Buscar

10° DEFESAS DO RECLAMADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DEFESAS DO RECLAMADO
É desenvolvida de forma bastante semelhante à fixada no CPC podendo envolver exceções processuais, de incompetência e de impedimento e de suspeição; contestação e reconvenção.
Exceções no Processo do Trabalho
Exceção de incompetência
- Peça autônoma (salvo situações de incompetência absoluta em que a matéria será veiculada como preliminar em contestação): para alegação tanto da incompetência relativa quanto da suspeição ou do impedimento do Juízo, isto porque, a CLT detém regras próprias distintas do CPC, a IN 39/2016 é omissa e ademais a reforma trabalhista alterou o art. 800 dizendo que a exceção de incompetência territorial será apresentada no prazo de 5 dias a contar do recebimento da notificação, antes da audiência e em peça que sinalize a existência desta exceção;
- Suspensão do processo: prevê o art. 800, §1º, da CLT que protocolada a petição de exceção, o processo será suspenso,não se realizando audiência de apresentação da defesa até que a exceção seja decidida
- Apresentada a exceção os autos serão conclusos ao juiz que determinará a intimação da parte reclamante atribuindo-lhe prazo de 5 dias para manifestação: art. 800, §2º, da CLT;
- Se houver necessidade de prova o juiz designará audiência de instrução da exceção, garantindo o direito do excipiente em ser ouvido juntamente com suas testemunhas por carta precatória.
- As decisões sobre exceções de incompetência e suspeição são em regra irrecorríveis: a teor do §2º do art. 799 da CLT o acolhimento ou rejeição da exceção não sujeita-se a recurso de imediato, prevalecendo o princípio da irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias. As exceções a esta regra são encontradas na leitura conjunta do §2º, do art. 799 da CLT c/c súmula 214 do TST, ou seja, quando o acolhimento da exceção importar em remessa dos autos para vara ou tribunal distinto daquele a que se vincula o juízo excepcionado.
Exceção de Impedimento e suspeição:
 Mesmas causas de impedimento e de suspeição art. 801 da CLT – visa garantir a imparcialidade do juiz (arts. 144 e 145 do CPC podem ser utilizados supletivamente).
A doutrina entende que suspeição estaria ligada a razões de foro íntimo, portanto, retratariam as causas das alíneas a, b e d do art. 801, ou seja, amizade íntima, inimizade capital ou interesse particular na causa; lado outro as causas de impedimento se referem a relações de parentesco impossibilitando o magistrado de julgar causas de seus parentes até o terceiro grau por consangüinidade ou afinidade.
O impedimento é considerado mais grave do que a suspeição gerando vício insanável, podendo ser alegado a qualquer momento, não estando assim sujeito à preclusão. A suspeição por sua vez, como o próprio parágrafo único do art. 801 impõe, deve ser alegada na primeira oportunidade em que o recusante teve para falar nos autos quando já conhecia da causa de suspeição, sob pena de preclusão sendo ainda convalidado o vício caso o recusante tenha anteriormente se manifestado nos autos consentindo com a pessoa do juízo.
Assim como a exceção de incompetência territorial são defesas indiretas e que devem ser alegadas em peças apartadas no processo trabalhista.
Apresentada qualquer destas exceções, a teor do art. 802, da CLT o juiz designará dentro de 48 horas audiência de instrução para julgamento da exceção.
Julgada procedente a exceção será convocado juiz substituto para atuar até o final da ação (art. 802,§1º, da CLT). Se julgada improcedente a exceção, não caberá recurso de imediato, por se tratar de decisão interlocutória (art. 893, §1º, da CLT),entretanto, poderá o vencido manifestar seu inconformismo em preliminar do recurso ordinário eventualmente apresentado contra a sentença proferida no feito principal (art. 799, §2º, da CLT).
As exceções de impedimento e suspeição, até a EC 24/99 que extinguiu os juízes classistas determinava que o juiz apontado como suspeito ou impedido participasse como membro do órgão julgador da exceção. A partir de então, recomenda-se que o julgamento da exceção seja encaminhado a outro juiz do trabalho e no caso de juiz estadual exercendo jurisdição trabalhista a competência será do TRT.
Contestação
Principal peça de defesa da reclamada na qual a parte carreia os principais temas contra os pedidos formulados pelo reclamante.
Até a reforma trabalhista a CLT dispunha que a contestação seria apresentada oralmente em 20 minutos na primeira audiência designada (art. 847, caput), com a reforma trabalhista o art. 847 ganhou um parágrafo único adequando a norma à realidade atual permitindo a apresentação de defesa escrita pelo sistema eletrônico até a audiência.
Aplicável os princípios da:
- eventualidade: momento oportuno para alegação de todas as matérias de defesa sob pena de preclusão;
- ônus da impugnação específica: dever de contradizer todos os argumentos da inicial sob pena de presunção de veracidade;
- Concentração: momento oportuno para apresentação de todas as provas documentais.
Defesas veiculadas em contestação:
Defesas processuais: se voltam contra algum defeito processual e não contra o direito material invocado em si, podem ser:
a)peremptórias: as quais uma vez acolhidas levam à extinção do processo sem análise de mérito, como inépcia da inicial, litispendência, coisa julgada, perempção etc; e
b) Dilatórias:que quando acolhidas não levam à extinção do processo,mas à ampliação ou dilação do curso da causa como nulidade da citação, incompetência absoluta do juízo, conexão, deficiência de representação da parte ou falta de autorização para a causa etc.
Incompetência absoluta: (defesa processual dilatória): relacionada à matéria ou à pessoa, ex. quando a justiça do trabalho não é competente para a causa, ou quando em razão da pessoa envolvida o foro é diferenciado;
Incapacidade de parte: menores de 18 anos ou incapazes não assistidos ou representados;
Coisa Julgada: art. 836 da CLT veda aos órgãos da justiça do trabalho conhecer de questões já decididas. Lembrando que o acordo formulado na justiça do trabalho é irrecorrível.
Inépcia da Inicial: art. 330, § 1o , do CPC:
“Considera-se inepta a petição inicial quando:
I - lhe faltar pedido ou causa de pedir;
II - o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico;
III - da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão;
IV - contiver pedidos incompatíveis entre si.”
Impugnação ao valor da causa: pode ser alegada em contestação, eis que a CLT é omissa e o CPC determina a mesma como matéria preliminar à contestação.
Perempção: art. 732, da CLT
Defesas indiretas de mérito:
1-Prescrição ou Decadência:
Prescrição bienal e qüinqüenal: art. 7º, XXIX da CF/88 e art. 11 da CLT
A teor da súmula 153 do TST a prescrição tem que ser alegada pela parte interessa, podendo o ser a qualquer tempo no processo. Tal posicionamento entretanto não é uníssono, principalmente frente ao art. 336 do CPC que permite o reconhecimento de ofício nos processos civis.
A decadência, por exemplo,ocorro quando o empregador não respeita o prazo de 30 dias para instaurar inquérito para a apuração de falta grave; ou o prazo de 2 anos para propositura de ação rescisória.
2 - Compensação: art. 767 da CLT 
Defesas diretas de mérito: impugnações específicas aos direitos materiais formulados pelo reclamante.
RECONVENÇÃO: prevalece o entendimento de apresentação em peça autônoma, embora haja jurisprudência admitindo pedido contraposto em contestação
- Requisitos:
Gerais:
	- Condições da ação e pressupostos processuais
Específicos:
	- que o juiz da causa principal não seja absolutamente incompetente para julgar a reconvenção;
	- que haja compatibilidade entre os ritos da ação principal e da ação reconvencional;
	- haver processo pendente;
	- haver conexão entre a reconvenção e a ação principal 
Ação de caráter dúplice
Art. 495 da CLT – Inquérito para apuração de falta grave:
Art. 495 - Reconhecida a inexistência de falta grave praticada pelo empregado, fica o empregador obrigadoa readmiti-lo no serviço e a pagar-lhe os salários a que teria direito no período da suspensão.
- Art. 545, §2º, do CPC – Consignação em pagamento:
§ 2o A sentença que concluir pela insuficiência do depósito determinará, sempre que possível, o montante devido e valerá como título executivo, facultado ao credor promover-lhe o cumprimento nos mesmos autos, após liquidação, se necessária. 
Só cabe se o objeto da reconvenção for mais amplo abarcando, por exemplo danos morais e outras parcelas distintas de salário.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes