Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO AVALIANDO APRENDIZADO

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	Avaliando Aprend.: CCJ0256 
	Aluno(a): 
	 Matrícula: 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	11/05/2018 14:36:01 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201310802392)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	De acordo com o preâmbulo do Decreto nº 1, de 15 de novembro de 1889, ficava proclamada provisoriamente e decretada como forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa, estabelecendo, ao mesmo tempo, as normas pelas quais se deviam reger os Estados Federais.
Assim, com relação ao novo regime implantado em 15 de novembro de 1889, é CORRETO afirmar que:
		
	
	promoveu imediatamente uma ampla reforma agrária que visava, sobretudo, a formação de uma estrutura agrária baseada em pequenas e médias propriedades.
	
	rompeu com a estrutura socioeconômica existente no Império, implantando um modelo de organização socioprodutiva baseado na socialização dos meios de produção.
	
	foi consequência de um plebiscito convocado pelo governo monárquico e que se encontrava previsto no texto da constituição de 1824.
	
	resultou de um grande levante popular que se anunciava, pelo menos, desde a abolição da escravidão, ocorrida no ano anterior. 
	
	resultou da participação direta do Exército brasileiro cujas relações com o governo monárquico, ao longo da década de 1880, se mostraram especialmente conflituosas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201310803223)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No século XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colônia. Entre elas podemos destacar:
		
	
	a industrialização de São Paulo, a produção de café no Vale do Paraíba, a expansão da criação de ovinos em Minas Gerais.
	
	a preservação da população indígena, a decadência da produção algodoeira, a introdução de operários europeus.
	
	a urbanização da Amazônia, o início da produção do tabaco, a introdução do trabalho livre com os imigrantes.
	
	o aumento da produção de alimentos, a integração de novas áreas e do comércio interno, a mudança do eixo econômico para o Sul e o surgimento de cidades na região mineradora
	
	a introdução do tráfico africano, a integração do índio, a desarticulação das relações com a Inglaterra.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201310802366)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	No que se refere ao perfil e à organização do Estado Brasileiro e à configuração de uma legislação social e trabalhista firmados na Constituição de 1934, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Definiu os preceitos fundamentais que deveriam nortear a elaboração da legislação trabalhista, destacando-se, dentre outros, a adoção do salário mínimo, das férias remuneradas anuais, da assistência médica e sanitária ao trabalhador e à gestante e a indenização ao trabalhador dispensado sem justa causa. 
	
	Restabeleceu o perfil unitário do Estado Brasileiro que havia sido abolido pela Constituição de 1891.
	
	O Poder Judiciário foi organizado em três níveis: o judiciário federal, os judiciários estaduais e os judiciários municipais.
	
	Manteve, apenas formalmente, a Federação como forma de Estado, pois concentrou as funções executivas e legislativas nas mãos do Presidente da República. 
	
	Estabeleceu a unicameralidade do Legislativo federal, com a extinção da Câmara dos Deputados e com a manutenção do Senado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201310802816)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete: 
		
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais. 
	
	A aceitação da hegemonia portuguesa com respeito às chamadas viagens ultramarinas. 
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201310802434)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	A instauração do Regime Republicano no Brasil representou para muitos a possibilidade de democratização da sociedade por meio da afirmação dos direitos civis, políticos e sociais. No entanto, já em seu nascedouro, a República Brasileira impunha restrições ao exercício pleno de cidadania. Assim, no que se refere às limitações implantadas pelo regime republicano ao exercício pleno da cidadania podemos destacar, EXCETUANDO-SE
		
	
	A exclusão do sufrágio feminino.
	
	A exclusão dos analfabetos do direito ao voto.
	
	A prática do clientelismo.
	
	A permanência do critério censitário para o exercício do voto.
	
	A atuação do coronelismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes