Buscar

Tópicos Especiais em Serviço Social Aula 09 Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 09 – População em Situação de Rua
Introdução
Nesta aula, discutiremos a atual condição das pessoas que vivem na rua que motivou a criação da Política nacional para inclusão social da população em situação de rua, bem como as possibilidades de trabalho do assistente social junto a esse segmento.
A população em situação de rua
Nesta aula, discutiremos um tema muito atual e complexo que vem desafiando não apenas os assistentes sociais como todos aqueles que se preocupam com a vida humana e suas condições no atual estágio do modo de produção capitalista. 
A população em situação de rua é um fenômeno multideterminado que exige atenção por diferentes esferas do governo e da sociedade.
Uma definição interessante sobre essa população, feita pelo governo federal, é a seguinte:
(...) pessoas em situação de rua como grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória (BRASIL, 2012, p.13).
É importante notarmos, contudo, que esse fenômeno não se relaciona exclusivamente às escolhas pessoais ou a não adaptação e aceitação às regras de convivência na sociedade. 
 Trata-se de uma das mais cruéis manifestações da questão social no atual estágio do capital. Vamos entender como ele começou.
Políticas sociais e o Serviço Social
Conforme já dissemos, a organização política desse segmento foi determinante para que eles obtivessem reconhecimento por parte do poder público e isso se refletisse em políticas sociais para os mesmos.
A iniciativa mais expressiva nesse sentido sem dúvida foi a Política nacional para a população em situação de rua, Decreto 7053, de 23 de dezembro de 2009, do governo Federal vinculada diretamente à Casa Civil. Esse pode ser considerado o maior ganho, tendo em vista o reconhecimento, por parte do maior ente federativo, da necessidade de atendimento a essa população.
As políticas setoriais que citaremos são desdobramentos dessa política e, em todas elas, o assistente social se insere como profissional que compõe o quadro especializado para atendimento dessa população.
 Os princípios que orientam as políticas setoriais são os da Política Nacional:
I – Respeito à dignidade da pessoa humana
II – Direito à convivência familiar e comunitária
III – Valorização e respeito à vida e à cidadania
IV – Atendimento humanizado e universalizado
V – Respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, com atenção especial às pessoas com deficiência.
Lembrando sempre que elas são também vitórias dos movimentos sociais. Vamos conhecer, a seguir, essas vitórias.
Saúde
O SUS tem hoje uma preocupação com a atenção à saúde da população em situação de rua e criou um manual que melhor organiza as ações nessa área.
O objetivo da política é ampliar o acesso desse segmento da população, prevenindo assim problemas de saúde decorrentes ou agravados pela situação de rua. Para tanto, foram implantados os Consultórios na Rua.
O Consultório na Rua é uma proposta que procura ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à Saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica. 
A política prevê como princípios, além da igualdade e equidade, o respeito à dignidade da pessoa humana, o direito à convivência familiar e comunitária, a valorização e respeito à vida e à cidadania, o atendimento humanizado e universalizado, o respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, com atenção especial às pessoas com deficiência (Brasil/Ministério Da Saúde, 2012, p. 13).
Vídeo
Não deixe de assistir ao vídeo “Consultório na Rua - A rua não é um mundo fora do nosso mundo”.
O consumo de drogas, não só do cigarro e do álcool, mas também do crack, tem sido identificado rotineiramente pelas equipes de Saúde da Família como um grande problema a ser abordado nos territórios. Apesar do interesse e desejo em desenvolver atividades neste sentido, os profissionais encontram-se, muitas vezes, limitados e sem instrumentos que os auxiliem nesta abordagem.
A cartilha “Diminuir para Somar” visa a apoiar as ações desenvolvidas pelos profissionais da Saúde da Família – em especial, pelos Agentes Comunitários de Saúde – que dão atenção às pessoas usuárias de álcool e outras drogas.
Assistência Social
O Ministério do Desenvolvimento Social, dentro da perspectiva de atendimento a essa população, implementou o Serviço especializado para pessoas em situação de rua ofertado àqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.  Este serviço é ofertado exclusivamente no Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.
Finalidade
Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.  
Objetivos
Seus objetivos são:
● Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; 
● Contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento;
●Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; 
● Promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.
Outras iniciativas
É possível encontrar outras iniciativas, ainda tímidas, por parte do poder público, destinadas à população em situação de rua. Tais como: Bolsa-Família e o Programa Minha Casa, Minha Vida. Além de uma série de iniciativas da sociedade civil.
Atividade
Chegou a hora de colocar, em prática, os conhecimentos adquiridos na nossa aula.
O Decreto 7053 que institui a Política nacional para a população em situação de rua é do ano de:
2008
São princípios da Política nacional para a população em situação de rua:
● respeito à dignidade da pessoa humana;
● direito à convivência familiar e comunitária;
● valorização e respeito à liberdade individual e à cidadania;
I e II
Saiba mais
MANUAL SOBRE O CUIDADO À SAÚDE JUNTO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
PELO DIREITO À VIDA E DIGNIDADE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
O MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO DE RUA EM SÃO PAULO
Não deixe de reler o material didático que você recebeu. Também aumente o seu conhecimento pesquisando sobre os tópicos abordados na aula. Desta forma, você vai estar se preparando melhor para realizar suas avaliações. 
Se possível leia o livro Trabalho e população em situação de rua no Brasil, de Maria Lucia Lopes da Silva, Cortez Editora, 2011 e assista ao filme Estamira.
Moradores de rua ganham acesso ao bolsa família e à previdência
 https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/24/ult5772u6757.jhtm
Você sabia que o programa minha casa minha vida tem cota para moradores de rua?
 Link corrompido
Política nacional para a população em situação de rua
 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7053.htm
Pastoral do povo da rua
 Link corrompido
Consultório na rua
http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_consultorio_rua.php

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes