Buscar

Avaliação a Distância 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 2 – AD2
Período - 2018/1º
Disciplina: Instituições de Direito Público e Privado
Coordenador: Prof. Afranio Faustino de Paula Filho
Data-limite para entrega: 29/04/2018 (23:55h)
Conteúdo: Aulas 8 a 12
Total de Pontos: 10 (Dez)
Após estudar as aulas 8 a 12 desta disciplina, escreva um texto on-line, respondendo às questões que se seguem:
Como podem ser classificados os órgão públicos, levando-se em conta a sua posição estatal? Explique-os e exemplifique-os: (3,0 pontos)
Discorra livremente sobre o princípio da eficiência, enfatizando: seu conceito; seus pressupostos; as razões de sua introdução no texto constitucional; e a sua influência no surgimento das agências executivas e reguladoras. (2,5 pontos)
 No Brasil, a Constituição vigente registra três tipos de poderes constituintes, sendo que apenas um deles continua sendo exercido plenamente: o poder constituinte derivado reformador. Com base nesta certeza, elabore um quadro comparativo em que fiquem claras as principais diferenças entre este poder constituinte derivado reformador, ou de reforma, e o poder constituinte derivado revisional, ou de revisão, que foi exercitado apenas uma vez, com base no art. 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. (2,5 pontos)
Quando afirmamos que a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a irrenunciabilidade e a universalidade são as características dos direitos e garantias do ser humano, o que queremos dizer com isto? (2,0 pontos)

Outros materiais