Buscar

Exercício sobre atenção Memória e aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIABEU
ALUNA: Juliana Esteves
TURMA: P352
Pensando Sobre Atenção...
Descreva os principais tipos da atenção e exemplifique:
R: Atenção Seletiva- Capacidade de manter o foco em uma atividade apesar dos estímulos externos continuarem atuando. Ou seja, apesar das distrações o individuo permanece focado na atividade que esta executando.
Atenção Alternada ou Dividida – Capacidade de lembrar informações e manter o foco em alguma coisa enquanto realiza outra tarefa. Ou seja, realizar duas tarefas ao mesmo tempo sem interferências de uma com a outra.
Atenção de sondagem – É a procura por estimulo especifico.
Vigilância – É manter o estado de alerta a espera do estimulo especifico
Diferencie processos controlados de processos automáticos e de exemplo:
R: Processos Controlados – Quando se esta aprendendo. É necessário esforço intencional, o individuo precisa pensar e processar as informações antes de finaliza-las. Exemplo: Esta aprendendo algum instrumento, esta aprendendo a dirigir, ou seja, são tarefas novas a que o cérebro esta desabituado.
Processos Automáticos – Quando já se sabe. Não precisa mais de um esforço intencional, o cérebro já esta habituado, uma consequência positiva é a possibilidade de respostas rápidas – as situações rotineiras -. Já sabe andar de bicicleta, já sabe dirigir, já sabe tocar um instrumento.
 Defina e de exemplos de habituação, adaptação e priming:
R: Habituação – Envolve consciência e o controle. É se habituar a determinado estimulo. Interessante notar que é possível trazer aquele estímulo antes habituado de volta a consciência. Ex: De tanto ouvir um determinado som sendo este constante, o individuo “deixa de ouvi-lo”.
Adaptação – Seu controle não se dá de forma consciente. Este é controlado através da intensidade do estimulo. Ex: Nossa adaptação a temperatura.
Priming – Se dá no pré-consciente e é incontrolável. Um exemplo são as mensagens subliminares, não a captamos pela consciência, mas podem interferir em certos comportamentos e tomadas de decisão.
Qual a diferença entre atenção e consciência?
R: A atenção é capacidade de se concentrar, são processos controlados e automáticos enquanto a consciência é a intenção voluntária.
Descreva e dê exemplos de 3 tipos de erros atencionais:
R: * Erro de direção de dados - Quando os dados de uma atividade se direciona a outra atividade. Ex.: Quando se esta escrevendo alguma coisa e pensando em outra e ao voltar sua atenção para o que estava escrevendo percebe que escreveu o que estava pensando.
* Perda de atuação – Quando se esquece o que foi fazer e precisa retornar os passos. Ex.: Fui a um determinado cômodo da casa pra pegar algo, ao chegar a esse cômodo eu esqueci o que fui pegar e preciso retornar ao cômodo que estava pra trazer a informação novamente do que fui pegar.
* Erro de apreensão – A rotina é mais forte que a tarefa nova proposta. Ex.: Sempre ao chegar em casa tomo banho, visto o pijama e vou dormir, então ao chegar em casa após tomar banho, vestir o pijama e me preparar para ir dormir lembro que tenho uma festa, e que após tomar banho deveria me arrumar e sair ao invés de vestir o pijama e ir dormir.

Outros materiais