Buscar

6 Direito Administrtativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA DA SEMANA: 22/03/2018
DIREITO ADMINISTRATIVO
Novo paradigma: substituiu-se o controle de procedimentos pelo controle de resultados. A administração denominada “burocrática” privilegiava o controle de procedimentos.
Havia um excessivo apego à legalidade (aos procedimentos legais) que a administração deixava de alcançar os resultados.
Com uma nova perspectiva, a exceção da emenda constitucional 19 de 1998, que seria o principio da eficiência, acompanhada com a emenda 19. Há diversas alterações legislativas infraconstitucionais.
Serviços públicos: o estado tem a sucumbência de prestar serviços públicos.
Diretamente: união, estados, municípios e DF têm a prestação do serviço centralizado. Quando a via se transfere da adm. direta para a indireta ou para for da administração pública, está diante da descentralização administrativa 
Desconcentração: é uma distribuição de funções/atribuições 
Começando por fundações: é um patrimônio destacado de um distribuidor para uma finalidade. Ex: uma pessoa rica destaca parte do seu patrimônio para a finalidade educacional, como pra uma escola de música, e esse patrimônio adquire personalidade jurídica, ele será o patrimônio personalizado. Isso quer dizer que a fundação não tem patrimônio, a fundação É o patrimônio!
Fundação na adm. pública, a diferença é que o distribuidor é a união, estado, município ou o DF. Quem institui a fundação são as entidades da administração direta, mediante lei, de iniciativa do chefe do executivo. Elas são criadas por lei para prestar serviços públicos e a fundação é o patrimônio para destacar o distribuidor.  Toda e qualquer fundação tem esse objetivo, a diferença é que a fundação pública da administração indireta é que quem institui é o ente federativo – mas tem também finalidades específicas, como a de saúde e outras diversas a ser atendidas. Em regra, são atendidas pelo regime de direito público, mas a lei criadora também pode determinar que a personalidade jurídica da fundação, pode ser regida por um direito misto, parte pública parte privada.
Exemplos de fundações da administração pública indireta: IBGE, UNB, TV CULTURA...
Fundações de slz: FUNF,...
Fundações estaduais do maranhão: FCA, FUCMA,...
Sistematização da fundação: 
Fundações não governamentais: fundação Roberto Marinho (globo - telecurso), privada, regida pelo dir. civil!
Fundações governamentais: elas podem determinar qual é a personalidade jurídica, fazer previsão de dir. público e privado, etc. Quem define é a lei. Assemelham-se às autarquias, pois são criadas por leis, tàm personalidade jurídica do dir privado, gozam das mesmas prerrogativas das autarquias, podem ser conhecidas como autarquias fundacionais.
Qual a diferença? A diferença é teórica, a fundação é um patrimônio destacado de um distribuidor, enquanto a autarquias é um patrimônio.
Características das fundações: o limite vem da lei, que é o controle de legalidade
Liberdade financeira. 
Liberdade administrativa. Ex: se quiser fazer uma divulgação, por exemplo.
Controle: administração direta e indireta só pode agir segundo a lei. Se foge do que a lei prevê, então é um ato não legal.
as fundações têm dirigentes próprios escolhidos segundo a sua lei criadora ou seus respectivos estatutos. 
as fundações têm patrimônio próprio. Ele decorre do repasse orçamentário do ente federativo que criou e é gerido livremente pelas fundações. 
p.s: falar que a fundação detém o patrimônio é errado, pois ela É o patrimônio.
O patrimônio nasce do distribuidor (União, Estado, Município, DF). Onde logo não existe fundação sem patrimônio. O estado que faz essa transferência de bens.
CRIAÇAO E EXTINÇÃO: como são criadas? Por lei. Lei administrativa do chefe do executivo/especifica.
PRERROGATIVAS: elas são autarquias fundacionais, contém prazos processuais em dobro e o privilégio do art. 150 da constituição.
P.s: as fundações do direito público os BENS SÃO IMPENHORÁVEIS. Não é possível penhorar. Caso isso acontecesse, poderia representar a interrupção dos serviços públicos, o que atingiria toda a coletividade.
RESPONSABILIDADE: responde pelas suas próprias dívidas de obrigações. A administração direta tem a sua responsabilidade sobre a divindade de obrigações contraídas pela a obrigação só se for subsidiária, ou seja, se exaurindo o patrimônio da fundação, aí sim o Estado responde. As fundações governamentais independem de dotar responsabilidade do corpo privado, assim como as autorias terão responsabilidade objetiva de responder pelos prejuízos que causaram.
NATUREZA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO: Para ser responsabilizado são necessários alguns elementos:
ação ou omissão
Nexo causal
Gerar um dano 
Tem que agir com culpa
Para o Estado é diferente, o autor responde objetivamente, não é necessário provar culpa, basta provar o nexo causal e o dano causado. As fundações são entidades da administração indireta e elas tèm pessoalidade pública – elas respondem objetivamente. 
P.S: a fundação não se aplica à lei de falência. Pelo princípio da manutenção da prestação dos serviços públicos e da expansão desses serviços – tudo perante a lei.
SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA: são pessoas jurídicas autorizadas por lei para sua criação, para prestar serviços públicos ou explorar atividades econômicas, dotadas de capital misto: parte público e parte privada. (Para doutrina majoritária 50% + 1 público). E que adotam a S.A. Toda sociedade de economia mista é uma S.A (sociedade anônima).
Obs: a lei autorizadora é o chefe do executivo.
Ex de sociedade de economia mista: banco do brasil, Petrobrás, caema.
Características sociedade de economia mista: 
Tem diligente próprio, escolhido pela lei autorizadora;
Possui patrimônio próprio, parte privado e parte público (ações do mercado de capitais);
É penhorável, tem liberdade financeira. 
Tem plena liberdade administrativa.
Composição dos agentes públicos: chefe de cada representante e concurso público, porém o regime é celetista.
Funções: prestar serviços públicos (especializar, otimizar, tornar eficiente), explorar da atividade econômica (atender e interagir (não entendi o resto)..)
Controle: controle de legalidade – não é hierárquico, quem controla é legalidade.
Criação: através de lei autorizada.
Prerrogativas: depende, ser forem prestadoras de serviços públicos, admite-se algumas prerrogativas; se forem exploradoras de atividades econômicas, não. 
Responsabilidade: elas respondem por seus prejuízos, o estado responde apenas subsidiariamente.
EMPRESAS PÚBLICAS: pessoas jurídicas autorizadas por lei para prestar serviços públicos ou explorar atividades econômicas dotadas de capital exclusivamente público, que adotam qualquer modalidade necessária.
Funções: prestadoras (otimizar eficiência) ou exploradoras (imperativos de segurança nacional ou relevante interesse coletivo).
Características: indecência (QUÊ? INCIDÊNCIA!?) administrativa, financeira.
Controle: de legalidade, finalístico.
Regime: CLT.
Prerrogativa: em regra, NÃO. 
Regime falimentar: não estão sujeitos a falência.
Exemplos de empresas públicas: caixa econômica, correios, BNDS, Radiobrás.

Outros materiais