Buscar

Avaliação a Distância 2 (AD2) TURISMO HISTÓRICO CULTURAL março de 2018 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Licenciatura em Turismo 
Disciplina: Turismo Histórico Cultural 
Profª Vera Lúcia Bogéa Borges
Tutor a distância – José Carlos Meireles da Silva
Data - 22 de março de 2018. 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – (AD2) – Data limite para entrega dia 5 de maio de 2018 (sábado)
No âmbito mundial, as reflexões conceituais e operacionais acerca do Turismo Histórico Cultural contribuem para a dinâmica do segmento. Neste sentido, as aulas da disciplina de Turismo Histórico Cultural procuram apresentar ideias para os estudos sobre esta temática. Assim, apresentamos duas situações e queremos que você escolha UMA delas para desenvolver a sua AD2 até a data limite de 5 de maio de 2018 (sábado). 
OBSERVAÇÕES GERAIS
A) (*) No total, o seu texto deve ter entre uma e duas páginas (espaço 1,5; Times New Roman, fonte 12)
B) Você deve anexar uma foto, uma imagem, um link ou qualquer outro arquivo que possa acrescentar informações ao seu trabalho. Todavia, lembre-se que o texto é de sua autoria e essa é uma exigência da avaliação. 
C) Faça a AD2 de forma criativa e levando em consideração a discussão existente no material do curso de Turismo Histórico Cultural (aulas 5, 6, 7 e 8). 
1ª Situação (*)
Você é um(a) professor(a) que foi escolhido pela direção do colégio no qual você trabalha para representar a instituição numa plenária no poder Legislativo sobre sustentabilidade com os representantes do setor turístico. Na ocasião, você deverá apresentar uma proposta de ação escrita que venha a integrar a implantação de uma política pública (municipal, estadual ou federal) com foco no Turismo Histórico Cultural. Para tanto, você deverá escolher uma cidade no estado do Rio de Janeiro apresentando um desafio local (problema) para o desenvolvimento do turismo histórico cultural ali. A nossa sugestão é que você escolha a sua cidade para desenvolver a avaliação. Assim, sua proposta deve apresentar os seguintes itens:
A questão da sustentabilidade é observada em relação aos atrativos turísticos no segmento do Turismo Histórico Cultural na cidade selecionada por você para desenvolver a questão? Apresente os principais argumentos (máximo de 2 parágrafos). 
Apresente a principal potencialidade (aspecto positivo) e o maior desafio (problema) para o Turismo Histórico Cultural existente na localidade escolhida pela perspectiva da sustentabilidade (máximo de 2 parágrafos)
Caracterizar as diferentes etapas da proposta de política pública a serem executadas em relação à localidade escolhida (planejamento, participação da escola no processo, execução da proposta, a reavaliação (verificação dos resultados e os ajustes a serem realizados durante a execução da proposta). (máximo de 2 parágrafos). 
OU
2ª Situação (*)
Você trabalha no setor turístico (hotel ou agência ou operadora de viagens, ou restaurante) e a sua empresa participará de um evento cultural (feira literária ou festival de música ou evento gastronômico ou celebração religiosa ou festa e etc.) em uma cidade no estado do Rio de Janeiro. A sugestão é que você escolha a sua cidade para desenvolver a avaliação. Seu (Sua) chefe estabeleceu como tarefa para você a execução de uma proposta por escrito que apresente a cidade escolhida para o turista nacional e/ou estrangeiro que a visitará por ocasião do evento escolhido. Assim, seu trabalho integrará a divulgação que poderá dar origem a uma campanha publicitária na imprensa ou um impresso informativo (folder de divulgação). Sendo que a orientação dada por ele(a) é que a noção de autenticidade (aula 8) deve estar presente na proposta que você apresentará. Neste sentido:
A partir de dois atrativos turísticos locais relacionados ao Turismo Histórico Cultural, apresente a motivação de turistas para visitar a cidade escolhida por você (máximo de 2 parágrafos).
Por que a noção de autenticidade discutida na aula 8 do curso de Turismo Histórico Cultural é fundamental na atualidade? Apresente os principais argumentos. (máximo de 2 parágrafos).
Elabore uma proposta de programação turística alternativa da cidade escolhida por você a partir da perspectiva do seu setor turístico que você trabalha (hotel ou agência ou operadora de viagens, ou restaurante) levando em consideração a noção de autenticidade debatida na aula 8 do curso de Turismo Histórico Cultural. (máximo de 2 parágrafos).
�PAGE �

Outros materiais