Buscar

Prática de Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática de Ensino – Introdução à Docência
 O maior desafio que teremos é sabermos como cativar os alunos que, não gostam de estudar como se diz nos dias de hoje. Será conscientizá-lo que o ambiente escolar; digamos os professores, disciplinas diversificadas, funcionários, gestores, entre muitos outros que comportam esse ambiente, que estamos ali para ajudá-los a realizar os seus sonhos. 
 Temos que fazer com que esses estudantes tenham um projeto de vida, um norte, uma direção a seguir, um rumo, para que não se percam no meio da estrada. Seremos mais que professores em sala de aula, pois muitos virão até nós porque nos vêem como exemplo a ser seguido. Sempre “estaremos” alunos, porque o aprendizado do professor nunca acaba, sempre teremos algo novo a aprender e algo novo para transmitir.
 Ser educador é olhar através, há muitos desafios, desmotivadores até, mas com determinação e força de vontade, conseguiremos que os alunos cheguem no seu objetivo, mesmo que a sociedade desletimigem o nosso papel e da escola. Para nós, futuros educadores, temos que ser otimistas e de manter viva a fé na educação, para que nossas crianças tenham um futuro promissor e de carreira excepcionalmente brilhante, com pensamento crítico e engajado para as questões e papéis fundamentais dentro da nossa sociedade.
 Para o autor do livro Para além da aprendizagem – educação democrática para um futuro humano, Gert Biesta, ele se pergunta do começo ao fim do livro,o que é Educação? Porque dentro da nossa sociedade ela caminha de frente para dois rumos, um que crê na educação como papel principal para a mudança social e o outro rumo é que a escola está falindo e que não tem como recuperar.
 O que fica para nós é a pergunta: quem somos nós diante desses dois rumos? O que ainda crê que é possivel sim a educação dar certo e ela ser o norte da mudança social, de pensamento crítico, ou seremos aqueles que acham que a educacão acabou, não se recupera mais e ponto final? Prefiro ser aquele que ainda acredita; como dizia a poetisa Cora Coralina no seu poema Aos moços, “...Acredito nos moços. Exalto sua confiança, generosidade e idealismo. Creio nos milagres da ciência e na descoberta de uma profilaxia futura dos erros e violências do presente... Antes acreditar do que duvidar.”

Outros materiais