Buscar

Didática: conceitos e teorias

Prévia do material em texto

Questão 1 No momento atual, segundo Salgado ( 1992), ao professor de Didática se apresentam duas alternativas: a receita ou a denuncia. Isto é, ou ele transmite informações técnicas desvinculadas dos seus próprios fins [...] ou critica esta perspectiva. [...] A perspectiva fundamental da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática. CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão . Petrópolis: Vozes, 2011. p. 2 3.
Caracterize a “Didática Fundamental”, contrapondo-a a didática instrumental.
Resposta paginas 20 e 21: a didática fundamental trás consigo o proposito maior a ser transmitido para o individuo (aluno), que aborda não só transmitir informações para as pessoas, sem nenhuma perspectiva intelectual como é a didática instrumental. E sim ter um olhar diferenciado abordando a temática de que a aprendizagem, ela possui sim técnicas que são posteriores aos métodos de ensino, para que haja uma visão de humanidade que pensa, reflete e tem posições politicas.
Este movimento da “didática fundamental” foi um movimento crítico, em prol da reconstrução da didática.
Questão 2/ “reduzimos o currículo e o ensino a uma sequenciação do domínio de competências e a uma concepção pragmatista , utilitarista, cientificista e positivista de conhecimento e de ciência. Currículos presos a essa concepção tendem a secundarizar o conhecimento e a reduzir o conhecimento à aquisição de habilidades e competências que o pragmatismo do mercado valoriza. Terminamos por renunciar a ser profissionais do conhecimento, deixamos de ser instigados pelo conhecimento, sua dinâmica e seus significados e ter minam os por não garantir o direito dos educandos ao conhecimento. O mercado é pouco exigente em relação aos conhecimentos dos seus empregados. O que valoriza é a eficácia no faze r.” ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo : educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 26
O currículo é o instrumento da socialização do conhecimento formal. Conhecimento este que é considerado bem com um da humanidade. Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro -base, descreva: O que é este conhecimento formal? Dê exemplos de conhecimento for mal?
Resposta: pag 37-38: Conhecimento formal é todo saber sistematizado criado a partir do desenvolvimento da humanidade; caracteriza -se por ser a organização de informações e redes de significado. São exemplos de conhecimento: as artes como um todo, as ciências (LIVRO BASE, p. 37-38).
Resposta:O conhecimento formal, é aquele que já está inserido na vida de cada individuo, através do contato com a mídia ou a sociedade q ue está pessoa vive. Cada ser humano trás consigo um conhecimento sobre algo (uma habilidade e competência sobre algum assunto), seja ele vivenciado ou.....
Questão 3/ O termo currículo apresenta diferentes possibilidades e funções, sendo que cada uma pode indicar diferentes abordagens teóricas e suscitar práticas curricular es também diferenciadas. Ao adotarmos, portanto, uma definição de currículo , estamos optando por uma teoria que o fundamenta [...]” EYNG, Ana Maria. Currículo escolar. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 17. 
 De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro -base, explique: O que são as teorias sobre currículo?
Resposta: pagina 89: O currículo escolar não é neutro, ele é formado( definido) pela região, pela sociedade que vai ser inserido e com alguma finalidade, seja ela a de uma alfabetização com um bom índice regional, ou uma qualificação profissional para uma determinada área no município a qual a escola está inserida . E é neste momento e m que as teorias são aplicadas, para fundamentar a escolha deste currículo. Alguns exemplos destas teorias são: a Teoria Crítica, a Não Crítica e T........
Questão 4
Na tabela dada temos as principais distinções e ntre a forma de pensar da didática tradicional e da moderna, com ba se nesta reflexão e nos conteúdos abordados no livro-base, descreva: Qual o principal aspecto que in fluencia na mudança de visão da didática com o passar do tempo?
Essa mudança de visão na pratica pedagógica decorre da relação social básica característica de um dado contexto sócio -político em viga, ou seja, o contexto histórico influencia diretamente nas diferentes concepções de educação e na visão de como se deve desenvolver o processo de ensino aprendizagem. (LIVRO-BASE, p. 35)
Resposta: A didática tradicional é aquela que o aluno devia aprender a fazer, a transmissão do conhecimento era feita através de "apostilas" (livros), já estruturados por um poder maior (governo, secretarias etc.), o professor está ali inserido para transcrever este "conhecimento", de uma forma mecânica sem muito indagar, com o objetivo de que seus alunos assimilem e produzem o que foi passado a ele ( o educador). Já na didática moderna o educador tem uma visão diferente sobre ensino, e ensina com outro propósito, está mudança se deu, devido a autonomia dada ao professor.
Questão 5/ “Vê-se, assim, que a amplitude, a complexidade e a importância da organização e da seleção dos conteúdos são indiscutíveis. No entanto, o que se presencia na literatura da área, bem como nos programas d a disciplina didática, é a ausência de um tratamento m ais orgânico da questão do conteúdo, que especifique os pressupostos subjacentes às diferentes formas de seleção e de organização de conteúdos e suas implicações práticas. Aos professor es em formação são apresentadas apenas as instancias operacionais de orientação predominantemente tecnicista, como se fossem a única forma de trata mento da questão”. MARTINS, Pura. Conteúdos Escolares: A quem compete a seleção e a organização? In VEIGA, Ilma. Repensando a didáctica. São Paul o: Papirus, 2008, p. 78. De acordo com o livro-base, quais são os principais aspectos criticados pelos professores com relação aos conteúdos impostos curricularmentea serem ministrados em sala de aula? Cite dois.deles :
Resposta pag.62 : É importante que aluno cite: a distancia existente entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos; a quantidade de informações geralmente prejudica a qualidade; as distribuições, organização e a dosagem do conteúdo são inadequadas; a defasagem do conteúdo em relação ás necessidade e aos interesses dos alunos.
 A distância existente entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos; 
 A quantidade de informações geralmente prejudica a qualidade; 
 A distribuição, organização e a dosagem do conteúdo são inadequadas; 
 A defasagem do conteúdo em relação às necessidades e aos interesses dos alunos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes