Buscar

TEORIAS Cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria Científica	
É um modelo de administração criado pelo Americano Frederick Vuinslow Taylor(1856-1915) no fim do século XIX e início do século XX e que baseia-se na aplicação do método científico na administração com o objectivo de garantir melhor benefício aos sistemas produtivos. 
Princípios da administração científica
Em 1911 Taylor publicou o seu segundo livro que introduz os quatro princípos fundamentais da administração científica a destacar:
Princípio do Planejamento: faz-se a substituição de métodos impíricos por procedimentos científicos a fim de acabar com os improvisos e trabalhar com base em planos e objectivos fixados.
Princípio de preparo dos trabalhadores: faz-se a selecção dos operários de acordo com as aptidões individuais para executar determinadas tarefas para posterior preparação olhando o plano de actividades a desenvolver e metas a cumprir.
Princípio de controle: Faz-se o acompanhamento dos trabalhadores durante a execução das suas tarefas para certificar se está sendo realizado conforme as metodologias estabelecidas.
Princípio da execução: Faz-se a distribuição das responsabilidades individuais para uma fácil e rápida execução das actividades por parte dos trabalhadores.
Teoria Clássica
Foi idealizada pelo Engeheiro Frances Henri Fayol, caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem económico e pela busca da máxima eficiência.. A teoria Clássica ou Fayolismo desenvolveu-se na Europa por meio dos trabulhos de Fayol, enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos europeus, os seguidores do Taylorismo só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos.
Teoria Humanista
O primeiro teórico a desenvolver uma teoria humanista na psicologia foi Abraham Maslow, com sua pirâmide das necessidades, e as suas ideias foram recebidas. 
Outros grande teórico humanista foi Rosers( 1902-1987), americano que baseiou o seu trabalho no indivíduo e sua visão. A psicologia humanista tem como principal característica considerar o ser humano como um todo. A base para o desenvolvimento de uma pessoa será a qualidade da relação interpressoal que irá experienciar e possibilitar aos indivíduos a autorealização, focando nos sentimentos, atitudes, pensamentos, relacionamentos.
Rogers enfatiza a liberdade dos indivíduos na hora de decicir o rumo de suas vidas. Segundo ele, a personalidade das pessoas pode ser analisada de acordo com uma escala que se aproxima ou se distancia do comportamento de um indivíduo altamente funcional.
Teoria Neoclássica
Surge da necessidade de se utilizar os conceitos válidos e relevantes da teoria clássica. A abordagem neoclássica surgiu na década de 1950 baseada nos princípios da teoria clássica( Taylor e Fayol).
Esta teoria é tratada por Chiavenato, que retoma os aspectos discutidos na teoria clássica, pos quais são revistos e actualizados dentro de um conceito moderno de Administração, conciliando esta abordagem com contribuições importantes de teorias subsequentes.
Os autorers neoclássicos procuram desenvolver seus conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a acção administrativa e o alcence de objectivos concretos e mensuráveis.
Teoria Burocrática
A teoria de burocracia de Max Vueber terá se popularizado por volta do ano de 1940 após a morte do autor. A burocracia caracteriza principalmente o seguimento do sistema hierárquico com alta visão. Ela pode ser considerada como uma forma de organização humana baseada na racionalidade. A concepção Vuebecina de burocracia serviu como base especialmente para que os sociólogos melhor interpretassem as organizações, portanto a sua organização corporativa como um todo pode ser explicada pela teoria da burocracia, seus supervisores são preparados segundo a abordagem.
Em suma, é a partir da constatação de que este tem sido pouco explorado pela teoria sociólogica é de que este deve ocupar-se na tentativa de reduzir.
Teoria Contigencial
Ela nasce a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os módelos de estrutura organizacioais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas foram contigentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições, condições estas que foram ditadas de acordo com o seu ambiente externo, que podem ser consideradas como oportunidades ou como restrições que influencia, a estrutura e os processos internos das organizações.
Os resultados surpeenderam, pois indicavam que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto ao funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.(CHIAVENATO, Idalberto).
Teoria X e Y
Foram identificadas por Douglas McGregor, em seu principal livro “Aspectos Humanos da Empresa”, o teórico procurou as denominações mais neutras possíveis, mas apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto, agem segundo os pressupostos do que chamou de Teoria X , e que outro grupo se movimentam segundo os pressupostos do que chamou de Teoria Y. 
Estes pressupostos orientam as pessoas e fazem-nas tentar influenciar os outros, raramente são testados ou mesmo reconhecidos como tal por aqueles que os praticam.
As pesssoas agem como se as crenças sobre a natureza humana estivessem necessariamente correctas, fossem verdades absolutas que não resqueressem qualquer revisão em particular ou que não pudesem ser submetidas a questionamento ou mesmo confrontadas.
Em geral, as pessoas nem se dão conta de que pode existir outros feixes de ideias, com repercurssões distintas no comportamento humano nas rganizações.

Outros materiais