Buscar

Arquitetura da Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 6 – Estrutura do site, definição de navegação e mais documentos de design
Com o intuito de garantir que todas as ações previstas para o site sejam contempladas e que a sua finalidade seja alcançada, tão importante quanto às ferramentas a serem utilizadas para a confecção do site, é a sua estruturação. A apresentação da página inicial e das outras secundárias poderão determinar o sucesso ou insucesso do site frente aos usuários. Por esta razão estruturar o site representa uma prática fundamental no projeto e no desenvolvimento.
Um site é um conjunto de arquivos que estão hospedados em um servidor, o qual está conectado à Internet e disponível para todo o mundo. Esses arquivos são compostos por texto, imagens, sons, filmes etc., que podem ser interligados. Com tantas páginas e objetos nelas dispostos, em algum momento, com certeza, o usuário irá se perder.
Site: Quantas vezes nós já nos perdemos em uma navegação e acabamos por sair do site e procurar outro com informações que nos interessavam naquele momento? Para evitar este problema devemos cuidar da estrutura do site para que o mesmo mantenha uma integridade e um direcionamento correto.
Capa - A capa representaria a página principal tendo a função de apresentação da empresa e incentivando o usuário à navegação nas suas outras páginas.
Índice - O índice de capítulos seria a navegação, com indicação dos assuntos para o usuário visitar.
Capítulos internos - representariam as páginas com conteúdo específico.
Notas de rodapé - seriam links externos com informações complementares.
É muito importante ter em mente as ações que podem determinar o sucesso junto aos usuários, como:
Definir o tema do site. / Manter os links com textos explicativos. / Posicionar as informações de forma bem visíveis. / Criar condições para navegação em navegadores diferentes. / Manter o usuário “preso” no site.
A estrutura do site representará a base sobre a qual tudo será construído. Com essa base bem estruturada o sistema de navegação será bem apoiado e garantirá um bom desempenho no momento da criação dos temas e layouts das páginas.
As metáforas organizacionais dependem da estrutura existente de um grupo, sistema ou organização. A identidade do dono do site deve ser mantida e sempre que possível, durante a navegação, o produto ou serviço deverá ser identificado.
As metáforas funcionais dizem respeito a ações do ambiente que possam ser comparadas a ações de outros ambientes de uma maneira geral.
As metáforas visuais São totalmente baseadas em elementos gráficos familiares para a maioria dos usuários.
Navegação – A navegação representa mais de 80% do sucesso ou não de um site e quando bem estruturada impede que o usuário se perca.
Como os usuários usarão o site? / Como eles irão de um lugar para outro? / Como prevenir que se percam no ambiente? / Como preparar uma lista de tópicos? / Como preparar um menu de opções? 
Documento de design - A documentação da estrutura do site registrará todas as etapas do desenvolvimento e manterá a equipe sempre atualizada do projeto.

Outros materiais