Buscar

PROVA 2 EMPREENDEDORISMO 10/05/2018 7028299

Prévia do material em texto

Avaliação II – Objetiva
Empreendedorismo – 10/05/2018
Prova: 7028299
1- O plano de negócios deve ser bem organizado, de forma que seja atraente ao leitor e também contenha todas as informações relativas a novo negócio. Sobre as seções do plano de negócios, classifique V ou F:
( F ) As informações iniciais, como nome, endereço da empresa e identificação dos proprietários, devem constar nos anexos do plano de negócios.
( F ) O sumário executivo, principal seção do plano de negócios, deve focar num resumo do plano financeiro.
( V ) Os ambientes interno e externo são analisados profundamente na seção Análise Estratégica.
( V ) Elementos como nicho de mercado, tendências de mercado e análise de concorrentes são analisados na seção Mercado e Competidores.
2- Quando se vai abrir o negócio, é importante analisar os pontos positivos e negativos que o negócio pode oferecer. Esta fase preliminar da concepção do negócio é uma fase muito importante e deve ser feita com zelo. Dentro deste contexto, analise as sentença a seguir:
I-É muito importante avaliar as oportunidades, pesar os prós e os contras antes de efetuar e decidir por planejar e abrir o negócio. CORRETA
II-Após a etapa de concepção do negócio, é preciso ir para a próxima etapa, que é a dos recursos. ERRADA
III-Após a etapa de concepção do negócio é precio ir para a próxima etapa, que é o do planejamento do negócio. CORRETA
3- Para se empreender, é preciso seguir conceitos práticas e realidade, sempre pensando no sucesso da empresa ou na criação do novo negócio. É preciso identificar a oportunidade, mas não pode parar por aí. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que é necessário para dar continuidade ao processo do empreendedorismo:
( ) Criar um ambiente de incerteza.
( ) É preciso criar a empresa e não o plano de negócio.
( ) Antes de ter o plano de negócios, é preciso buscar recursos.
( X ) Desenvolver o plano de negócios.
4- Um plano de negócios bem escrito e detalhado pode ser considerado o cartão de visitas do empreendedor, pois pode auxiliá-lo a conseguir um sócio ou financiamento para o negócio. Sobre as seções que compõe o plano de negócios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Mercado e competidores.
II-Marketing e vendas.
III-Análise estratégica.
IV-Plano financeiro.
( IV ) Seção na qual o empreendedor conseguirá verificar se o negócio é ou não é viável.
( III ) Nesta seção devem ser analisados os pontos fortes e pontos fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado.
( II ) Apresenta as características do produto, a política de preços, a comunicação para a promoção do produto e a distribuição, para que o consumidor tenha acesso ao produto
( I ) Deve traçar o perfil dos consumidores e dos concorrentes.
5- O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, analise as sentenças a seguir:
I-A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo. CORRETA
II-Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, mas o plano de negócios não será diferente. ERRADA
III-Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade. CORRETA
6- Além de proporcionar uma melhor visualização da ideia do empreendedor, o plano de negócios possui diversos outros objetivos, além da mera descrição do negócio. É uma ferramenta que ajuda o empreendedor a colocar a sua ideia no papel e deixá-la clara para prováveis investidores.
I-O plano de negócios te por objetivo garantir um financiamento junto ao governo brasileiro. ERRADA
II-O plano de negócios tem por objetivo verificar a viabilidade financeira da empresa. CORRETA
III-O plano de negócios tem por objetivo monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas, quando necessário. CORRETA
IV-O plano de negócios tem por objetivo apresentar vagamente a ideia do empreendedor para fins burocráticos de abertura da empresa. ERRADA
7- Sabemos que na análise SWOT são analisados os agentes macro e microambientes, para determinar os desafios que a empresa encontrará no mercado. Esta análise é necessária para estabelecer estratégias para o aproveitamento dos aspectos positivos e minimização dos problemas que podem ser causados pelos aspectos negativos. Sobre a análise SOWT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Ameaça.
II-Oportunidade.
III-Ponto fraco.
IV-Ponto forte.
( I ) Aumento dos impostos.
( III ) Elevados custos de fabricação.
( II ) Abrandamento nas regulamentações.
( IV ) Diferencial competitivo.
8- Incubadoras são "empresas" que abrigam e apoiam micro e pequenas empresas inovadoras nas primeiras etapas de sua vida. Sobre as características e objetivos das incubadoras, classifique V ou F:
( F ) As incubadoras são entidades públicas que prestam consultoria a micro e pequenos empreendedores na elaboração do plano de negócios.
( F ) As incubadoras auxiliam médias e grandes empresas na prospecção de novos produtos e sua colocação no mercado.
( V ) As incubadoras fomentam o empreendedorismo através de ações de fortalecimento e preparação de pequenas empresas antes de sua colocação no mercado.
( F ) As incubadoras têm como principal objetivo facilitar o acesso de pequenos empresários a financiadores e investidores.
9- Antes de se pensar no plano de negócios, é preciso na concepção do negócio. Nessa etapa, é preciso verificar o que realmente se quer e se o negócio é efetivamente uma oportunidade. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Antes de abrir um negócio, é preciso ver se é, de fato, uma oportunidade. CORRETA
II-As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, porém não é possível analisá-las e aproveitá-las. ERRADA
III-Uma ideia de negócio não é necessariamente uma oportunidade. CORRETA
10- Em nosso país, não é muito fácil conseguir financiamentos, porém todo empreendedor deve ter sua "carta na manga", como, por exemplo, a sua rede de conatos pessoais, tornando possível identificar a opção de financiamento ou a captação de recursos mais propícia para o seu ngócio. Entre as principais fontes de financiamento para novos negócios podemos citar as economias pessoais ou de familiares, acionistas, bancos, entre outros. sSobre as principais fontes de financiamento de patrimônio, analise as sentenças a seguir:
I-Empréstimos requisitados de amigos e parentes são normalmente uma fora de financiamento rápido e, às vezes, são a única opção disponível. CORRETA
II-O anjo é um capitalista de risco que procura investir seu dinheiro onde consegue uma melhor rentabilidade. Nisso pode-se incluir novos negócios. CORRETA
III-Os capitalistas de risco são organizações que fazem investimentos apenas e pequenos e novos negócios. ERRADA
IV-O Brasil é um dos países onde temos mais facilidade de conseguir financiamentos para o patrimônio de nossas empresas. Está entre as economias mais aquecidas do mundo. ERRADA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes