Buscar

Trabalho Final Gestão de Projetos Complexos Estácio

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Jonas Kenzo Hamasaki
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Projetos Complexos	,
 Tutor: Prof. Rafael Dias Ribeiro
Curitiba
2018
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Projetos Complexos
CASO: Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem tempo de espera!”
REFERÊNCIA: HESKETT, James, L. LUECKE, Richard. Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem tempo de espera!”. Harvard Business School, 2007. Boston.
	 O texto de fichamento da disciplina de gerenciamento de projetos complexos apresenta o caso do grupo de restaurantes Porcini’s. Que após analisar o cenário atual de expansão de seus concorrentes, decidiu que deveria agir, e seu projeto de alta complexidade foi descrita pelo base “Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem tempo de espera”.
	A Porcini’s, Inc. teve inicio em 1969 como um restaurante familiar no extremo norte de Boston. Em 2010 a companhia já possuía 23 estabelecimentos, empregava 954 funcionários e gerava U$ 94,3 milhões de receitas. O sucesso da Porcini’s estava vinculado à uniformidade da alta qualidade da comida e do serviço em cada estabelecimento. A qualidade podia ser creditada à longa experiência de cada um dos gerentes de restaurante, pessoal de supervisão e chefes de cozinha, e às receitas da Chef Mariana Molise. Além disso, a Porcini’s se destacava por criar ambientes originais e inigualáveis de restaurantes familiares. 
	Em 2011, Tom Alessio, vice-presidente de marketing da Porcini’s Inc., da cidade de Boston, ponderava sobre uma forma de expandir a empresa de forma viável. Sua ideia inicial foi a de oferecer a qualidade de serviço e comida para os viajantes em um sistema rápido com um cardápio e preço reduzido, assim surgiu a ideia do Porcini’s Pronto. A ideia era concorrer no nicho das cadeias de fast food, porém sem comprometer a reputação da companhia. O objetivo de Alessio era ousado, os componentes do conceito Pronto eram: qualidade do serviço, qualidade da comida, preço, marca, localização, modelo de propriedade e exceder a taxa de atratividade de referência da companhia de 6%. 
	A indústria de restaurantes/alimentação dos E.U.A. possui três segmentos principais: fast food, restaurantes de serviço completo com uma única unidade e cadeias de restaurantes de serviço completo. A Porcini’s estava classificada na terceira categoria e o objetivo da Pronto também era de se manter na mesma categoria, porém com um enfoque em outros clientes. 
	A Pronto era considerado um projeto de altíssima complexidade pela alta gerência. Para tentar mitigar os possíveis problemas a gerencia resolveu dois restaurantes Pronto para servirem como projeto piloto. Os trabalhos iniciaram com a análise da localização, de acordo com o consultor imobiliário, a determinação do local deveria seguir os seguintes critérios: próximos de saídas de rodovias estaduais movimentadas; Perto de postos de combustíveis; Perto de acomodações de padrão econômico; próximo de um grande prédio de escritórios, parque comercial ou região de lojas; Dentro da área de operação da Porcini’s; e em uma distância razoável dos restaurantes italianos existentes.
	Foi realizado uma pesquisa do consumidor apontando como potenciais clientes, viajantes de férias, pais e crianças pequenas, empregados de escritórios interessados em opções para almoçar fora. 
	Em relação a concorrência, o principal risco seria o reconhecimento da marca. Neste quesito a Porcini’s estava em desvantagem, particularmente junto aos viajantes da região. 
	A estratégia operacional era distinta dos restaurantes tradicionais da Porcini’s, disponibilizaria menos locais para sentar, possuiria menos funcionários e um cardápio mais enxuto. Porém, o grande diferencial estaria na contratação de pessoas certas e a sua valorização pessoal/profissional, a companhia acreditava que o segredo do sucesso estava vinculado ao grau de atitude e ética de seus funcionários. 
	Como se tratava de um projeto piloto, era imprescindível a análise de satisfação do cliente perante a qualidade do serviço e da comida. Para monitorar a qualidade, cada mesa na Pronto seria equipada com um pequeno monitor, conectada em tempo real a central da companhia. A ideia principal era fazer com que o cliente gerasse um feedback de forma ágil, prática e sucinta em troca de um bônus para seu próximo retorno. Os itens avaliados contribuíam para o posicionamento estratégico da empresa, além de auxiliar na remuneração dos bônus por mérito dos funcionários (tanto a individual quanto a coletiva). Dentre os itens avaliados estão: Gentileza e eficiência do funcionário que lhes atendeu, qualidade da refeição, rapidez e qualidade do serviço, relação custo-benefício, aparência e limpeza dos restaurantes, limpeza dos banheiros e qualidade da visita em geral. 
	Outro ponto chave para o sucesso da Pronto seria a rapidez do atendimento em geral. Calculou-se como meta que um viajante demandaria em média 30 minutos para o almoço e 45 minutos para a janta. Com o intuito de agilizar alguns processos, os restaurantes foram equipados com sistema wireless para o pagamento, utilizando maquinas de cartão, e para a envio do pedido do garçom para a cozinha, com o objetivo de agilizar o processo como um todo.
	 Com base no texto, é possível verificar que projetos que desafiam o status quo da empresa, necessitam de uma análise minuciosa de vários fatores. Principalmente mantendo a missão, visão e valores da empresa. É notório como a Porcini’s analisou vários desses fatores, além dos econômicos, para alavancar o projeto do Porcini’s Pronto. 
	
LOCAL: Biblioteca da Disciplina Gerenciamento de Pessoas. 
 
 
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes