Buscar

Trabalho Final PMO - Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Jonas Kenzo Hamasaki
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Projetos Complexos	,
 Tutor: Prof. Rafael Dias Ribeiro
Curitiba
2018
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Projetos Complexos
CASO: Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem tempo de espera!”
REFERÊNCIA: HESKETT, James, L. LUECKE, Richard. Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem tempo de espera!”. Harvard Business School, 2007. Boston.
	 O texto de fichamento da disciplina de gerenciamento de projetos complexos apresenta o caso do grupo de restaurantes Porcini’s. Que após analisar o cenário atual de expansão de seus concorrentes, decidiu que deveria agir, e seu projeto de alta complexidade foi descrita pelo base “Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem tempo de espera”.
	A Porcini’s, Inc. teve inicio em 1969 como um restaurante familiar no extremo norte de Boston. Em 2010 a companhia já possuía 23 estabelecimentos, empregava 954 funcionários e gerava U$ 94,3 milhões de receitas. O sucesso da Porcini’s estava vinculado à uniformidade da alta qualidade da comida e do serviço em cada estabelecimento. A qualidade podia ser creditada à longa experiência de cada um dos gerentes de restaurante, pessoal de supervisão e chefes de cozinha, e às receitas da Chef Mariana Molise. Além disso, a Porcini’s se destacava por criar ambientes originais e inigualáveis de restaurantes familiares. 
	Em 2011, Tom Alessio, vice-presidente de marketing da Porcini’s Inc., da cidade de Boston, ponderava sobre uma forma de expandir a empresa de forma viável. Sua ideia inicial foi a de oferecer a qualidade de serviço e comida para os viajantes em um sistema rápido com um cardápio e preço reduzido, assim surgiu a ideia do Porcini’s Pronto. A ideia era concorrer no nicho das cadeias de fast food, porém sem comprometer a reputação da companhia. O objetivo de Alessio era ousado, os componentes do conceito Pronto eram: qualidade do serviço, qualidade da comida, preço, marca, localização, modelo de propriedade e exceder a taxa de atratividade de referência da companhia de 6%. 
	A indústria de restaurantes/alimentação dos E.U.A. possui três segmentos principais: fast food, restaurantes de serviço completo com uma única unidade e cadeias de restaurantes de serviço completo. A Porcini’s estava classificada na terceira categoria e o objetivo da Pronto também era de se manter na mesma categoria, porém com um enfoque em outros clientes. 
	A Pronto era considerado um projeto de altíssima complexidade pela alta gerência. Para tentar mitigar os possíveis problemas a gerencia resolveu dois restaurantes Pronto para servirem como projeto piloto. Os trabalhos iniciaram com a análise da localização, de acordo com o consultor imobiliário, a determinação do local deveria seguir os seguintes critérios: próximos de saídas de rodovias estaduais movimentadas; Perto de postos de combustíveis; Perto de acomodações de padrão econômico; próximo de um grande prédio de escritórios, parque comercial ou região de lojas; Dentro da área de operação da Porcini’s; e em uma distância razoável dos restaurantes italianos existentes.
	Foi realizado uma pesquisa do consumidor apontando como potenciais clientes, viajantes de férias, pais e crianças pequenas, empregados de escritórios interessados em opções para almoçar fora. 
	Em relação a concorrência, o principal risco seria o reconhecimento da marca. Neste quesito a Porcini’s estava em desvantagem, particularmente junto aos viajantes da região. 
	A estratégia operacional era distinta dos restaurantes tradicionais da Porcini’s, disponibilizaria menos locais para sentar, possuiria menos funcionários e um cardápio mais enxuto. Porém, o grande diferencial estaria na contratação de pessoas certas e a sua valorização pessoal/profissional, a companhia acreditava que o segredo do sucesso estava vinculado ao grau de atitude e ética de seus funcionários. 
	Como se tratava de um projeto piloto, era imprescindível a análise de satisfação do cliente perante a qualidade do serviço e da comida. Para monitorar a qualidade, cada mesa na Pronto seria equipada com um pequeno monitor, conectada em tempo real a central da companhia. A ideia principal era fazer com que o cliente gerasse um feedback de forma ágil, prática e sucinta em troca de um bônus para seu próximo retorno. Os itens avaliados contribuíam para o posicionamento estratégico da empresa, além de auxiliar na remuneração dos bônus por mérito dos funcionários (tanto a individual quanto a coletiva). Dentre os itens avaliados estão: Gentileza e eficiência do funcionário que lhes atendeu, qualidade da refeição, rapidez e qualidade do serviço, relação custo-benefício, aparência e limpeza dos restaurantes, limpeza dos banheiros e qualidade da visita em geral. 
	Outro ponto chave para o sucesso da Pronto seria a rapidez do atendimento em geral. Calculou-se como meta que um viajante demandaria em média 30 minutos para o almoço e 45 minutos para a janta. Com o intuito de agilizar alguns processos, os restaurantes foram equipados com sistema wireless para o pagamento, utilizando maquinas de cartão, e para a envio do pedido do garçom para a cozinha, com o objetivo de agilizar o processo como um todo.
	 Com base no texto, é possível verificar que projetos que desafiam o status quo da empresa, necessitam de uma análise minuciosa de vários fatores. Principalmente mantendo a missão, visão e valores da empresa. É notório como a Porcini’s analisou vários desses fatores, além dos econômicos, para alavancar o projeto do Porcini’s Pronto. 
	
LOCAL: Biblioteca da Disciplina Gerenciamento de Pessoas. 
 
 
�

Outros materiais