Buscar

Avaliação Objetiva 2 Adm estrategica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Objetiva 2 – Adm estratégica
1Colocando a estratégia em prática todo o esforço com vistas à estruturação estratégica envolve energia, tempo,  recursos,  pesquisa  e  direcionamento.
I. Pode-se  afirmar  que  os responsáveis pelas estruturas empresariais, não podem jamais parar de planejar.
II. Em  estratégia  há  ciclos  que  nascem,  desenvolvem-se  e  são concluídos,  quando  outros  ciclos  iniciam  e  não são  implantados.
III. Quando se inicia novo ciclo, há equipes cuidando da implementação e do acompanhamento do ciclo concluso, enquanto iniciam-se as buscas  de  dados,  avaliação  de  cenários,  armazenamento  de  informações, com vistas ao novo ciclo.
IV. O ciclo é uma dinâmica irregular nas corporações. Estão corretas:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I e III 
2Considerando o direcionamento do esforço estratégico, a pesquisa e o desenvolvimento, considera-se que:
    a) Inovar não significa romper com padrões estabelecidos. Assim, a organização inovadora não pode se basear em nenhuma forma de padronização para coordenação. 
    b) Inovar significa romper com padrões estabelecidos. Assim, a organização inovadora pode se basear em nenhuma forma de padronização para coordenação. 
    c) Inovar significa romper com padrões estabelecidos. Assim, a organização inovadora não pode se basear em nenhuma forma de padronização para coordenação. 
    d) Inovar significa romper com padrões estabelecidos. Assim, a organização inovadora não pode se basear em nenhuma forma de despadronização para coordenação. 
    e) Inovar significa romper com padrões estabelecidos. Assim, a organização inovadora não pode se basear em nenhuma forma de padronização para descoordenação. 
3 São considerados passos no controle estratégico, no roteiro de um passo depois do outro:
    a) dentro dos parâmetros da missão e dos objetivos, determinar que necessidades devem ser monitoradas, avaliadas e controladas; estabelecer padrões; mensurar o desempenho; comparar desempenho com padrões; não tomar medida se desempenho harmoniza com padrões; tomar medidas se desempenho não harmoniza com padrões. 
    b) dentro dos parâmetros da missão e dos objetivos, determinar que necessidades devem ser monitoradas, avaliadas e controladas; estabelecer padrões; mensurar o desempenho; comparar desempenho com padrões; tomar medida se desempenho harmoniza com padrões; não tomar medidas se desempenho não harmoniza com padrões.
    c) dentro dos parâmetros da missão e dos objetivos, determinar que necessidades devem ser monitoradas, avaliadas e controladas; estabelecer padrões; comparar desempenho com padrões; mensurar o desempenho; não tomar medida se desempenho harmoniza com padrões; tomar medidas se desempenho não harmoniza com padrões. 
    d) dentro dos parâmetros da missão e dos objetivos, determinar que necessidades devem ser monitoradas, avaliadas e controladas; mensurar o desempenho; estabelecer padrões; comparar desempenho com padrões; não tomar medida se desempenho harmoniza com padrões; tomar medidas se desempenho não harmoniza com padrões. 
4Leia com atenção os textos seguintes:
I. O processo de estratégia é um processo de mudança. A resistência  à  mudança  ocorre  sempre  que  uma  mudança  organizacional  introduz  um  afastamento  descontínuo  em  relação  a  comportamento,  cultura  e estrutura  de  poder  anteriores. POR QUE 
II. A resistência não é uma aberração, mas um problema fundamental, que merece atenção  comparável  à  atenção  dispensada  à  formulação de estratégias. Assinale a alternativa correta:
    a)O primeiro texto (I) é verdadeiro e o segundo (II) falso. 
    b)O primeiro texto (I) é falso e o segundo (II) verdadeiro. 
    c)Ambos os textos são verdadeiros e o segundo (II) não complementa o primeiro (I). 
    d) Ambos os textos são verdadeiros e o segundo (II) complementa o primeiro (I).
5Alinhamento da estratégia. A estratégia não passará de fogo de palha  se  uma  atenção  maior  não  for  dada ao  trabalho  mais  difícil  e menos  glamoroso  da  implementação.  
I. A  implementação  descreve  as  medidas concretas  que  traduzem  a  intenção  da  estratégia  em  ações  que  produzem resultados.
II. A implementação requer atenção gerencial descontínua em todos os níveis. 
III. Ao contrário da criação de estratégia, que é orientada para a empresa e o mercado, a implementação é orientada para as alterações. 
IV. A excelência na implementação é absolutamente essencial e capaz de proporcionar recompensas enormes. Está correta a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I e IV 
6Sobre cultura organizacional escolha a alternativa correta:
    a) Cultura refere-se aos valores, às tradições e ao estilo operacional de uma empresa. 
    b) É uma daquelas qualidades exatas embora difíceis de medir ou descrever com precisão, mas que entretanto existem e dão a tônica para o comportamento dos gerentes e dos funcionários. 
    c) O termo descreve como as pessoas veem seu ambiente de trabalho e como as coisas não são feitas.
    d) A cultura de uma empresa pode ser de gênero neutro, qualidade de serviços acima de tudo, e operar de maneira coloquial e hierárquica. 
7Sobre o exercício do poder pelo gerente, sabemos que:
I. O poder diz respeito à capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A.
II. O poder implica um potencial  que  não  precisa  ser  realizado  para  ser  eficaz  e cria uma  relação  de independência. 
III. O  poder pode  existir,  mas  não  ser  exercido.
IV. O poder  é  uma  capacidade  ou potencial. Uma pessoa pode não ter poder e utilizá-lo.Está correta a alternativa:
    a)Somente I e II 
    b)Somente II e III 
    c)Somente III e IV 
    d)Somente I e III 
8A importância das pessoas. O caminho do sucesso depende de apoio e liderança. O comandante do processo deve obter respostas positivas a questões como:
I. o número de participantes-chave é suficiente?
II. as equipes têm conhecimento ou preparação adequada para a empreitada que os aguarda?
III. os gerentes estão preparados para tomar as decisões acertadas e executar suas tarefas de forma centralizada, não focada nos objetivos maiores? 
IV. estes  mesmos gerentes têm crédito suficiente frente suas equipes e estas os levam a sério? Há efetivas lideranças nas gerências? Escolha a alternativa correta:
    a)Somente I, II e III 
    b)Somente II, III e IV 
    c)Somente I, III e IV 
    d)Somente I, II e IV 
9O BSC – Balanced Scorecard apresenta quatro dimensões da estratégia. São elas:
    a) o aprendizado e envolvimento das pessoas; os processos internos e sua conformidade com as normas; o nível de satisfação dos clientes; aspectos financeiros e de resultados. 
    b) o aprendizado e desenvolvimento das pessoas; os processos internos e sua conformidade com as normas; o nível de satisfação dos fornecedores; aspectos financeiros e de resultados. 
    c) o aprendizado e desenvolvimento das pessoas; os processos externos e sua conformidade com as normas; o nível de satisfação dos clientes; aspectos financeiros e de resultados. 
    d) o aprendizado e desenvolvimento das pessoas; os processos internos e sua conformidade com as normas; o nível de satisfação dos clientes; aspectos financeiros e de resultados. 
10O que é o Balanced Scorecard? 
I. É um método de gestão da estratégia,  assim  considerado  todo  o  seu  processo  de  execução  e  que  visa, além de acompanhar diariamente o desenrolar dos resultados, proporcionar ao gestor a visão do todo.
II. Um método capaz de proporcionar às equipes – aqui entendido todos os componentes da organização – informações diárias e atualizadas sobre quatro dimensões táticas.
III.  É uma ferramenta de gestão que agrega o acompanhamento do desempenho estratégico, não apenas sob os aspectos quantitativos, também os qualitativos.
IV. Uma ferramenta que não serve apenas de controle,mas de acompanhamento,  informação  e  realimentação  das  equipes,  olhando  pelo retrovisor porque informa a evolução dos negócios no passado, apresenta a situação atual e projeta o futuro. Escolha a alternativa correta:
    a)Somente I, II e III 
    b)Somente II, III e IV 
    c)Somente I, III e IV 
    d)Somente I, II e IV

Outros materiais