Buscar

AULA 3 COMFORTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

aula 3: sistemas de gestão ambiental 
GESTÃO AMBIENTAL 
Muitas empresas perceberam , diante da globalização e das mídias eletrônicas , que o compromisso com o meio ambiente passa a ser um diferencial de confiança para seus clientes e investidores , pois sua umagem sintonizadas com ideias como qualidade de vida , preocupação ambiental e sustentabilidade garantem uma boa imagem junto a seus parceiros . Portanto , implantar sistemas de gestão ambiental torna-se uma necessidade.
Execução de um Sistema de Gestão
O processo de execução de um Sistema de Gestão consta de quatro fases:
Definição e comunicação do projeto, onde é produzido um documento de trabalho que irá detalhar e especificar como será a implantação do SGA;
Planejamento do SGA, realizando a revisão ambiental inicial e planejando o sistema;
Instalação do SGA;
Auditoria e certificação.
O Sistema de Gestão Ambiental garante: 
• Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais;
• Qualidade dos produtos, serviços e processos;
• Economia e/ou redução no consumo de matérias-primas, água e energia;
• Mercado, com a finalidade de captar novos clientes;
• Melhora na imagem;
• Melhora no processo;
• Possibilidade de futuro e a permanência da empresa;
• Possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental. 
ISO 14000
Discussões sobre meio ambiente entraram na pauta dos chefes de estado em função do aumento da preocupação ambiental no mundo. As conferências das Nações Unidas passaram a contemplá-las objetivamente em Estocolmo (1972) e no Rio de Janeiro (1992).No início da década de 90, foi formalmente estabelecido o Strategic Advisory Groupon Environment, o SAGE, pelo Business Council for Sustainable Development, dada a necessidade de normalização na área de gerenciamento ambiental. Foi o início da conscientização mundial de que qualquer tipo de negociação deveria abordar negócios, desempenho ambiental e comércio.A ISO 14000 é um conjunto de normas que foi desenvolvido no início da década de 1990 pela International Organization for Standardization (ISO), organização não-governamental com sede em Genebra (Suíça), cuja função é a de elaborar e promover padrões de qualidade de aceitação mundial, através da normatização de produtos e serviços. Este conjunto normativo foi desenvolvidopor diversos profissionais reunidos em um comitê chamado Comitê Técnico TC-207. 
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Criado pela Lei nº 6.938/81, o Sistema Nacional do Meio Ambiente é formado por órgãos e entidades da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios responsáveis pela proteção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no Brasil.O objetivo do SISNAMA é estabelecer um conjunto articulado e descentralizado de ações para a gestão ambiental, integrando e harmonizando regras e práticas específicas que se complementam nos três níveis de governo.
EMISSOES ATMOSFERICAS 
·	Nas últimas décadas, as pessoas alteraram seus hábitos, passaram a ter um estilo de vida diferente, consumindo mais produtos industrializados em vez de produtos orgânicos, chamando a atenção para questões como a destinação de seus resíduos ou os gases poluentes liberados na produção industrial.
·	Neste novo cenário, percebe-se que as ações decorrentes desses novos hábitos atuam sobre a biosfera do planeta. Um deles é a emissão de gases que promovem o aquecimento global (efeito estufa), mais especificamente o CO2 (gás carbônico). As crescentes emissões de poluentes no ar são agravadas pelo desmatamento, tornando as matas restantes insuficientes para absorver e purificar o ar. 
·	Entende-se emissão atmosférica como uma introdução de substâncias no ar que resulta na modificação da atmosfera de um determinado local e tem efeitos prejudiciais à saúde biológica. Estas emissões podem vir de causas naturais, como monções de marés, ventos e tormentas; ou de forma mecânica, pela emissão de gases ou produtos químicos de uso contínuo, como o CO2 e o CFC, lixo ou ruídos. Esta mudança pode causar danos nos recursos vivos, nos ecossistemas e nos bens materiais.
·	A influência dos contaminantes, ou substâncias poluentes, no grau de poluição depende da sua composição química. A concentração na massa de ar ou mesmo as condições climáticas podem influenciar a sua dissipação, além do fato de que os reagentes químicos podem vir a dar origem a novos poluentes.

Outros materiais