Buscar

relatório 1 DM - Análise motora infantil

Prévia do material em texto

LEONARDO FONSECA
VITOR PONTES SIQUEIRA
	Relatório de avaliação motora
 infantil proposto pelo 
 prof. Dr. Wagner de Campos. 
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
Este relatório foi produzido para evidenciar a pesquisa e coleta de dados realizada pela turma, e tem como principal papel mostrar a importância do desenvolvimento motor e também como ele se da em ambos os sexos. Pois, assim como é explicado no texto de Gallahue “Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e adultos.” O desenvolvimento motor está relacionado com várias variáveis, entre elas a idade, o crescimento físico e a maturação, no caso desta pesquisa o fator predominante nos resultados foi a idade, pois o trabalho foi realizado com crianças, que, por sua vez, tem seu desenvolvimento motor muito mais limitado comparadas com o de um adulto no apse de seu desenvolvimento, por exemplo.
Para evidenciar mais ainda o objetivo desta coleta de dados realizada neste trabalho, pode se usar de mais uma contribuição de Gallahue, que consiste na Teoria da Ampulheta. Segundo ele, nossa evolução motora ocorre, resumidamente, conforme trabalha uma ampulheta, assim sendo, antes de a ampulheta ser virada (representa o período dos 21 anos em diante) nosso recipiente é preenchido por areia, esta que preenche determinados níveis, um de cada vez. Portanto concluísse que um ser humano em seus 18 anos deve, na maioria das vezes, ter seu desenvolvimento motor fundamental preenchido, enquanto uma criança, como analisado no trabalho, ainda está neste processo de desenvolvimento.
Assim, esperasse neste relatório evidenciar os resultados e mostrar os dados duas crianças executando habilidades motoras básicas de locomoção e manipulação, que provam esta importante evolução do desenvolvimento motor que não só as crianças analisadas atingiram, como todas as crianças que estão em processo de crescimento físico e maturação. O trabalho possibilitara ao aluno conhecer aspectos da realidade motoras que as crianças apresentam.
 
 
 
 METODOLOGIA
O trabalho e pesquisa realisados podem ser classificados como descritivos, pois todo o processo desde a coleta das informações até a análise dos resultados obtidos foi feito com o uso de instrumentos terceiros, ou seja, em nenhum momento a opinião do pesquisador interferiu no desenvolvimento do trabalho de maneira a alterá-lo de alguma forma.
Já se tratando do que foi analisado, foram requisitadas duas crianças um menino e uma menina, ambas com 10 anos de idade, para a realização dos movimentos necessários para posterior análise em laboratório. Para a efetivação deste processo foram necessários instrumentos como câmera digital para a filmagem das crianças, cones e bolas para a marcação de espaço e uso em certos movimentos e a ferramenta usada para a coleta dos dados necessários para a pesquisa foi, o TGMD2 (adaptado de ULRICH).
Com este instrumento (anexado ao fim do trabalho) fica muito mais simples a coleta, afinal estão listadas todas as habilidades motoras básicas de locomoção e depois todas as habilidades motoras básicas de manipulação, as crianças, por sua vez, realizam cada uma delas mais de uma vez, e cabe ao pesquisador somente marcar ao lado de cada habilidade o número um (caso a criança realize a habilidade com facilidade) ou o número zero (caso a criança não possua esta habilidade).
Tendo realizado está última etapa do processo de análise, estes resultados são transformados em porcentagem, levando em conta é claro quantas habilidades o indivíduo possui em relação a quantas ele deveria possuir, dessa forma as quantidades em percentual são muito mais fáceis de comparar e de se supor possíveis causas para estes resultados. 
 
 
 RESULTADOS 
Criança F.
No teste locomotor de habilidades motoras básicas a pontuação atingida foi de 17 pontos de um valor máximo de 22 pontos. Podemos observar através da tabela 77% de percentil o que a coloca com um aproveitamento BOM das habilidades motoras básicas.
Na análise de movimentos manipulativos através da tabela de percentil, podemos analisar que a pontuação foi muito menor do que nas habilidades básicas. A pontuação total dela foi de 6 de um valor máximo de 13 pontos deixando-a com 46% de percentil, o que a deixa com um aproveitamento muito deficitário.
Criança M.
No teste de habilidades motoras básicas a pontuação atingida foi de 17 pontos de um valor máximo de 22 pontos. No de manipulação ele atingiu 12 na totalidade de 13 pontos. De acordo com a tabela de percentil ela obteve 77% de percentil o que a deixa com um BOM aproveitamento das habilidades motoras básicas.
Na análise dos movimentos manipulativos, de acordo com a tabela de percentil obteve 92%, com esses valores ele fica com um excelente aproveitamento de habilidades de manipulação.
 
	
	HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS
	
	
	VALOR TOTAL
	CLASSIFICAÇÃO DESCRITIVA
	CRIANÇA F
	17:22 x 100 = 77%
	 BOM
	CRIANÇA M
	17:22 x 100 = 77%
	 BOM
	
	HABILIDADES MOTORAS MANIPULATIVAS
	
	
	VALOR TOTAL
	CLASSIFICAÇÃO DESCRITIVA
	CRIANÇA F
	6:13 x 100 = 46%
	 DEFICITÁRIO
	CRIANÇA M
	12:12 x 100 = 92%
	 EXCELENTE
APROVEITAMENTO EM VALORES PERCENTUAIS 
90 – 100 – Excelente
80 – 89 – Ótimo
70 - 79 – Bom
60 – 69 - Regular
40 – 59 - Deficitário
Através da conversão dos escores brutos e percentil, podemos perceber qual foi à pontuação das crianças e o nível de desenvolvimento motor de cada uma, onde elas podem estar na média, acima da média ou abaixo da média de habilidades motoras.
Como observamos na tabela e nos gráficos a criança F, que os estímulos sobre essa criança para seu desenvolvimento manipulativo não foram o suficiente para desenvolver as habilidades esperadas para a sua faixa etária. 
Já na criança M., podemos perceber a diferenciação entre os movimentos locomotores e manipulativos. Nos movimentos básicos ela apresenta resultados classificados como BOM e nos manipulativos ela está com uma média considerada excelente.
Essa diferenciação ocorre devido possivelmente aos estímulos que foram exigidos durante seu crescimento, apesar de não termos conhecimento sobre a rotina da criança M, seus estímulos manipulativos estão excelentes para a faixa etária dela.
Segue em anexo o instrumento utilizado para a pesquisa e todos seus resultados detalhados.
REFERÊNCIAS
GALLAHUE, David Lee. DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Modelo Teórico
GALLAHUE, D.L e OZMUN J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e adultos. Phorte Editora: São Paulo, 2008. (páginas de 2 a 29)

Outros materiais