Buscar

ARGUMENTAR-PERSUADIR-SEDUZIR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ARGUMENTAR
< argumentum [argu- = “fazer brilhar”, “iluminar” (pela razão)
Apresentar argumentos lógicos, que justifiquem uma conclusão.
PERSUADIR
Levar a crer ou a aceitar, por adesão emotiva.
Argumentos subjetivos
SEDUZIR
Inclinar artificiosamente para o erro.
O raciocínio desenvolvido é válido, mas incorreto 
	(= raciocínio falacioso)
Falácia < fallacia = “trapaça”
IDENTIFICAR NATUREZA DO TEXTO
	Impor à mulher o dever de carregar por nove meses um feto que sabe, com plenitude de certeza, não sobreviverá, causando-lhe dor, angústia e frustração, importa violação de ambas as vertentes de sua dignidade humana. A potencial ameaça à integridade física e os danos à integridade moral e psicológica na hipótese são evidentes. A convivência diuturna com a triste realidade e a lembrança ininterrupta do feto dentro de seu corpo, que nunca poderá se tornar um ser vivo, podem ser comparadas à tortura psicológica.(Sobre o aborto de fetos anencéfalos)
IDENTIFICAR NATUREZA DO TEXTO
	É verdade que a exploração da nova pedreira poderia trazer algum incômodo para a população da cidade, mas não, certamente, na dimensão que muitos imaginam. Chegou-se a empregar, a esse respeito, a expressão “destruição da paisagem”. Ora, todos podem comprovar pelos documentos apresentados que a empresa sempre se esforçou para proteger a natureza. Já há muitos anos, ela implantou um sistema de proteção ambiental: seus caminhões não espalham pó, seu tráfego é feito fora dos limites urbanos e as partes exploradas têm sido sempre reflorestadas. (Sobre a abertura de uma pedreira próxima a uma cidade turística)
IDENTIFICAR NATUREZA DO TEXTO
	Meu oponente pede que lhe diga o que há de errado com sua proposta de seguro médico obrigatório. Eu digo que é um plano arquitetado por ele e por alguns companheiros que estão mais interessados em socializar uma profissão do que em prover melhor assistência médica. Esses homens, ambiciosos e calculistas, sacrificariam tudo por esse objetivo. Eles começariam por fingir a socialização da medicina, mas não descansariam até colocar toda a nossa economia num regime ditatorial a que sua ideologia retrógrada está ligada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais