Buscar

avaliando aula 3

Prévia do material em texto

CCJ0022_EX_A3_201602394423_V1
	
	 
	 
	
		
		 
	DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCJ0022_EX_A3_201602394423_V1 
	11/05/2018 16:40:23 (Finalizada)
	
	2018.1
	Disciplina: CCJ0022 - DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
	201602394423
	 
	Ref.: 201603014197
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo, de 4 anos, é filho de Carla e não teve a sua paternidade reconhecida. Cláudio, avô de Carla e bisavô de Paulo, muito preocupado com o futuro do bisneto, pretende adotá-lo, tendo em vista que Carla ostenta uma situação financeira precária e, na opinião do avô, não é muito responsável. Acerca da possibilidade de adoção de Paulo por Cláudio, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Cláudio sendo bisavô de Paulo e membro de sua família extensa, terá prioridade na adoção da criança, exigindo-se, contudo, que Carla, mãe de Paulo, autorize e que o adotando dê o seu consentimento em juízo.
	 
	Cláudio, por ser bisavô de Paulo, não poderá adotá-lo, mesmo que Carla consinta, já que tal medida excepcional não é permitida quando o adotante é ascendente ou irmão do adotando.
	
	Claudio, por ser bisavô de Paulo, por um lado, tem prioridade na adoção da criança, mas, por outro, só poderá adotá-lo se Carla, além de autorizar a medida, for destituída do poder familiar.
	
	Como Cláudio só poderá adotar Paulo se Carla for destituída do poder familiar exercido em favor da criança, a medida, dada a sua excepcionalidade, só se justificaria na hipótese de adoção bilateral.
	
	 
	Ref.: 201602506910
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Analise as assertivas abaixo:
I - a tutela pressupõe, necessariamente, a perda ou a suspensão do poder familiar;
II - a guarda não coexiste com o poder familiar;
III - a tutela implica, necessariamente, no dever de guarda.
Assinale a a opção correta:
		
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	todas as afirmativas estão corretas
	 
	somente estão corretas as afirmativas I e III
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	 
	Ref.: 201602573442
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justiça - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. A adoção, segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	
	não pode ser deferida a avós, tios, ou irmãos do adotando, salvo se comprovado por estudo técnico que a medida atende aos melhores interesses da criança ou do adolescente.
	
	pode ser deferida mesmo sem a anuência do adotando, desde que ele, ao tempo da sentença, não tenha completado 14 (quatorze) anos, idade a partir da qual sua concordância será sempre necessária.
	
	atribui a condição de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, inclusive os impedimentos matrimoniais e a obrigação alimentar.
	
	pode ser feita por procuração, desde que garantido o estágio de convivência na companhia pessoal do adotante.
	 
	é considerada internacional quando a pessoa ou casal postulante seja residente ou domiciliado fora do Brasil.
	
	 
	Ref.: 201603559348
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre os direitos de toda criança ou todo adolescente, o ECA assegura o de ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, a colocação em família substituta, assegurando- lhe a convivência famíliar e comunitária. Fundando-se em tal preceito, acerca da colocação em família substituta, é correto afirmar que:
		
	
	a guarda causa o rompimento do poder familiar dos pais biológicos.
	 
	a adoção rompe os vínculos anteriores com a família biológica
	
	é possível a adoção por ascendentes
	
	desde que comprovem seu estado civil de casados, somente os maiores de 21 anos podem adotar.
	
	a colocação em família substituta far-se-á, exclusivamente, por meio da tutela ou da adoção.
	
Explicação:
A adoção rompe os vínculos com a família natural ou biológica para que se constiua um vínculo legal e afetivo co a fampiliaadotante para que a Criança ou Adolescente possa ter a condição jurídica de filho, com todos os direito  inerentes a essa nova condição. Esta condição perdura até mesmo após a morte dos adotantes, assumidos com pais, exceto se houver a destituição destes novos pais!!!!!!!
	
	 
	Ref.: 201603496987
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os pais da criança Bento, de 3 anos e portador de doença congênita, comparecem à audiência de instrução do processo de Adoção, no Juízo da Vara da Infância e Juventude, e manifestam a concordância da adoção do filho, para o casal Tilda e Magno. Após 15 dias retornam arrependidos e com uma petição de retratação, ao Juizado da Infância e Juventude, para saber do processo. Lá, ficam sabendo que o mesmo já tem sentença, com procedência da adoção, mas está na pilha de publicação, há dois dias. PERGUNTA-SE: O pedido de RETRATAÇÃO do consentimento dos titulares do PODER FAMILIAR, autorizado a ser anexado aos autos, poderá ser efetivada até que fase do processo? Identifique e marque a resposta correta de acordo com as disposições da Lei 8069/90(ECA).
		
	
	A retratação só poderá ser admitida após a oitiva da equipe interdisciplinar;
	
	A retratação só poderá ser admitida antes da Sentença e após nova audiência a ser designada para tal fim;
	
	Antes do parecer do Ministério Público e depois da citação para a audiência;
	
	Depois da concordância com a adoção os pais não podem mais apresentar retratação;
	 
	Após a audiência de Instrução , mas antes da publicação da Sentença;
	
Explicação: Gabarito: Resposta correta, dentro as normas do Eca é B em razão do conteúdo do art. 166, § 5º fa lei 8069/90, in verbis:"Art. 166. Se os pais forem falecidos, tiverem sido destituídos ou suspensos do poder familiar, ou houverem aderido expressamente ao pedido de colocação em família substituta, este poderá ser formulado diretamente em cartório, em petição assinada pelos próprios requerentes, dispensada a assistência de advogado. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência § 5o O consentimento é retratável até a data da publicação da sentença constitutiva da adoção. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) L12010
	
	 
	Ref.: 201602506772
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Indique a alternativa CORRETA:Um médico encontra uma criança abandonada, de 3 anos aproximadamente, na noite de 6ª feira quando chegava para cumprir seu plantão em Hospital Público. Promoveu o primeiro atendimento à criança, e como estava em boas condições de saúde, apresentou-a ao Delegado de Polícia local, às 22h45min do mesmo dia, e esse a encaminhou ao abrigo mais próximo. Pergunta-se: o dirigente de programa de abrigo poderá excusar-se de receber a criança?
		
	 
	não, pois trata-se de caso excepcional e de urgência de criança abandonada
	
	sim, pois o Delegado de Polícia deveria aguardar o horário de funcionamento do Conselho Tutelar, na manhã seguinte
	
	sim, pois o Juiz da Vara da Infância e Juventude é quem tem competência para abrigar
	
	não, pois trata-se de encaminhamento de Delegado de Polícia
	
	sim, pois o Delegado de Polícia não é autoridade competente, pelo art. 93 do ECA
	
	 
	Ref.: 201603062326
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"A família é o primeiro agente socializador do ser humano. E a convivência comunitária fortalece valores e reforça o reconhecimento dos interesses individuais e coletivos." Partindo-se desta premissa podemos fazer as seguintes afirmações:
		
	
	O ECA sofreu alteração recente pela Lei 12962/14, que passa a estabelecer no parágrafo 4o do artigo19 que não será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe e o pai privado da liberdade.
	
	A regra, pelo artigo 19 do ECA, é a família substituta.
	
	A regra, pelo artigo 19 do ECA, não é a família natural ou extensa/ampliada.
	
	O ECA não sofreu alteração recente pela Lei 12962/14, que passa a estabelecer no parágrafo 4o do artigo 19 que será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe e o pai privado da liberdade
	 
	A regra, pelo artigo 19 do ECA, é a família natural ou extensa/ampliada; e a exceção, a família substituta.
	
	 
	Ref.: 201603559318
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marcelo e Maria são casados há 10 anos. O casal possui a guarda judicial de Ana, que tem agora três anos de idade, desde o seu nascimento. A mãe da infante, irmã de Maria, é usuária de crack e soropositiva. Ana reconhece o casal como seus pais. Passados dois anos, Ana fica órfã, o casal se divorcia e a criança fica residindo com Maria. Sobre a possibilidade da adoção de Ana por Marcelo e Maria em conjunto, ainda que divorciados, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O casal deverá se inscrever previamente no cadastro de pessoas interessadas na adoção.
	
	O casal não poderá adotá-la
	 
	O casal poderá adotá-la, desde que acorde com relação à guarda (unipessoal ou compartilhada) e à visitação de Ana.
	
	O casal somente poderia adotar em conjunto caso ainda estivesse casado.
	
	Apenas Maria poderá adotá-la, pois é parente de Ana.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes