Buscar

Logística de Materiais e Armazenamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Leia o trecho a seguir:
Segundo o IMAM (Instituto de Movimentação e Armazenagem) “a movimentação de materiais é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem”. Mas os equipamentos não são os únicos requisitos necessários na solução de um problema de movimentação de materiais – algumas vezes, o método mais simples e econômico não irá requerer equipamento algum. Na realidade, as técnicas e práticas do estudo do trabalho sugerem:
1 – Eliminar os movimentos.
2 – Combinar os movimentos com algumas outras funções, tais como: processo, inspeção, pesagem, etc.
3 – Trocar a sequência de atividades para reduzir, eliminar ou alterar as rotas de movimentos.
4 – Simplificar os movimentos para diminuir o alcance, extensão ou distâncias a serem percorridas ou para aperfeiçoar o método ou a seleção de equipamentos.
Só então, após ter sido seguido o procedimento acima, o equipamento poderá ser escolhido – se necessário.
 Fonte do texto: Adaptado de: Moura, Reinaldo A. Equipamentos de Movimentação e Armazenagem. São Paulo: IMAM, 2000. (Série Manual de logística, volume 4 – 5ª edição, revista e ampliada).
 
A partir disso, analise as sentenças a seguir e marque V para Verdadeiro e F para Falso.  
I. Antes de escolher um equipamento de movimentação interna é imprescindível avaliar a real necessidade da organização levando em consideração o tipo de produto e o método de armazenagem.
II. Para acertar na escolha de um equipamento de movimentação interna de materiais o gestor de logística necessita conhecer o fluxo que a movimentação terá e o volume que será movimentado diariamente.
III. Um equipamento de movimentação interna de materiais adequado é aquele que possui mais tecnologia, é mais versátil e tem o custo mais caro do mercado.
IV. Antes de escolher um equipamento de movimentação interna é interessante pesquisar as vantagens de cada equipamento, as ofertas do mercado, seus custos e sua durabilidade.
V. A escolha de um equipamento de movimentação interna de materiais é uma tarefa complexa a ponto de ser terceirizada para empresas especialistas em movimentação.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V, V.
	
	B
	F, F, V, F, V.
	
	C
	V, V, F, F, F.
	
	D
	F, F, V, F, V.
	
	E
	V, V, F, V, F.
Questão 2/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Um armazém bem planejado agrega valor ao produto/serviço da empresa porque auxilia no equilíbrio da demanda e ainda faz com que os estoques estejam mais próximos do público consumidor. Para planejar eficientemente é necessário conhecer as principais atividades do Armazém e isso ocorre na fase da escolha da localização, pois influencia diretamente no nível de serviço que a empresa deseja entregar ao cliente e também nos custos. Trabalhar sob a ótica de projeto auxiliará a empresa a atuar por etapas, iniciando no levantamento das necessidades dos recursos e o tempo que a equipe precisará para implementação. E tudo deve ser gerenciado com indicadores de acompanhamento, para que o gestor visualize o progresso da implantação ou consiga corrigir os possíveis desvios em tempo hábil.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as afirmativas abaixo e na sequência assinale aquela que corresponde aos três níveis envolvidos no processo de decisão da gestão do espaço do armazém. 
	
	A
	Estratégico tático e operacional.
	
	B
	Estratégico, mercadológico e operacional.
	
	C
	Sistêmico, mercadológico e operacional.
	
	D
	Administrativo, tático e suporte.
	
	E
	Estratégico, técnico/suporte e operacional.
Questão 3/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Analisemos a proposição abaixo:
Um produto que está em desacordo com o pedido do Setor de Suprimentos ou que não atenda as especificações técnicas previamente acordadas com o fornecedor deve ser devolvido. Para isso o setor responsável pelas compras contata o fornecedor e negocia a devolução do produto a qual pode ser parcial ou total, acerta quem pagará o frete de retorno e o prazo de entrega do novo produto. É importante que esse processo seja registrado para facilitar o acompanhamento e verificação de como foi o desfecho da negociação de devolução.
Para registrar os processos de rejeição e ou devolução dos produtos, são utilizados os seguintes documentos/registros em ordem cronológica de acontecimento:
	
	A
	Nota fiscal de remessa, Procedimento Operacional Padrão (POP) de armazenagem, Nota fiscal de remessa para conserto.
	
	B
	Nota fiscal de entrada, Procedimento Operacional Padrão (POP) de rejeição, Relatório de Não Conformidade (RNC) e Nota fiscal de Devolução.
	
	C
	Nota fiscal de saída, Procedimento Operacional Padrão (POP) de expedição, Registro de Alerta da Qualidade (RAQ), Nota fiscal de industrialização.
	
	D
	Nota fiscal de remessa para troca, Procedimento Operacional Padrão (POP) de movimentação interna, Nota fiscal para beneficiamento.
	
	E
	Nota fiscal de saída, Procedimento Operacional Padrão (POP) de carga e   descarga, Relatório de Ação Preventiva da Qualidade.
Questão 4/5 - Logística: Materiais e Armazenamento
Por mais que os conceitos de layout foram desenvolvidos em um primeiro momento atender as necessidades das fábricas, atualmente faz-se estudo do layout para todo e qualquer tipo de empresa, desde simples escritórios até complexos condomínios industriais. Isso sempre com o foco de reduzir custos, as movimentações desnecessárias e economizar tempo. E para espaços destinados para Armazenagem isso não é diferente, pois o layout impacta diretamente no desempenho do Armazém. Segundo Gaither e Frazier (2002, p. 197), planejar o layout da instalação significa “planejar a localização de todas as máquinas, utilidades, estações de trabalho, áreas de atendimento ao cliente, áreas de armazenamento de materiais, corredores, banheiros, refeitórios, bebedouros, divisórias internas, escritórios e salas de computador, e ainda, os padrões de fluxo de materiais e de pessoas que circulam nos prédios”. Por mais que a definição dos autores seja abrangente, algumas informações importantes podem ser utilizadas para a melhor formatação do layout de um armazém, nesse caso, analise as alternativas abaixo e assinale a sequência correta no que se refere as três perspectivas a serem idealizadas no layout do armazém.
I) O layout do espaço como um todo.
II) O espaço destinado aos veículos.
III) O layout para estocagem.
IV) O layout para separação dos pedidos.
V) A acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
	
	A
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	B
	Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente as alternativas II, IV e V estão corretas.
	
	D
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as alternativas IV e V estão corretas.
Questão 5/5 - Canais de Distribuição
O questionamento sobre a forma dos modais utilizados no Brasil é antiga. Temos hoje uma grande porcentagem de escoamento de cargas utilizando basicamente o modal rodoviário. É claro e notório que esse modal possui vantagens e desvantagens de transporte, como por exemplo, ser um transporte muito caro em longas distâncias e, por outro lado, tem a possibilidade de entrega chamada porta à porta. 
Analisando a situação dos modais utilizados no país, leia as alternativas abaixo e escolha a resposta correta.
	
	A
	Uma grande desvantagem que podemos enumerar a respeito do transporte rodoviário, em termos de canais de distribuição, é o fato de atingir poucas regiões brasileiras.
	
	B
	Transporte ferroviário por ter uma capacidade de carga muito grande é recomendado para pequenas distâncias,  geralmente utilizado por grandes produtores para escoar suas produções.
	
	C
	Modal hidroviário possui características muito aproximadas do modal ferroviário quanto a quantidade, e indicado para longas distâncias.
	
	D
	O modal aéreo dentre todos é omais eficiente porém o mais caro, o que leva ele a ser usado somente em situações onde ou o valor de um produto é muito baixo ou mesmo quando há uma urgência grande para tal.
	
	E
	A região onde mais se concentra utilização de modal hidroviário no país é a região Centro-Oeste.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes