Buscar

Av1 e Av2 Psicologia e Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia e Políticas Púbilcas
AV1 e AV2
1) As Políticas Públicas são as leis que o Governo cria com a finalidade de regular e nortear a criação e manutenção de atendimentos e serviços para toda a população do país. Sabe-se que neste século XX a sociedade teve muitas conquistas, principalmente a partir do pós-Segunda Guerra Mundial. Desta forma, analise a segunda coluna de acordo com a primeira em relação à evolução das leis para a saúde no Brasil e, em seguida, assinale a alternativa correta.
1 – 1988.
2 – 1990.
3 – 2002.
4 – 2004.
I – Foi instituída a Política Nacional de Saúde Mental, alterando as formas de organização do atendimento.
II – É sancionada a Constituição Federal e outras leis complementares (como o Estatuto da Criança e do Adolescente).
III – É instituída a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e a Política Nacional de Humanização da Atenção (PNH), para orientar e humanizar o trabalho do SUS.
IV – São criadas as nº 8.080 e nº 8.142, conhecidas como Leis Orgânicas da Saúde.
I-3; II-1; III-4; IV-2.
2) O SUS (Sistema Único de Saúde) é um espaço rico para o desenvolvimento de competências importantes para o profissional. Sua diversidade de demandas suscita a busca de práticas diferentes das tradicionais com ênfase na doença e psicopatologia. Assim, o SUS trabalha dividindo a disponibilização de seus serviços em níveis de atenção. De acordo com esses, analise as proposições, assinale V para as verdadeiras e F, para as falsas e, em seguida, marque a alternativa correta.
( ) A Atenção Básica representa a entrada do usuário no sistema.
( ) É na Atenção Secundária que é realizada a triagem e as ações de prevenção a doenças.
( ) A Atenção Secundária cuida dos atendimentos mais especializado de casos crônicos ou de alto risco.
( ) É na Atenção Terciária que se dá o atendimento em saúde mental, quando necessário.
( ) A Atenção Terciária envolve os casos mais graves de doenças, ou casos e alta complexidade.
V, F, V, F, V.
3) O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é o modelo degestãoutilizado noBrasilpara operacionalizar as ações deassistência social. A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. Existem alguns princípios que norteiam o SUAS, entre eles:
Universalidade, gratuidade, intersetorialidade.
4) Para que pudéssemos chegar ao contexto de saúde que vivemos hoje, houve um longo processo de conceitos sobre a Doença e a Saúde, que perpassa pela história da humanidade e os caminhos que o homem percorreu em busca da saúde. Desta forma, o modelo que traz a saúde como sendo a manutenção de equilíbrio entre as forças da natureza e do homem, interagindo de maneira harmônica é conhecido como:
Modelo Holístico.
5) Existe um conceito de fundamental importância dentro do SUS que deve ser trabalhado desde quando se é criança para assegurar que as novas dificuldades que vierem depois, durante a vida, possam ser enfrentadas pelo indivíduo de forma mais eficaz e com maior perseverança. Este termo faz referência à capacidade de superar adversidades e de lidar positivamente com situações difíceis, como por exemplo, as de violência. Esta explicação faz referência a qual conceito?
Resiliência.
AV2
1) Para que as Políticas Públicas contemplem as necessidades da população, é preciso, antes de tudo, entender quais são as características de determinado território. Diante do tema territorialidade, analise as proposições que se seguem marcando V para as que forem verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Com relação à saúde pública, territorialidade é um espaço geográfico delimitado e com a população bem definida.
( ) Quanto à área da Assistência Social, território está associado às questões de risco e vulnerabilidade.
( ) A questão da territorialidade deve ser estudada porque o território é um norteador das políticas públicas.
V, V, V.
2) Dentro da área das Políticas Públicas, cada território é de suma importância, pois possui suas particularidades e características. Assim, na área da saúde, vários conceitos surgem a partir da noção de território e, um deles diz que a delimitação oferta aos gestores da política pública um panorama sobre o funcionamento e as deficiências dos serviços em determinado espaço geográfico. Esta definição refere-se à qual conceito?
Regionalização
3) O Sistema Único de Saúde é uma política inovadora que enfrenta muitos desafios, mas que, mesmo assim, busca sempre aprimorar seu sistema para melhor atender seus usuários. Um dos aprimoramentos que foi realizado visando a melhoria na Atenção Primária é o Telessaúde. De acordo com este, é possível afirmar que:
I – Foi instituído em 2011.
II – Busca aprimorar a qualidade do atendimento através da integração do ensino e serviço.
III – A integração no Telessaúde se dá através das Tecnologias da Informação (TI).
IV – São exemplos de ferramentas das TI: chat, webconferência e e-mails.
A alternativa que apresenta as asserções corretas é:
I, II, III e IV.
4) Muitas pessoas que vivem em situação de rua são usuárias de substâncias psicoativas. Nesses casos, a estratégia utilizada é a redução de danos que não objetive induzir o usuário à interrupção do uso, mas orientar sobre os riscos e encaminhamentos necessários aos cuidados em saúde. Esta é uma ação do Consultório na Rua. Frente a este programa, analise as proposições que se seguem, marcando V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O Consultório na Rua é um dispositivo importante na saúde e que está vinculado à Atenção Secundária.
( ) O Consultório na Rua conta com o suporte de outros equipamentos, tais como, NASF, CAPS, rede de urgência...
( ) O Consultório na Rua envolve a articulação da rede intersetorial no cuidado às questões relativas à população em situação de rua.
( ) É um trabalho bastante delicado que o Consultório na Rua realiza, demandando atendimento digno e qualificado, sem julgamentos ou preconceitos.
A sequência correta é:
F, V, V, V
5) Qual seria o melhor modelo de liderança quando se fala em gestão de serviços públicos? Sabe-se que o perfil mais adequado de liderança varia de situação para situação, porém, alguns autores afirmam que a liderança democrática é a mais aconselhável. Com relação à liderança democrática, assinale a alternativa correta:
Neste tipo de liderança, o gestor ouve sua equipe, trabalha coletivamente, motivando o grupo e melhorando a qualidade na execução da tarefa.

Outros materiais