Buscar

Resumo sobre Letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A palavra letramento vem da palavra inglesa Literacy, que quer dizer condição de ler e escrever. Portanto, o letramento é a condição que é obtido um individuo em decorrência da apropriação de leitura e escrita. Não se falava em letramento e sim de analfabetismo, uma condição do analfabeto, pessoas que não sabem ler e escrever. No país, as alterações tem sido evidentes, analisando as habilidades de usar a leitura e a escrita numa prática social. Em compensação, em países desenvolvidos, o importante é o nível de letramento e não de alfabetização.
Dentro dessa concepção, é assimilado o letramento como a utilização da leitura e escrita em práticas sociais, percebido que indivíduos podem não saber ler e escrever mas podem ser, letrados, pois usam a leitura e escrita em práticas sociais. A partir dessa ideia, mesmo o sujeito não sendo alfabetizado, pode alcançar grau de letramento superior à indivíduos com níveis mais altos de escolarização.
Letramento é a consequência da prática de habilitar e entender as práticas sociais de leitura e escrita. Um sujeito alfabetizado, não é obrigatoriamente um sujeito letrado, visto que ser letrado envolve usar socialmente a leitura e a escrita e assumir às ações sociais de leitura e de escrita.
O letramento envolve leitura. Ler é um composto de habilidades, de conduta e conhecimentos. Escrever, também é um composto de habilidades e de conduta, de capacidades que constituem o método de produção do conhecimento. Visto que, há vários tipos e graus de letramento, conforme as exigências do cenário social e cultural.
Qualificar o letramento de um sujeito ainda é um desafio. O problema está na dificuldade de definir o letramento, para então, estabelecer os parâmetros de avaliação. Esta não é uma tarefa muito fácil se tivermos em vista que o letramento cobre um amplo conjunto de conhecimentos, de habilidades, capacidades e utilidades, é difícil de abrangermos todas essas questões em apenas uma definição.
O letramento possui duas vertentes, o aspecto individual e o aspecto social. No aspecto individual, o letramento é discutido no âmbito pessoal, enquanto no aspecto social, o letramento é julgado como um fato cultural. A partir dessas definições, não se pode confundir a questão de saber ler e escrever, pois não é obrigatoriamente, que quem saber ler, saber escrever. É necessário compreender as particularidades de cada uma dessas habilidades.
No letramento, a leitura é mais que uma decodificação de letras, demanda varias capacidades cognitivas, como entender significados, interpretar uma série de idéias, entre várias outras habilidades. Já na escrita, no aspecto individual de letramento, compreende-se um aglomerado de competências linguísticas e psicológicas, como a capacidade de assinalar unidades de som até a prática de informar idéias ao leitor desejado. É um método de expor ideias e estruturar o conhecimento em linguagem escrita.

Outros materiais

Outros materiais