Buscar

Cronologia Dentária de Bovinos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó
	Área de Ciências Exatas e Ambientais
	Curso: Medicina Veterinária
CRONOLOGIA DENTÁRIA DE BOVINOS
	Para avaliar a idade dos bovinos é analizada a arcada dentária do animal, porém essa avaliação não traz uma exatidão mostrando um amplitude de em torno de 6 meses, variando conforme a raça, ambiente e manejo.
	 Os dentes são constituídos por esmalte, marfim, cimento e polpa dentária, nos bovinos a dentição se inicia na parte posterior da mandíbula com os molares e prémolares, tendo uma falha de dentes no meio chamada de barra e por fim com os dentes da parte frontal os incisivos, onde se faz a leitura da cronologia dentária.
	Um animal jovem possui 20 dentes e quando velho passa a ter 32. A forma que eles estão dispostos nos bovinos é única pois eles não possuem dentes incisivos na parte superior da boca. A mandíbula é composta por 08 incisivos, 0 caninos, 06 prémolares e 06 molares totalizando 20 dentes. O maxilar superior é composto por 0 incisivos, 0 caninos, 06 prémolares e 06 molares totalizando12 dentes. 
	Todos os dentes de leite do bezerro podem estar presentes ao nascimento ou irromper em poucos dias, tornando-se funcionais por volta das duas a quatro semanas de vida. Aproximadamente aos 20 meses de idade se inicia o processo de substituição dos dentes de leite para os dentes permanentes. O número de dentes permanentes pode ser um parâmetro facilmente utilizado para estimar a idade dos bovinos.
	
	
	Os dentes incisivos temporários de leite possuem esmalte branco, são pequenos e mais finos, já os dentes permanentes possuem um esmalte de coloração marfim, são maiores e com estrias. 
	
		Bovino de 1 ano Bovino de 1,5 anos
		Bovino de 2,5 anos Bovino de 3,5 anos
		Bovino de 4,5 anos Bovino de 5,5 anos
	Portanto para avaliar a idade de um bovino deve se ter conhecimento sobre época de errupção de cada dente e época de substituição. Assim ao observar na boca do animal, é perceptivel distinguir a idade do mesmo, observando quais dentes estão presentes e sua conformação.
Referências Bibliográficas
RODRIGUES, Felipe. Cronologia Dentária em Bovinos. Disponível em: <http://www.revistaveterinaria.com.br/2012/04/02/cronologia-dentaria-em-bovinos/>. Acesso em: 11 out. 2017. 
KÖNIG, Horst Erich; LIEBICH, Hans Georg. Anatomia dos animais domésticos. 6. ed.
SOBREIRA, Natália Meirelles ; GOMES, Viviani . Como descobrir a idade dos bovinos pelos dentes. Disponível em: <http://www.lancerural.com.br/como-descobrir-idade-dos-bovinos-pelos-dentes>. Acesso em: 11 out. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais