinase, por exemplo), pode colaborar para esse diagnóstico.
		
	
Sua Resposta: estas ezimas devem estar presentes dentro das células do miocárdio, e uma vez q se apresentam fora desse meio caracteriza-se desistrutaçao das células do miocardio.
	
Compare com a sua resposta: Isso é possível porque as enzimas avaliadas são intracelulares, ou seja, deveriam estar dentro das células do miocárdio. Se forem localizadas em um hemograma, significa que deixaram seu lugar de origem - as células cardíacas - e estão na circulação.Isso só ocorre se tais células cardíacas se desestruturarem, que é o que acontece após a necrose de coagulação que caracteriza o infarto do miocárdio. 
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202473838)
	3a sem.: Necrose
	
	Explique por que a determinação da quantidade de enzimas presentes no plasma (creatinofosfoquinase, por exemplo), pode colaborar para o diagnóstico do infarto do miocárdio.
		
	
Sua Resposta: a presença destas proteínas no plasma sanguíneo so ocorre após a necrose de coagulação, pois essas enzimas so devem estar presentes no meio intracelular.
	
Compare com a sua resposta: Isso ocorre porque as enzimas avaliadas são intracelulares, ou seja, deveriam estar dentro das células do miocárdio. Se forem localizadas em um hemograma, significa que deixaram seu lugar de origem - as células cardíacas - e estão na circulação. Isso só ocorre se tais células cardíacas se desestruturarem, que é o que acontece após a necrose de coagulação que caracteriza o infarto do miocárdio. 
		
	
	
	Voltar 
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais