atividade 2 Gestão de Pessoas
3 pág.

atividade 2 Gestão de Pessoas


DisciplinaTecnologia em Logistica189 materiais623 seguidores
Pré-visualização1 página
\ufffd
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	
	
ATIVIDADE
	01. Faça uma análise crítica da seguinte abordagem: \u201cA função de administração de recursos humanos nas organizações atuais não se restringe apenas ao departamento de recursos humanos, mas está ligada a cada gerente, a cada supervisor que precisa lidar com as pessoas sob sua subordinação\u201d. Texto 10 linhas
Com as constantes inovações, sejam elas tecnológicas, comerciais, industriais ou de negócios, a administração de recursos humanos também precisou se atualizar, mudou nomenclaturas de cargos para se aproximar das pessoas que fazem parte da equipe de trabalho. 
Antigamente era apenas o \u201cpatrão\u201d e o \u201cempregado\u201d, a distância entre um e outro em termos de relacionamento eram enormes. Atualmente as organizações passaram a estreitar os laços entre os cargos mais superiores com seus colaboradores, valorizando-os, pois pessoas valorizadas se sentem estimuladas a produzir mais, são elas o maior capital de uma empresa. A administração de recursos humanos era vista apenas como uma estrutura responsável por trabalho burocrático, hoje é vista como uma função administrativa que compreende o planejamento até o controle (recrutamento, seleção, cargos, salários, treinamento, segurança, motivação), e requer do gestor competências para orientação de seus subordinados não apenas de execução. A proximidade dos gestores com seus subordinados define a estrutura de uma organização, principalmente quando desempenhada por gestores éticos e comprometidos.
02. Dentre as atividades (Políticas de RH), listadas na aula, comente aquelas que mais te chama atenção como fundamental para desenvolvimento organizacional. Sabemos que a prática da Gestão de Recursos Humanos se dá através das políticas, assim, liste e explique pelo menos 03;
As atividades (políticas) que mais me chamam a atenção são:
Avaliação de desempenho: é uma atividade onde é avaliada a performance do colaborador (talento), procurar seus potenciais, dedicar tempo para criar uma técnica correta para avaliar o desempenho profissional do colaborador. Penso que o supervisor responsável por realizar esta política deve conhecer bem a tarefa/serviço desenvolvido pelo colaborador, para só assim emitir uma opinião correta, sem puxa saquismo.
Treinamento e desenvolvimento: é uma política da empresa para aperfeiçoar, capacitar, treinar e desenvolver seus talentos, é um investimento que a empresa faz em seu maior capital, ou seja, as pessoas que nela trabalham e que irão responder positivamente as expectativas de empresa.
Administração de cargos e salários: política desenvolvida pela empresa em remunerar seus colaboradores, de forma eficaz fazer um planejamento para remunerar conforme a importância e responsabilidade de cada cargo. Muitas empresas adotam o salário base, mais benefícios conforme os resultados do colaborador, como a participação nos lucros.
03. De que forma uma Gestão RH pode ser estratégica? Em essência, Uma gestão estratégica de pessoas está relacionada a quais aspectos? Justifique; 
A gestão de RH pode ser estratégica quando o gestor utiliza liderança e práticas estratégicas para alcançar resultados na empresa. A estratégia é toda a ação ou iniciativa que a empresa adota para ser competitiva e realizar os resultados esperados.
A gestão estratégica de recursos humanos e de pessoal destaca-se: contratação de talentos, esforço para reter os talentos, cultura organizacional, comunicação predominante.
Os aspectos gerenciais podem ser considerados: 1) fatores fora da empresa, em que ela não pode controlar, mas que a influenciam. 2) valores e cultura da organização que estimulam as pessoas (\u201cvestir a camisa da empresa\u201d). 3) como os gerentes estão gerenciando os colaboradores dentro do cenário de competitividade.
04. Conceitue Política de recrutamento e Seleção e Liste as etapas que formam essas políticas; 
a) recrutamento: é uma ferramenta para atrair pessoas para ocupar vagas na organização, através de esforços, técnicas e normas, por meio de anúncios de emprego, definido o perfil do profissional que se deseja contratar. O recrutamento pode ser interno ou externo.
b) seleção: é um conjunto de decisões e técnicas para escolher, decidir pela contratação de um talento. Isto se dá com o auxilio de um profissional de RH.
05. O que são Fontes de recrutamento? Exemplifique
As fontes de recrutamento são os locais onde podem incidir o recrutamento, ou seja, onde o recrutador pode divulgar as oportunidades de emprego disponíveis, é o mercado de recursos humanos.
Recrutamentos esses que podem ser em universidades, em agencias de emprego, no banco de dados da própria empresa, via internet, por indicações de colegas, parentes, colaboradores, fornecedores. Etc...
06. Quanto ao tipo, o recrutamento pode ser Interno ou Externo. A partir da leitura da aula, quais os aspectos a serem considerados pelas organizações na opção por um deles? Quais os ganhos? Quais as vantagens e desvantagens? Contextualize sua ideia;
A escolha da fonte de recrutamento é uma questão de decisão pois envolve investimentos, dispêndio de tempo e de dinheiro, sendo que a escolha correta de recrutamento permite agilidade no processo. Caso a empresa optar pelo recrutamento interno a mesma terá vantagens em estimular as pessoas que já estão trabalhando dentro da organização, mas corre o rico de deixar de contratar no mercado novos talentos, com novos conhecimentos. 
No recrutamento externo existem as incertezas, demora no processo, o profissional pode possuir outros vícios e cultura, mas também pode traze um sangue novo, com novos valores, evitando conflitos.
Na escolha de um deles a empresa deve respeitar os valores organizacionais, é uma questão de politicas, de cultura da organização.
07. Faça um texto máximo 15 linhas respondendo a seguinte questão: Qual a importância do planejamento na ARH? Qual a essência em planejar a gestão de pessoas? A organização pode sofrer quais consequências com ausência de um planejamento? O planejamento na ARH é um modismo ou necessidade? 
O planejamento é um dos primeiros passos que deve ser levado em conta na ARH, é um quesito que deve ser levado a sério, pois estabelece os objetivos da organização. Pode ser entendido como a capacidade de fixar metas e os meios de atingi-las. Representa a disposição adequada para preparar o conjunto operacional humano, organizando atividades, dividindo trabalho em cargos e tarefas, departamentos, processos.
Caso não exista um planejamento na organização dos colaboradores/talentos, pode ocorrer conflitos, desorganização de setores e tarefas, pois tudo deve funcionar de maneira sequencial onde todos desempenham da melhor forma seu trabalho. Atualmente o planejamento é uma necessidade, demonstra organização por parte dos gestores, e isto irá refletir no mercado.