Buscar

resenha critica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Disciplinas: Psicologia do desenvolvimento humano ,Linguagem e compreensão de texto
Professor (a) /tutor (a) local: Janete 
Nome do Aluno(a), RU: Ligia Natalia da Silva Brito Rego RU;1919955
Identificação Bibliográfica: ESCOSIN ,Ana Paula , Psicologia do desenvolvimento humano ,GOIS HARTMANN, Schirley , SANTAROSA DONIZETE ,Sebastião , Praticas de escrita para o letramento no ensino superior , PEREIRA , Cicero , TORRES ROSAS , Ana Raquel ,ALMEIDA TALES ,Saulo , Um estudo do preconceito na perspectiva das representações raciais : Analise das Influencias de um Discurso Justificador da Discriminação do Preconceito Racial.
Resenha
O livro psicologia do desenvolvimento humano, traz uma reflexão a cerca da análise do comportamento humano e suas fases e seus comportamentos em meio a sociedade .
Para a Psicologia não há como absorver o comportamento humano , por meio isolado , como se existissem fora do contexto social.
Para Lane (1991p,7) a psicologia social deve estudar o comportamento
o humano no que ele é influenciado socialmente
Esta ocorre mesmo antes de nascermos , a linguagem o modo de como são atribuídas as palavras , tudo depende do contexto social , os valores , o que considera-se por certo ou errado ;um exemplo disso , o Tarzan sua forma de comportamento não e comum para a sociedade , mas analisando o contexto o qual foi introduzido vivia com macacos , se comunicava , locomovia , ele não tinha como absorver de outra forma foi o único contexto que conheceu que cresceu ; Mas vamos refletir se Tarzan não tivesse sido criado por macacos , e sim em um meio social , com regras e comportamentos regidos pela sociedade será que ele se comportaria como um ser irracional ?imagino que a resposta e uma só não pois está claro que o ser humano absorve comportamentos o qual esta inserido se estiver em um meio sociável provavelmente será sociável e educado se for criado por macacos se comportará como tal .
O ser humano pode conviver em diferentes grupos sociais , denominados em quatro , grupos pessoais , o grupo em que o individuo se sente a vontade , grupos externos ,grupos os quais as pessoas não pertencem ,como outras famílias , religiões ,outras escolas , grupos primários ,que transmitimos as pessoas sensações de pertencimento ,grupos secundários , refere-se aos contatos sócio impessoais , não permanente , pessoas são substituídas .
Como podemos perceber os grupos pessoais e externos são opostos , no primeiro o individuo se relaciona , no segundo ele esta fora do contato direto com o individuo , nos grupos primários e secundários também há oposição , pois no primeiro há oposição e no segundo as relações são impessoais .
Os grupos sociais interferem na personalidade para Lorena (2014 p 50), o lar a família , os amigos a escola , a vizinhança a comunidade , a comunicação e a nação são responsáveis e afetam o processo.
Analisando o que diz Lorena , vamos a um exemplo ,no contexto social uma menina de 13 anos na fase adolescente , faz nova amizade se encaixa em um grupo diferente , não tão positivas , vai adiante sentindo-se bem ,sua mente e um turbilhão de incertezas e rebeldia, seus pais não aceitam o envolvimento com os mesmos ,contudo ela permanece no meio , quando esta bem introduzida entres eles a oferecem cocaína , ela ira aceitar ? Para não sentir-se diferente ou inferior ao seu grupo ela provavelmente ira usar sim , por mais que tenha sido orientada ela ficara balançada pois aquele e seu grupo ela se identifica com ele , isso nos mostra que os grupos sociais interferem sim na nossa personalidade .
Cada individuo , ao nascer encontra um sistema social formado através das gerações já existente e que e assimilado e por meio das interelações sociais . A sociedade com suas instituições crenças e costumes , não para acima dos indivíduos , mas sim ela e constituída por indivíduos .Não se trata de colocar a sociedade acima dos indivíduos como um ser isolado acima da sociedade , mas sim uma rede de interações individuais em constantes mobilidade .
A questão racial no Brasil , teve seu desenvolvimento com a lucratividade do trafico negreiro e o interesse das oligarquias , em mão de obra escrava , anseia no pais o sincretismo cultural ,a mistura indígena , africana e europeia a inter-relação formada nesse momento a relação senhor escravo , por isso então a resistente a dismiticação do racismo da inferioridade em questão a raça , na questão de achar uma melhor que a outra , essa discriminação e passada e absorvida por gerações .O negro ainda é muito discriminado no contexto social atual , por conta da relação formada no passado em que o negro e ainda hoje absorve-se isso , vemos isso no dia-dia , por exemplo em uma entrevista de trabalho que existem dois interessados , um negro e outro branco , qual a probabilidade de qual ser escolhidos ? A possibilidade de o branco ser escolhido e muito alta pelo fato da absorvição do preconceito que vence gerações .
Para Robbins (2010 pg262) um grupo e definido quando dois ou mais indivíduos , interdependentes e interativos , que se reúnem visando a obtenção de um objetivo.
O autor supracitado diz que há dois tipos de grupos formais, formados para atribuições especificas e realização do trabalho ,e os informais ,tem interações mais intimas entre eles e devido a nessecidade de uma interação social .
Robbins afirma mais quatro subdivisões para os grupos , de comando , de tarefa ,de interesse , de amizade . E porque nos como indivíduos precisamos nos agrupar em algum momento da vida ? Porque a nos agrupamos a algum tipo grupal , o individuo sente mais segurança sente que a responsabilidade é compartilhada .
Comunicação significa ação de tornar algo comum a muitos outros .
Por isso a inclusão dos deficientes auditivos e um grande tabu para a sociedade , e com isso gera a exclusão destes indivíduos no meio social , por conta da comunicação não habitual , para quem não tem a deficiência, precisa-se de inovação e qualificação geral pra profissionais , e também da sociedade ao topo para inquadra-los , no convívio e comunicação , no convívio e comunicação social adquirindo uma vida normal melhores qualidades de empregos , mas porem isso esta longe do nosso alcance .
No contexto de comunicação observa-se 8 itens conforme Robbins ,emissor quem envia a mensagem ,codificação ;é a transmissão um pensamento em código de linguajem pelo emissor ,canal; e o meio pelo qual a mensagem é enviada ao receptor , receptor ;e o individuo a quem a mensagem é dirigida ,descodificação é a tradução dos símbolos da mensagem pelo receptor para a sua compreensão , ruído ;é composto pelas barreiras da comunicação que distorcem a clareza da mensagem , feedback ;refere-se a transmissão da mensagem se a ocorreu como pretendida e se houve a compreensão ,mas contudo pode haver falhas em um desses itens e a mensagem pode não ser absorvida corretamente , quando o individuo recebe a mensagem é essa comunicação pode ocorrer de duas forma tanto vertical como horizontal , o primeiro quando a comunicação ocorre de um grupo para outro o segundo o nível de comunicação e o mesmo sem oscilações .
Segundo Robbins a comunicação ocorre de três formas diferentes ,comunicação oral; transmissão falada entre grupos , escrita utiliza-se de linguajem escrita , comunicação não verbal; é a comunicação por gestos corporais ‘’o corpo fala ‘’.
Países diferentes usam símbolos de linguagem distintos , regionalmente usa-se uma linguagem diferente e há vários explicações uma das e contexto o qual esta inserido o individuo , por exemplo no nordeste chama-se jerimum no norte abobora , a variação da linguagem e relação a comunicação e vasta e o preconceito também’’ por exemplo é paraíbinha não sabe falar , só serve pra limpar ‘’.
O desenvolvimento do ser humano inicia-se no momento em que o ovulo materno e fecundado pelo espermatozoide paterno , formando uma única célula que imediatamente começa dividir-se e as células assumemfunções especificadas convertendo-se em parcelas de vários sistemas do corpo nervoso ósseo muscular ou circulatório .Existem quatro fases que passa o ser humano infância ,adolescência , idade adulta , velhice . A família é o primeiro ciclo que o individuo tem e acontece logo após o nascimento e mediada entre a mesma e a sociedade a formação da identidade também é formada no leito familiar como também personalidades e valores morais .Nesta fase que denomina-se infância a criança já anseia uma identidade e leito familiar é muito importante pois acarretará em desenvolvimento saudável possibilitando uma experiência positiva consigo mesmo .Na adolescência busca-se intensamente a busca da identidade , é o período da transformação com alguns momentos de rebeldia . A idade adulta suas personalidades e valores já estão formados com base em suas analises de mundo . A velhice percebemos que o nosso corpo estará contrario a nossa adolescência faremos coisas com dificuldades como nos locomovermos , lembranças falha cérebro mais lento , mas nossas experiências vividas nos faz mais inteligentes e sábios de qualquer crianças na flor da juventude chegar a esse estágio é um privilégio o idoso e um ser crucial pra nossa sociedade não e necessário que a sociedade o veja como sem serventia pos não pode mais contribuir só receber depois de uma vida árdua de dedicação.

Outros materiais