Buscar

Acordo coletivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
Convenção coletiva de trabalho, é um ato jurídico pactuado entre sindicatos de empregadores e sindicato dos empregados para o estabelecimento de regras nas relações de trabalho em todo o âmbito das respectivas categorias (econômica e profissional). 
O artigo 611 da CLT, define Convenção Coletiva de Trabalho como o acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho.
 
ACORDO COLETIVO DE TRABALHO
O acordo coletivo de trabalho, é um ato jurídico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma ou mais empresas correspondentes, no qual se estabelecem regras na relação trabalhista existente entre ambas as partes. 
A celebração dos acordos coletivos de trabalho é facultado aos sindicatos representativos das categorias profissionais, de acordo com o art. 611 § 1º da CLT.
Diferentemente da convenção coletiva de trabalho, que vale para toda a categoria representada, os efeitos de um Acordo coletivo se limita apenas às empresas acordantes e seus empregados respectivos.
 
ASSEMBLEIA GERAL
 
Conforme artigo 612 da CLT, os sindicatos só poderão celebrar Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho, por deliberação de Assembleia Geral especialmente convocada para esse fim, consoante o disposto nos respectivos Estatutos.
 
REFORMA TRABALHISTA
Com a vigência da lei 13.467/2017, os acordos e convenções coletivas passaram a ter prevalência sobre a lei, nos casos especificados no art. 611-A. De igual modo, houve a inclusão do art. 611-B que dispõe sobre os temas que não são passíveis de negociação coletiva.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA
A comissão de conciliação prévia tem como finalidade a conciliação dos conflitos individuais de trabalho evitando o protocolo de demandas trabalhistas. Seu o objetivo é estimular a solução extrajudicial dos conflitos trabalhistas, reduzindo a litigiosidade.
É definido como organismos de conciliação extrajudicial, de constituição facultativa, no âmbito das empresas ou grupo de empresas e no âmbito dos sindicatos, conforme previsto no art. 625-A da CLT.
DA ULTRATIVIDADE DA NORMA COLETIVA
O princípio da ultratividade da norma coletiva tem como conceito a integração das normas coletivas aos contratos de trabalho.
Com a vigência da lei 13.467/2017, ficou estabelecido que é vedada a ultratividade da norma coletiva.
Para os casos anteriores a reforma trabalhista, prevalece o entendimento de que as disposições negociadas por convenções ou acordos coletivos de trabalho não integram o contrato de trabalho, possuindo prazo de vigência a ser respeitado pelas partes contratantes.

Outros materiais