Buscar

aula de impacto ambiental segunda aula

Prévia do material em texto

AULA 2 - CONFORTO AMBIENTAL 
DEFINIÇOES DE IMPACTO AMBIENTAL 
INTRODUÇÃO :Algumas pessoas acham que o impacto ambiental refere-se só às coisas "naturais", mas não é bem assim. Segundo a legislação brasileira, impacto ambiental é:
“qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.”
(Resolução 001/86 – CONAMA).
OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO INICIOS 
De início, o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza. Passaram a cultivar alimentos e a criar animais, com isso, o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente.Para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares para se criar espaço suficiente para todo o necessário, além do mais, a madeira derrubada servia para construir moradias mais confortáveis e também para obter a lenha para cozinhar e se aquecer.A partir desse momento que os impactos ambientais começaram a se tornar mais visíveis.
No período de ocupação do território brasileiro, foi ocupada a faixa litorânea e as serras costeiras para que fossem alcançados os planaltos interiores. A ocupação do litoral ocorreu através do estabelecimento de pequenos povoados que iniciaram um processo de transformação das áreas naturais, principalmente, a restinga, em áreas urbanizadas.
Recentemente, a urbanização tende a ocorrer para fins de lazer, com o estabelecimento de moradias temporárias, condomínios de elevado padrão, ou prédios; em geral ocupando também áreas de restinga. A avaliação das conseqüências ou interações das atividades sobre o meio ambiente é uma forma de evitar que acidentes ambientais ocorram e de se buscar a melhoria do processo, de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente, além de constituir um item fundamental para a certificação da série ISO14001, selo que garante um sistema de gestão ambiental adequado. 
TIPOS DE IMPACTO AMBIENTAL 
Apesar da influência direta do homem no meio ambiente, nem todo impacto ambiental causa problemas ao ambiente modificado. As mudanças podem ser tanto para melhor quanto para pior, tudo depende da maneira como o homem interfere no ambiente ou como o mesmo reage diante a uma mudança ocasionada naturalmente. Assim, pode-se dizer que há a possibilidade de uma transformação ocorrida pelo homem ajudar no desenvolvimento do meio atingido. Cada caso é um caso. A seguir, veremos uma breve descrição sobre os tipos de impactos ambientais que podem ocorrer tanto naturalmente quanto por meio de influência humana.
IMPACTO POSITIVO OU BENÉFICO:Quando uma ação resulta na melhoria da qualidade de um ou mais fatores ou parâmetros ambientais. Como, por exemplo, uma ação de reflorestamento.
IMPACTO NEGATIVO OU ADVERSO :Quando uma ação resulta em danos à qualidade de um ou mais fatores ou parâmetros ambientais. Por exemplo, a criação de lixões e áreas de despejo, que podem causar a proliferação de doenças.
IMPACTO DIREITO: Quando ocorre resultado causado por uma simples relação de causa e efeito, também chamado impacto primário ou de primeira ordem. A remoção de árvores de uma encosta causa a erosão do solo.
IMPACTO INDIRETO :Quando há uma reação secundária em relação a uma ação primária ou quando ela faz parte de uma cadeia de reações; também pode ser chamada de impacto secundário ou de “enésima” ordem, de acordo com a sua situação na ordem da cadeia de reações. Voltando ao exemplo acima, a erosão do solo causa deslizamentos e enxurradas mais frequentes.
A seguir, veremos uma breve descrição sobre os tipos de impactos ambientais que podem ocorrer tanto naturalmente quanto por meio de influência humana.
IMPACTO LOCAL :quando a ação afeta apenas o próprio sítio e suas imediações .
IMPACTO REGIONAL :quando o efeito se propaga por uma área e suas imediações .A construçáo de barragens causa a elevação do nível da água , transformando a região , haja vista o caso da instalação da hidrelétrica de sobradinho .
IMPACTO ESTRATÉGICO:quando afeta um componente ou recurso ambiental de imprtância coletiva ou nacional específico.
IMPACTO IMEDIATO: quando o efeito surge no instante da ação , como no caso das queimadas .
IMPACTO A MÉDIO E LONGO PRAZO: quando o efeito se manifesta depois de um decorrido tempo apos sua ação.
IMPACTO TEMPORÁRIO : quando , uma vez executada a ação , o efeito permanece por tempo determinado .
IMPACTO PERMANENTE : quando , uma vez execultada a ação , os efeitos não param de se manifestar e permanecem por tempo indeterminado , como a desertificação do sertão brasileiro .
A partir destas observações, não há como negar que o processo de desenvolvimento econômico é um dos fatores que vem sacrificando os recursos naturais: cidades que crescem desordenadamente, matéria-prima continuamente solicitada para confecção de bens de consumo, vegetação destruída pela invasão das construções. É neste contexto que o estudo dos impactos ambientais causados pela ação humana surge como uma tentativa de conscientização de todos, moradores, construtores, urbanistas, ambientalistas, todas as pessoas envolvidas na busca por uma melhor qualidade de vida. É uma forma de mostrar que, se houver planejamento, os erros podem ser previstos, mensurados e evitados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes