Buscar

Politica do Cafe Com Leite

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Política do Café com Leite
A politica do café com leite foi um sistema político controlado pelas oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central, que aconteceu no período da republica velha. São Paulo era um grande produtor de café e Minas Gerais de leite, percebendo que eram os dois estados mais ricos, populosos e fortes politicamente, formaram uma aliança visando prevalecer seus interesses, que ficou conhecida como Politica do Café com Leite. 
As oligarquias estavam divididas no Partido Republicano Paulista (PRP), e o Partido Republicano Mineiro (PRM), que manipularam as eleições no país revezando o poder, onde os partidos selecionariam um único candidato á eleição para presidente, assim o candidato que era indicado por São Paulo era apoiado por Minas Gerais, ora se dava o contrário.
Consequentemente houve o fortalecimento dos coronéis, como as eleições não eram secretas, boa parte da população era forçada a votar nos candidatos selecionados pela oligarquia, através das pressões e ameaças que os coronéis exerciam sobre a população. Pelo acordo, os governadores deveriam investir politicamente no governo federal, assim as oligarquias influenciariam nas eleições para deputados e senadores, favorecendo os candidatos à presidência da República. Juntos são Paulo e minas gerais, possuíam uma força politica que controlavam os acordos entre as demais províncias, que favoreceu a sucessão presidencial mais de 30 anos.
Mas com a crise de 1929, a queda da bolça de valores de Nova York, afetou vários países, impossibilitando a compra em grande quantidade do café brasileiro, geram a crise de superprodução, como são Paulo era o principal produtor de café, os cafeicultores virão seu produto se desvalorizar no mercado, são Paulo estava com sua economia fragilizada, esse perfil foi decisivo pra minas gerais, que se uniu ao rio grande do sul e Paraíba, rompendo o ciclo da política café-com-leite, com a nova união foi criada a Aliança Liberal, que resultou na eleição de Getúlio Vargas a presidência, mas a dominação só terminou com a Revolução de 30, que acabou com as instituições políticas a República Velha.

Outros materiais