Buscar

Adolescência: Transição Complexa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adolescência
A adolescência é um período complexo de transição entre a infância e a fase adulta, onde ocorrem diversas mudanças tanto físicas quanto psicológicas, na qual o indivíduo assume sua imagem corporal definitiva e constrói sua personalidade. Segundo o autor Luiz Carlos Osorio, em seu livro ‘’ Adolescente Hoje’’ O termo Puberdade está diretamente ligado as mudanças biológicas, enquanto a adolescência está ligada as mudanças psicossociais. Sendo assim a puberdade inicia-se com o processo de transformação do corporal onde as meninas tem a menarca e os meninos a polução, já a adolescência caracteriza-se por ser um complexo psicossocial que acompanha a puberdade em que o indivíduo tem a redefinição da imagem corporal, revisão de identidade, elaboração de lutos referente as perdas infantis, questiona regras, valores, aspectos morais e se sente melhor em grupos da sua mesma faixa etária pois todos dividem as mesmas duvidas, medos, sendo assim, o indivíduo acaba se distanciando do relacionamento familiar.
Nesta faixa etária existe a ‘’ Crise de identidade’’ onde o adolescente entra em conflito com sigo mesmo, um período em que o indivíduo faz uma junção da sua auto-imagem com as ideias que os outros tem de si e acaba entrando em colapso para entender qual é o seu papel no mundo ou quem ele é, até chegar a um ponto de resolução, no qual estas questões já não o perturbaram mais. Entretanto, pode se dizer que isto é um privilégio das classes econômicas mais elevadas, pois para a resolução dessa crise é preciso de tempo para elaborar mais sobre essas ideias, uma coisa que não é comum a maioria dos adolescentes pois já estão na luta por sua subsistência, tendo que deixar de lado estas questões e se preocupar com sua situação de vida. Portanto a muitos jovens que tem sua adolescência corrompida tendo responsabilidades de adultos antes do tempo natural. 
Em busca de definir sua identidade os adolescentes muitas vezes deixam de ver os pais como modelo, então passam a buscar no seu grupo de iguais mecanismos de identificação, pois para o indivíduo é como se ele estivesse integrado a uma forma de identidade, sentindo que o grupo pode lhe dar mais segurança e auto-estima. Nesse sentido o grupo serve como um intercâmbio de experiências e ideias que os permite uma melhor identificação entre o eu e o outro, entre a compreensão de diferentes formas de agir, pensar e sentir, desta forma, favorecendo para a resolução da crise de identidade.
A gíria é um modo de comunicação usado pelos adolescentes, no qual estão abandonando a forma de dialogar infantil para uma forma mais adulta, possuindo uma linguística e semântica diferenciada. Está é um subproduto da cultura adolescente, possuindo traços da sua fase. Geralmente utilizam dessa forma de linguagem para que os adultos e pais não saibam do que estão falando, do que sentem ou pensam. 
Crises, problemas e conflitos sempre irão existir, independente da faixa etária, porém grande parte disso vem à tona na adolescência juntamente com estes conflitos. As drogas e a sexualidade, temas tabus durante muito tempo em nossa sociedade se tornam problemas. 
Com a segurança dos anticonceptivos e a ‘’ liberação’’ da sexualidade houve uma alteração no comportamento sexual dos adolescentes em relação ao comportamento de seus pais, cada vez mais a iniciação sexual começa mais cedo, essa mudança de comportamento gera algumas consequências indesejáveis. A sexualidade ainda é um tema muito precário em relação a informação para os jovens, muitas vezes os pais tem vergonha de conversar com os filhos sobre isto e os adolescentes acabam não tendo as orientações necessárias, gerando a gravidez precoce ou contaminação por doenças venéreas. A orientação e o diálogo são essenciais, pois através da informação é possível fazer com que se tenha uma diminuição em casos de aborto e doenças sexualmente transmissíveis, mesmo assim muitos pais acreditam que proibindo o uso da anticoncepção estão inibindo a realização do ato sexual, com um ato repressivo e intolerante e obviamente estão equivocados.
Os adolescentes buscam o uso de drogas como uma válvula de escape na ilusão de que terão uma resolução rápida e fácil para as suas angustias, ansiedades e irão ter liberdade para poder se livrar dos pais e até mesmo dos valores burgueses da sociedade, se deixando escravizar pelo consumo das drogas. Há uma busca de alivio perante aos conflitos. Alguns pais cometem o erro de acreditar que os filhos estão utilizando das drogas para afronta-los quando estão apenas imitando seus próprios hábitos. Para os adolescentes há um grande dilema se render ao prazer momentâneo das drogas ou renunciá-las em uma sociedade que induz a prática do uso de substâncias toxicas.

Outros materiais