Buscar

Fichamento 7 Eleven

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Fichamento de Estudo de Caso
Barbara Drewanz Camargo
Trabalho da disciplina Estratégia de distribuição e Redes Logísticas
 Tutor: Professor José Carregosa
Rio de Janeiro
2018
Estudo de Caso :
7-Eleven, Inc
Fichamento do estudo de caso 7-Eleven
O estudo de caso em questão, começa retratando James Keyes, presidente e principal executivo da 7 -Eleve n, Inc, que ao analisar dados recentes, ficou satisfeito ao ver o resultado das vendas de alimentos frescos. A empresa tinha um grande projeto, que implicava a criação de centros de preparação de alimentos e uma rede de logística em nível nacional, sendo que a estratégia de se concentrar nas vendas de alimentos frescos foi de Toshifumi Suzuki, presidente do conselho de administração e principal executivo da 7-Eleven Japan Co. Ltda (SEJ). Keys estava focado em apresentar resultado positivo, mesmo compartilhando a visão de Suzuki, não estava convencido que o know-how dos japoneses no comércio varejista poderia migrar para uma cultura totalmente diferente, pois havia diferenças notórias em comparação com a população americana, como os hábitos alimentares do Japão, sendo assim, não poderia adotar estratégias iguais as lojas do Japão. 
A 7-Eleven, Inc.(SEI) empresa norte-americana anteriormente conhecida como Southland Corporation, que fundou o conceito de rede de conveniência, se tornou uma das maiores cadeias de lojas de conveniência do mundo. Seu crescimento no Japão foi enorme, sua primeira loja foi aberta em 1974, sendo uma das empresas com maior lucro na bolsa de valores de Tóquio. O sucesso da empresa deu-se devido à redução de estoque proporcionalmente à o que se era vendido, seu estoque era desenvolvido através das tendências de venda e simplesmente transferido dos caminhões do fornecedor aos centros de distribuição (CDs), sendo todas as lojas conectadas com à matriz, formando uma rede. Essa estratégia fez com que houvesse o crescesse da empresa e atingisse uma lucratividade acima do esperado, fatores como, possuir habilidade de acompanhar a tendência do mercado e experimentar novas ideias, proporcionaram este crescimento. Em 1960 iniciou o processo de franquear suas lojas, embora continuasse operando com lojas próprias também. Conforme apontado pelos autores originais a 7-Eleven Inc. tem como objetivo oferecer aos seus clientes o que eles desejam e quando querem, dessa forma, adotaram a estratégia de domínio de mercado, concentrando um maior número de lojas em áreas específicas, intensificando a sua forte presença no mercado. 
Os pedidos são colocados de acordo com a temperatura para que os mesmos mantenham a conservação adequada para que sejam entregues aos CDs e o transporte é realizado pelo menos três vezes ao dia, garantindo a sua qualidade. As informações são coletadas por um software de gerenciamento eficaz e ágil, dando acesso a todas as lojas da rede, facilitando o conhecimento de seus clientes através de suas preferências e tendo como acompanhar a reposição dos produtos que faltam em cada loja, sendo de extrema importância que as informações estejam claras, objetivas e em tempo real, possibilitando a cadeia de suprimentos maior agilidade para suprir as reais necessidades de seus clientes. O texto original retrata a preocupação em obter um alinhamento estratégico entre sua estratégia competitiva e sua estratégia de localização, transporte, estoque e fluxo de informação na cadeia de suprimentos, sendo retratado que a empresa possuía uma estratégia de localização forte e que havia a abertura de novas lojas em pontos importantes para estabelecer ou intensificar sua presença. No Japão, existem lojas com menos da metade das circunscrições ou prefeituras, o que seria equivalente aos municípios nos Estados Unidos, mas no entanto, há uma presença marcante, havendo diversas lojas em cada prefeitura instalada, até meados de 1994, nos Estados Unidos, as lojas não seguiam este modelo e não estavam tão concentradas quanto no Japão.
Em torno de 1994 e 1997, tiveram que fechar várias de suas lojas localizadas em regiões mais afastadas, focando a abertura, atualmente, em locais em que já garantiu uma presença dominante, a qual proporciona benefícios da consolidação de transporte e armazenagem, utilizando assim uma estratégia parecida com a do Japão. Vale ressaltar, conforme evidenciado pelos autores originais, que no Japão, comidas frescas constituem uma porcentagem significativa nas vendas, sendo a maioria das comidas frescas preparada em outros locais, que sejam mais limpos e seguros, para posteriormente ser entregue às lojas. Cada caminhão faz mais de uma entrega por loja e tenta seguir seu percurso fora dos horários de pico. A 7-Eleven do Japão tem a preferência de efetuar as entregas em CDs, onde são organizadas e despachadas para as lojas, essa estratégia simplifica a estratégia de suprimentos, já a 7-Eleven dos Estados Unidos está adquirindo a abordagem semelhante, tentou experimentar o modelo Japonês de CDs integrados a fim de maximizar seus custos a SEI gradualmente expandiu o uso dos seus CDs, passando a investir mais em novos itens de alimentos, com objetivo de atrair mais de seus clientes em trânsito. 
De acordo com o estudo de caso, seus consultores tinham grandes ideias e eram responsáveis por desenvolver novos protótipos reais de produtos alimentícios, o que proporcionava a expansão de uma gama de novos produtos exclusivos e consequentemente a fidelização dos clientes com altos padrões de atendimento, através da diversificação do mercado. Podemos compreender que o maior objetivo de Keys era aumentar o volume de vendas de mercadorias no prazo de cinco anos, sendo o seu maior desafio de mudar as atitudes dos clientes, eles eram fieis a marca 7-Eleven, porem havia dúvidas quanto a permanência desta fidelidade, se a mesma se estenderia a produtos alimentícios