Buscar

ED 2 PERIODO NUTRIÇÃO E DIETETICA

Prévia do material em texto

1. Uma alimentação bem variada e balanceada, a prática regular de exercícios físicos, o controle do estresse e a adoção de um comportamento preventivo, são componentes da categoria estilo de vida, que podem ser modificados para viver melhor, com qualidade (Nahas, 1996). Nutrientes são componentes dos alimentos que participam por meio das mais variadas funções da homeostase do organismo. A energia, mesmo não sendo um nutriente, também participa desta regulação. Uma forma de classificar os nutrientes é estabelecida de acordo com a quantidade que são necessários ao organismo: macronutrientes e micronutrientes. Entre os micronutrientes têm-se as vitaminas e minerais, classificados a depender da quantidade que devem ser consumidos para suprir as necessidades nutricionais (ESCOTT-STRUMP & MAHAN, 2000). Para Escudero (1938), nutriente é toda substância que, introduzida no organismo, irá exercer uma função de nutrição, assim são classificados com função construtora, reguladora e energética.”
Resposta: a) A partir da leitura do enunciado podemos afirmar que é correto classificar, proteínas e alguns minerais como o cálcio como nutrientes com função construtora .
Justificativa: proteínas e minerais são os principais construtores do organismo
2. Em relação à alimentação saudável podemos afirmar que:
Resposta: a) Os alimentos devem ser qualitativa e quantitativamente adequados, ao hábito alimentar, consumidos em refeições/dia, em ambientes calmos.
Justificativa: os nutrientes dos alimentos que ingerimos que nutrem nossas células e constituem nosso corpo como um todo.
3. De acordo com a ASBRAN :   ________________ ______________são definidas como a quantidade de energia e de nutrientes disponíveis nos alimentos que um individuo sadio deve ingerir para satisfazer todas as suas necessidades fisiológicas. Encaixe as palavras chave . 
Resposta: b) Necessidades Nutricionais
Justificativa: cada individuo sadio tem sua alimentação própria pois nenhum organismo e igual ao outro
4. Recomendações , São definidas tradicionalmente como a quantidade de energia e  nutrientes que atendem às necessidades da maioria dos indivíduos de um grupo ou uma população . Do ponto de vista dietético, as recomendações nutricionais podem significar escolhas alimentares, ou seja, a seleção e o conjunto de alimentos que promovam a saúde . Do ponto de vista dietoterápicos , as recomendações podem também significar a seleção e combinação de alimentos com finalidade terapêuticas
Resposta: c) Ambas as definições estão corretas.
Justificativa: uma alimentação adequada e aquela que supri todas as necessidades do individuo
5. Podemos definir GUIAS ALIMENTARES como:
I) Instrumentos que visam orientar a população, visando a alimentação saudável.
II )São baseados em políticas de alimentação e nutrição, visando a promoção da saúde.
III) Devem ser de fácil entendimento e adaptados ao hábito alimentar da população.
IV) Não precisam ser revistos.
Resposta: e) Somente I, II e III são corretas .
Justificativa: um guia tem que ser bem explicativo para que haja uma boa alimentação do individuo
6. A ________________  é considerada a área da nutrição responsável por subsidiar o planejamento de cardápios balanceados, por isso comtempla os métodos e cálculos utilizados para estabelecer a composição nutricional da dieta a ser prescrita, Encaixe a palavra chave :
Resposta: a) dietética .
Justificativa: técnica em que cada individuo possa seguir com facilidade
7. O planejamento dietético tem início no diagnóstico nutricional do individuo, tendo o nutricionista o objetivo de traçar a intervenção nutricional, para manutenção, perda ou ganho de peso por exemplo, ao instituir um objetivo o nutricionista deve estabelecer o IMC (índice de massa corporal)  que pode ser estabelecido por meio da seguinte equação:
Resposta: d) IMC = Peso em (kg) , dividido pela A2 (em Metros)
Justificativa: estabelece se o individuo esta ou não no seu peso ideal.
8. Em um cardápio com 2000 kcal/dia , a quantidade de kcal para 55% de carboidratos, 15% de proteínas e 30% de lipídios é :
Resposta: a) 1100 kcal de carboidratos, 300 kcal de proteínas e 600 kcal de lipídios
Justificativa: necessidade de calorias por dia de cada nutriente
9. As DRi's são definidas como valores de referencia, que representam a quantidade estimada da ingestão do nutriente a ser usado no planejamento e avaliação de dietas de grupos aparentemente saudáveis, os valores de referencia podem ser expressos segundo quatro conceitos : RDA,AI, UL e EAR, de acordo com o exposto qual a alternativa correta acerca da definição para as AI's :
Resposta: b) A AI é utilizada no lugar da RDA quando não há evidência científica suficiente para se calcular o valor da EAR
Justificativa: Sendo um valor estimado para indivíduos saudáveis, deve ser usada com cautela e somente na falta da RDA
10. Representa o valor máximo de ingestão diária crônica de um nutriente que pode ser ingerido sem provavelmente causar riscos adversos à saúde de  quase todos os indivíduos de um determinado grupo em um determinado estágio de vida e sexo. À medida que a ingestão aumenta para níveis acima do  (         ) , os riscos de efeitos adversos também aumentam (Galante , 2007). Entre os parenteses encaixamos o conceito da :
Resposta: a) UL
Justificativa:O UL não é uma recomendação, mas um limite máximo tolerável para que um nutriente não cause efeitos colaterais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes