Buscar

Fundamentos da Direção e Liderança na Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �1�
FUNDAMENTOS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO: DIREÇÃO (RESUMO)
Fundamentos de Direção
Direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum, sendo necessário entender suas necessidades, motivá-las, liderá-las e criar condições de trabalho para que elas sintam satisfeitas e comprometidas com a organização. (SOBRAL; PECI, 2013)
A compatibilização dos objetivos individuais com os objetivos organizacionais é um dos principais desafios do administrador. Ao contrário das demais funções da administração, a Direção é um processo interpessoal. 
2.	Liderança
No contexto da Administração, Liderança pode ser definida como o “processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos.” (SOBRAL; PECI, 2013)
Mesmo com todas as técnicas e teorias a dispor dos administradores, nem todos obtêm os mesmos resultados na motivação de seus colaboradores, porque não são líderes eficazes. Os líderes vão além da autoridade formal, motivando, gerando entusiasmo e comprometimento por parte das pessoas. A liderança deve estar associada a importantes reflexões éticas.
Visão Geral das Teorias de Liderança: as primeiras teorias de liderança focaram os traços internos dos líderes, características que pudessem diferenciá-los de não-líderes. Essa perspectiva de liderança baseada nos traços parte do pressuposto de que os líderes nascem com tais características que o diferenciam de outras pessoas. Pesquisas revelam que os líderes têm determinados traços de personalidade (determinação, iniciativa, autoconfiança, inteligência, honestidade, integridade), mas não necessariamente as pessoas que apresentam tais características são líderes.
Posteriormente, o fracasso dessas primeiras teorias levou ao desenvolvimento de uma nova abordagem, perspectiva comportamental da liderança, cujo principal pressuposto era que o foco da teoria deveria recair no comportamento do líder (como eles realizam e delegam tarefas, como se comunicam com seus subordinados/colaboradores, como os motivam etc.). Comportamento esse que poderia ser aprendido por programas de treinamento e desenvolvimento.
Já a perspectiva contingencial da liderança demonstrou que não existe o melhor estilo de liderança, visto que depende das características situacionais, ou seja, das características dos colaboradores/subordinados ou do trabalho a ser desempenhado.
Todas essas perspectivas trouxeram importantes contribuições.
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
GESTÃO CONTEMPORÂNEA
AULA 11: 21 de out de 2014 (terça)
AULA 13: 5 de nov de 2014 (quarta)

Outros materiais