Buscar

Dignidade Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em que consiste de fato a dignidade humana? 
A dignidade humana consiste em uma conquista que o ser humano realizou ao decorrer do tempo, consequente de uma série de conflitos e atrocidades praticadas pelos próprios humanos. E no que diz a respeito de dignidade humana há importantes conclusões, como: o cuidado do homem para consigo mesmo, o cuidado com os outros, o cuidado com o ambiente (mundo), e o conceito de pessoa enfatizando a identidade do ser humano no mundo. O ser humano é constituído por três tipos de dimensões, entre elas: dimensão corpórea de maneira como é dado a existência, dimensão psíquica trabalhando as emoções e os sentimentos e a dimensão espiritual valorizando o sentido para as coisas, de fato que se complementam e juntos tentam responder o que é a vida e o que é o ser humano, ou seja, dignidade humana é algo recente, alguns anos ou séculos atrás, era algo ridicularizado, como algo impossível. A dignidade humana ocasiona um dos requisitos para que se fixe os direitos humanos com o intuito do direito à vida e a liberdade, liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. 
Na Filosofia entende-se que a pessoa humana é dotada por um valor intrínseco, diferindo como um sujeito e não como coisa, capaz de determinar a realidade, sendo superior a ela. O filosofo Kant, afirma que o homem é um ser racional, ou seja, que existia como um fim e não como um meio, e que poderia sim ser chamado como “pessoa”, já que o ser humano seria um fim e não um meio passível de manipulação. “Cada coisa tem o seu valor; ser humano, porém tem dignidade” (Immanuel Kant).
Sendo assim, a dignidade humana é derivada de sucessivas conquistas históricas, como a doutrina cristã, no iluminismo, no kantismo, nazismo, guerra fria, etc. Não se atentar para esse princípio implica o risco de julgar as pessoas a partir de preconceitos, de crenças religiosas, de argumentos equivocados sobre o mundo. Sendo assim, o princípio da dignidade é a principal ferramenta de injustiças encontrada pelo homem.
Qual o conceito de pessoa humana no documento da Igreja “Donum Vitae”?
O conceito da pessoa humana para a igreja constitui em valores e respeito. Assim como Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1,26). Jesus resgatava a dignidade humana das pessoas, submetidas a diversas maneiras de discriminação, por exemplo, as crianças não eram tidas como sujeito de direitos e sim portadoras de dignidade humana. Jesus faz questão de ter um posicionamento diferente diante das crianças, repreendendo os apóstolos que as queriam afastar, dizendo: “Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais”. (Lucas 18:15-16). A passagem deixa claro que Jesus fez das crianças exemplos vivos de simplicidade e de acolhida ao novo reino que Jesus estava proclamando, dizendo: “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino de Deus”. (Lucas 18:17). Jesus nos ensinou como deveríamos nos relacionar, tratando as pessoas com amor e carinho. Valores ricos de respeito e dignidade, essenciais para o crescimento espiritual e como pessoa a ponto de respeitar o próximo independente da raça, cultura, propriedades e títulos, pois cada pessoa tem o seu valor, a sua essência, cada um é único e tem a sua dignidade.

Outros materiais