Buscar

PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS (Revisão para AV2 e AV3 ou AV e AVS).

Prévia do material em texto

PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
1a aula
Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada.  O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico e para isso encontramos vários níveis de gestão.
Como podemos definir o nível Tático ou Intermediário: 	Encargos dos Gerentes de primeira linha, que são os responsáveis pela Estrutura Física, Recursos Humanos, Recursos Financeiros e Materiais.
As empresas geram seus planos estratégicos para alcançarem vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, além de buscar satisfazer e encantar seus clientes, visando a fidelização dos mesmos. Para ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados, os processos devem ser: 	Monitorado por indicadores.
As organizações contemporâneas precisam manter-se em sintonia com as novas tecnologias e assegurar a possibilidade de acompanhar as inovações do ambiente. Por isto, justifica-se a aplicação de técnicas de mapeamento e melhorias nos processos, que tem como principal objetivo: 	Identificar a situação atual em que se encontram os processos-chaves e de apoio, o desenho em fluxogramas, a análise para correções e melhorias, e o redesenho otimizado.
O empresário, mesmo que esteja envolvido na rotina do cotidiano, para realizar uma reflexão completa e sobre as necessidades de melhorias e correções nos fundamentos de gestão da sua empresa, para a definição dos temas prioritários que demandam projetos e/ou treinamentos dos seus colaboradores: Necessita do uso de ferramentas informatizadas.
O planejamento estratégico é o plano principal que vai direcionar a empresa em seu mercado de atuação. Este, definirá as ações tais como produtos e serviços que empresa entregará aos seus clientes atuais e potenciais. Desta forma, marque aopção correta em relação a direção estratégica. Missão, visão e valores.
Atualmente, na administração moderna, as organizações têm buscado aliar a eficiência, reduzindo o máximo possível seus custos, à eficácia, fazendo com que o cliente saia realmente satisfeito. Procurando, ainda, a criação de valor para o cliente, como forma de fidelizá-lo.
Em relação a esta afirmação a gestão de processos prioriza: II - A otimização da cadeia cliente/fornecedor com foco na melhor solução para os clientes.III - A excelência da qualidade e menores custos decorrentes da eliminação de retrabalhos e atividades de menor valor agregado.
Independente do seu porte, toda organização deve estruturar o planejamento estratégico para que, assim, consiga vislumbrar no presente o futuro de seu negócio. Dessa forma, é em sua execução onde são definidos os direcionadores estratégicos. Indique abaixo os direcionadores estratégicos de uma organização: 	Missão, Visão e Valores
É importante reconhecer o papel estratégico de cada um dos níveis de gestão de uma empresa, pois se não houver competências correlacionadas entre os setores, a chance de que as decisões tomadas não sejam repassadas ou cumpridas de maneira eficiente são grandes. Os níveis hierárquicos da administração são importantes definições para o contexto organizacional da empresa.
Como podemos definir o nível Institucional: Nível de respondabilidade dos principais executivos da organização. Define diretrizes, métricas, rumos a seguir e políticas gerais.
A Gestão por processo, tem um grande foco na integração de toda a organização visando o aumento do valor do produto final pela organização. As atividades chaves do negócio devem ser monitoradas e apoiadas até em todas as etapas do processo. A visão tradicional das organizações pode causar descontinuidades nos projetos.A respeito disso, marque a opção que representa a visão tradicional das estruturas organizacionais da maioria das organizações. Departamental.
A pirâmide organizacional, apresenta 3 níveis, e, um deles é voltado para a execução das metas por áreas e contribuirão para o atingimento dos objetivos estratrégicos. Assim estamos nos referindo ao nível: Tático.
Os sistemas informatizados propiciam:
I - Maior eficácia no estabelecimento de prioridades por parte do gestor
II - Mais facilidade para o gestor refletir e identificar as necessidades de melhorias e correções nos fundamentos de gestão de sua empresa
III - Mais facilidade para o gestor definir os temas prioritários que demandam projetos.
IV - Mais facilidade para o gestor definir os temas prioritários que demandam treinamentos dos seus colaboradores.
A pirâmide organizacional, apresenta 3 níveis, e, um deles é voltado para a atividades fim da organização, onde as metas são de curto prazo. Assim estamos nos referindo ao nível: 	Operacional.
Para atingir resultados efetivamente positivos para a empresa, o empresário precisa saber de forma clara onde pretende chegar. Sem um direcionamento claro e objetivo, a empresa corre o risco de navegar às cegas, podendo não atingir os resultados desejados. Independente do porte (seja pequena, média ou grande empresa), é fundamental estruturar o planejamento estratégico, decidindo no presente o futuro do negócio.
Sobre o planejamento estratégico, é correto afirmar:
I - É na execução do Planejamento Estratégico, início de todo o processo, que são definidos os direcionadores estratégicos (Missão, Visão, Valores)
II - O planejamento estratégico deve ser realizado por profissionais capacitados, conduzidos pelo nível institucional;
III - Deve ocorrer definição dos Focos Estratégicos e um conjunto de ações com as respectivas metas a serem atingidas.
De forma a desempenhar sua função com eficiência e eficácia, o líder deve possuir uma visão sistêmica da organização. Tal forma de perceber a organização é de suma importância, pois, permite o conhecimento de todos os níveis organizacionais podendo assim, potencializar os resultados de sua equipe.Nesse sentido, os níveis organizacionais são divididos da seguinte forma: estratégico (ou institucional), tático e operacional. Sobre o nível estratégico (ou institucional), é correto afirmar: Nível de responsabilidade dos principais executivos da organização. Define diretrizes, métricas, rumos a seguir e políticas gerais.
Nas empresas existem diferentes níveis de gestão, pois os gestores também podem ser geridos. Dentro dos atuais contextos organizacionais, os níveis hierárquicos são uma importante forma de definição de escopo administrativo, ou seja, os níveis hierárquicos são os responsáveis pela definição estratégica dentro da instituição.  Quais seriam estes níveis: 	Institucional, Tático ou Intermediário e Operacional
A pirâmide organizacional, apresenta 3 níveis, e, um deles é voltado para a definição das diretrizes organizacionais, rumos a seguir, métricas e políticas gerais. Assim estamos nos referindo ao nível: Estratégico.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
2a aula
As organizações necessitam cada vez mais de tomar decisões em tempos menores. O atraso de uma tomada de decisão pode causar perdas financeiras enormes. Aliado a isso a tomada de decisão deve ser cada vez mais acertada. Assim podemos afirmar que á informação é um importante ativo para o compartilhamento do: Conhecimento.
Quanto mais confiável, oportuna e de fluxo contínuo forem às informações, existirá mais coesão e competitividade por parte das empresas. Para alcançar este objetivo, é preciso: Um correto fluxo de informações e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas da falta de informações adequadas.
O processo decisório pode ser simples ou complexo, dependendo do grau de importância, do objetivo a ser alcançado e dos reflexos da escolha.  A capacidade de tomada de decisão é fruto de uma sequência de trabalho. Não é, como muitos pensam, algo intuitivo ou uma habilidade natural.
Que práticas podemos sugerir para se aprender a tomar boas decisões:
I - Escute as pessoas e o ambiente.
II - Conheça os limites da realidade.
III - Projete as diferentes opçõesdo no futuro.
Laerte é o analista responsável pela implementação do sistema de gestão de informação empresa Alfa. Como primeira etapa da tarefa, Laerte deve elaborar o mapa dos processos, desenhando através de fluxogramas as atividades que compõem os processos. Este mapeamento deve identificar com clareza na empresa, os atores do fluxo de informação e as relações entre: 	às áreas funcionais.
Assinale a alternativa que melhor define a importância das informações para os processos decisórios das pessoas e das empresas públicas ou privadas: Para ser utilizada estrategicamente, deve ser gerida a favor da sobrevivência e competitividade organizacional.
Sobre gestão da informação:
I - A gestão da informação, assim como a gestão do conhecimento, constitui um universo de fatores relacionados às atividades empresariais.
II - É fundamental que a informação seja gerida a favor da sobrevivência e competitividade organizacional.
III - O processo da gestão da informação é responsável por gerir tanto os recursos internos quanto os externos à organização.
A tomada de decisão tem um aspecto estratégico de suma importância para a organização. Para isso deve seguir um processo baseado em um conhecimento prévio do contexto e um senso analítico. Assim esta ação como muitos pensam, não poderá de maneira nenhuma ser algo: Intuitivo caracterizado pela habilidade natural.
 Sobre o conceito de "economia da informação", podemos afirmar: II - Que representa a noção de que o conhecimento pode ser aplicado inúmeras vezes sem perder valor com o uso repetido, sendo infinitamente durável no tempo e no espaço. III - O conhecimento pode ser armazenado com custo mínimo nos meios digitais contemporâneos e IV - O conceito de sociedade do conhecimento pode ser interpretado sob mais de uma perspectiva.
A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época.
Como podemos definir a Gestão da Informação: A gestão da informação, assim como a gestão do conhecimento, constitui um universo de fatores relacionados às atividades empresariais.  O processo da gestão da informação é responsável por gerir tanto os recursos internos quanto os externos à organização.
No atual ambiente competitivo, a informação é um fator de elevada importância em qualquer gestão organizacional: Por ser um recurso indispensável nos contextos internos e externos das organizações.
Segundo Peter Drucker, as informações geram riquezas a partir da exigência que habilitem seus gestores a fazer avaliações calibradas.Quais são os quatro tipos de informações: Fundamental, Sobre a locação de recursos escassos, Sobre a produtividade e Sobre as competências.
Analise as alternativas e assinale a que melhor define Componente da Gestão da Informação. 	Coleta e armazenamento da informação.
O processo decisório é o poder de escolher, em determinada circunstância, o caminho mais adequado para empresa, de forma que um negócio ganhe em termos de Estratégia Competitiva, para isso é necessário que ele alcance um desempenho superior aos demais concorrentes.
Que práticas podemos sugerir para se aprender a tomar boas decisões: I - Tenha sempre um Plano B. III - Seja Consistente e Perseverante.
As empresas precisam "cuidar dos conhecimentos das pessoas", para que possa desenvolver o conhecimento organizacional ou "core competence" citado por (Prahalad e Hammel, 1990). Em relação as competências poderemos afirmar que: 	Está no indivíduo que gerará a competência da organização.
Segundo DRUCKER, gestão pode ser entendido como: a substituição de ideias por ação, do conhecimento por cultura e da cooperação por força
A história da informática no nosso país começa no final dos anos 1950, com computadores muito grandes, importados de outros países, como os Estados Unidos da América.  Nessa época, os equipamentos precisavam ficar em um ambiente extremamente refrigerado e somente empresas públicas, universidades e organizações de grande porte tinham a capacidade de disponibilizar instalações para essas máquinas.
Nas sentenças abaixo quais seriam os próximos passos na história da informática no Brasil:
I - 1972 - No Brasil, o primeiro computador foi produzido apenas em 1972, pela Universidade de São Paulo (USP), seguido pelo Projeto G-10, também da USP e em parceria com a PUC do Rio de Janeiro, que buscava a criação de hardwares e softwares para a Marinha.
II - 1979 - Mais tarde, em 1979, houve a criação da Secretaria Especial de Informática (SEI), que é responsável pelo gerenciamento dos assuntos pertinentes à informática no país.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
3a aula
A Arquitetura de Processos é a estrutura que permite à organização identificar como seus objetivos estratégicos estão conectados aos recursos da empresa e ao trabalho realizado pelas pessoas no dia-a-dia da operação.
Quais pessoas envolvidas, nos diversos níveis da cadeia da empresa são importantes para identificar e mapear os processos existentes na organização: Líderes, Gestores, Administradores, Usuários
No contexto de organização, o processo do Diagnóstico Organizacional possui benefícios que são de grande valia, como a análise dos setores onde encontra-se carência de incentivo em pesquisas, recursos de aprimoramento e até nas características da própria marca da empresa. Tais características colaboram na identificação das variáveis formas existentes na análise organizacional.
Como podemos melhor definir o Diagnóstico Organizacional: Tem como objetivo representar o mais fielmente possível a situação real atual da organização e definir outro quadro que represente os objetivos e metas que indicam para onde a organização quer ir ou onde deseja chegar
Todo gestor deve ter em mente que as tarefas corriqueiras da empresa devem ser bem definidas, coordenadas e avaliadas. Uma boa rotina de gestão inclui padronização, auditoria e muito treinamento. Os resultados são ganho em produtividade, melhor avaliação dos funcionários e conquista de um padrão de qualidade excepcional.
Qual a finalidade dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP)  e das Folhas de Verificação: 	Tem por finalidade dar orientação para as atividades rotineiras dos operadores e apresentar os itens de checagem necessários, respectivamente.
Através do diagnóstico organizacional é possível verificar a existência de problemas ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, também podemos: Desenvolver indicadores para as ações que, de alguma forma, colaborem com a minimização dos erros.
A integração entre pessoas e empresa é uma tarefa por vezes difícil de se tratar, principalmente pela sua complexidade operacional. Normalmente, existem divergências, pois cada pessoa processa a realidade de acordo com seu entendimento e experiência.
Então, diagnóstico organizacional tem como objetivo: 
Representar o mais fielmente possível a situação real atual da organização e definir outro quadro que represente os objetivos e metas que indicam para onde a organização quer ir ou onde deseja chegar.
A estratégia nos negócios é uma adaptação da estratégia militar. A sua função é conceber um plano que garanta que a empresa atinge os seus objectivos. No caso da guerra, o principal objectivo é vencer o inimigo. No caso dos negócios, é ser lucrativo e bater a concorrência. Nas sentenças abaixo quais as que devemos identificar e documentar em relação a avaliação e análise da estratégia do negócio:
I - A missão, a visão e os objetivos principais da organização.
II - O que as áreas funcionais devem fazer para que tais objetivos sejam atingidos.
A arquitetura de software de um sistema ou uma coleção de sistemas consiste em todas as decisões de projeto importantes relacionadas às estruturas do software e às interações entre estas estruturas. As decisões de projeto apoiam um conjunto de qualidades desejadas que o sistema deva suportar para ser bem-sucedido. As decisões de projeto proveem uma baseconceitual para desenvolvimento, apoio, e manutenção do sistema.
Assinale o item que melhor corresponde para que o aumento da confiabilidade nos softwares utilizados em uma organização seja sustentado:	
Realizar as funções de forma adequada:
Ter preço e prazo de entregas aceitáveis:
Ter qualidade mínima admissível;
Estar disponível quando solicitado; 
A definição da arquitetura global dos sistemas é construída a partir da montagem de uma matriz de dados e processos em que os processos de negócio são ordenados na sequência do ciclo de vida do processo geral. O preenchimento da matriz é feito a partir das descrições dos processos e das descrições das entidades. Qual é a finalidade preponderante da matriz do processo? É o mapeamento, para cada processo, com as especificações das entidades de dados criadas, atualizadas ou utilizadas.
Para escolhermos um sistema de gestão adequado, precisamos, primeiramente, conhecer a empresa e suas operações. Qual a atividade que deve ser executada que permite esta visão geral das operações desenvolvidas pela empresa? O diagnóstico organizacional.
A prática de monitoramento diário que busca estabelecer, manter e melhorar os padrões de qualidade, produtividade e segurança, que dão base à padronização dos procedimentos e ao controle dos processos é uma atividade de: Gestão da Rotina de Trabalho.
Com relação às ferramentas para o gerenciamento da rotina do trabalho, além do método PDCA podemos utilizar outra ferramenta muito útil para orientação das atividades rotineiras dos operadores e que apresente respectivamente os itens de checagem necessários. Qual é esta ferramenta? As Folhas de Verificação.
O objetivo da arquitetura dos processos é identificar e mapear os processos existentes na organização. Inicialmente, no nível estratégico e, em seguida, detalhando os processos existentes nos níveis tático e operacional. Os processos devem ser modelados por meio de ferramentas que permitam uma compreensão acurada de todas as pessoas envolvidas, nos diversos níveis da cadeia de comando da empresa principalmente com foco no: Usuários.
Para a empresa ter êxito em sua operação é necessário que seja feito uma avaliação da melhor estrutura a ser utilizada bem como métodos e formas de mensuração e controle. Quais recursos que deverão ser utilizados e como deverão ser alocados. Para ter essa visão é necessário: 	Fazer um diagnóstico organizacional.
Sobre Avaliação e análise da estratégia do negócio:
I - Os processos devem ser modelados por meio de ferramentas que permitam uma compreensão acurada de todas as pessoas envolvidas, nos diversos níveis da cadeia de comando da empresa: Líderes, Gestores, Administradores, Usuários e Profissionais de tecnologia da informação
II - Os processos identificados são confrontados com o Planejamento Estratégico da Empresa. Então, é sugerido um replanejamento ou reengenharia dos processos, sempre que forem identificadas oportunidades de melhoria.
III - A arquitetura dos dados que suporta os processos considera os objetivos gerais, as metas e atividades de cada área funcional, as necessidades de processamento e as necessidades gerais de informação, estabelecendo uma visão holística dos diversos conjuntos de usuários sobre os dados da empresa.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
4a aula
Para compreender o uso de uma solução de Gestão de Processos, precisamos começar com a construção dos blocos envolvidos no processo. Estes são os componentes ativos do processo, que trabalham na direção de um objetivo específico do nosso negócio. Os componentes são representados por: Clientes, colaboradores, parceiros, aplicações e banco de dados
Para compreender o uso de uma solução de Gestão de Processos, precisamos começar com a construção dos blocos envolvidos no processo. Estes são os componentes ativos do processo, que trabalham na direção de um objetivo específico do nosso negócio. Marque a opção abaixo que não representa um componente ativo do processo. Concorrentes.
Significa a utilização de uma console que permita a visualização gráfica dos processos em atividade, suas várias instâncias e atividades já executadas e como elas foram executadas.Estamos nos refererindo a qual macroatividade em relação a gestão de processos. 	Monitoramento.
No mundo corporativo, no ambiente de negócios em que estamos inseridos, os computadores podem ser considerados máquinas para, tão somente: captura, armazenamento e recuperação de informações.
De forma a atender às soluções da Gestão de Processos, é fundamental que as macroatividades sejam consideradas em conjunto. Tais macroatividades são unidas simbioticamente e representam um conjunto de funcionalidades coesas que vão entregar ao cliente as grandes promessas do conceito da Gestão de Processos.Nesse sentido, a macroatividade MODELAGEM consiste em: Consiste na definição e construção gráfica de uma representação do processo, devendo contemplar ainda, todos os componentes necessários ao processo
Ao afirmar que "Em um mercado de commodities a gestão dos processos determina a vantagem", podemos crer que os processos de uma empresa do mercado de commodities... 	devem ser bem estruturados e amplamente cumpridos.
"A gestão de processos é a habilidade de se obter total visibilidade e controle, de ponta a ponta, sobre todas as etapas de uma transação que viaje por múltiplas aplicações, interaja com diversas pessoas, em uma ou mais companhias".Assim, para entender uma solução de gestão por processos é preciso identificar os blocos envolvidos no processo, que representam seus componentes ativos e trabalham na direção de um objetivo específico.Sobre os componentes do processo, é corretor afirmar: 	Os componentes do processo são representados por clientes, colaboradores, parceiros, aplicações e banco de dados
 Um negócio de sucesso é construído sobre um alicerce de processos que alinham os recursos disponíveis aos objetivos da empresa.
 A Gestão de Processos é a habilidade de se obter total visibilidade e controle, de ponta a ponta, sobre todas as etapas de uma transação que viaje por múltiplas aplicações, interaja com diversas pessoas, em uma ou mais companhias.
 A solução de Gestão de Processos atua na ampliação do valor de cada componente, oferecendo uma interface padronizada para cada um e coordenando os esforços de todos eles para o atingimento do objetivo, dentro da linha temporal definida para a execução do processo.
Os negócios acontecem em um ambiente cada vez mais complexo, definido pela convergência entre as crescentes demandas dos parceiros e dos clientes. Rápidas mudanças do mercado e novas oportunidades criam uma infra-estrutura de TI cada vez mais heterogênea, necessária para suportar um número expressivo de decisões que acontecem silenciosamente no dia-a-dia.  
Os Processos são o coração e a identidade do negócio. Podemos dizer que estes são os passos para: Criação de novos produtos, Compra de suprimentos, Desenvolvimento de um novo mercado
Sobre Gestão de processos, podemos afirmar:
II - definido pela convergência entre as crescentes demandas dos parceiros e dos clientes. 
III - Rápidas mudanças do mercado e novas oportunidades criam uma infraestrutura de TI cada vez mais heterogênea, necessária para suportar um número expressivo de decisões que acontecem silenciosamente no dia a dia.
VI - As organizações depositam sua fé nos seus processos comerciais, para guiá-las através deste complexo ecossistema.
Hoje ao invés de um processamento de dados, a empresa moderna para competir no mercado deve ter um processamento de processos dos seus negócios, com o compartilhamento não apenas como uma base de dados, mais é fundamental uma base de processos em que clientes, fornecedores e parceiros participam de forma iterativa as informações sobre produtos, serviços e muito mais sobre o negócio. O que é fundamental para o bom funcionamento desta base de processos do negócio ser o próprio negócio em que todos os envolvidos possam partilhar as informações? Que seja dinâmica, modificável e interativa.
Consistena definição e na construção gráfica de uma representação do processo, que deve contemplar todos os componentes ativos necessários ao processo, múltiplos steps, subprocessos, processos paralelos, caminhos, regras de negócio, tratamento de exceções e tratamento de erros. Estamos nos referindo a: Modelagem de processos.
Com relação a arquitetura dos processos, analise os itens abaixo e assinale a única alternativa correta: I - O objetivo da arquitetura dos processos é identificar e mapear os processos existentes na organização. Inicialmente, no nível estratégico e, em seguida, detalhando os processos existentes nos níveis tático e operacional. II - Os processos devem ser modelados por meio de ferramentas que permitam uma compreensão acurada de todas as pessoas envolvidas, nos diversos níveis da cadeia de comando da empresa: III - Os processos identificados são confrontados com o Planejamento Estratégico da Empresa. Então, é sugerido um replanejamento ou reengenharia dos processos, sempre que forem identificadas oportunidades de melhoria. IV - A arquitetura dos dados que suporta os processos considera os objetivos gerais, as metas e atividades de cada área funcional, as necessidades de processamento e as necessidades gerais de informação, estabelecendo uma visão holística dos diversos conjuntos de usuários sobre os dados da empresa.
Em pleno século XXI, os negócios acontecem em um ambiente cada vez mais complexo, definido pela convergência entre as crescentes demandas dos parceiros e dos clientes. Rápidas mudanças do mercado e novas oportunidades criam uma infraestrutura de TI cada vez mais heterogênea, necessária para suportar um número expressivo de decisões que acontecem silenciosamente no dia a dia. Infelizmente, a complexidade deste ambiente pode levar a uma total desconexão entre os que foi projetado na concepção dos processos e a sua efetiva execução. Assim, marque a opção que representa uma característica de processos. É lógico e inter-relacionado, viabilizam as atividades corporativas.
A nova maneira das empresas competirem no mercado propõe desafios interessantes, como a troca da unidade básica de automação de dados, para processos. Hoje ao invés de um processamento de dados, a empresa deve ter um processamento de processos dos seus negócios, com o compartilhamento não apenas como uma base de dados, mais é fundamental uma base de processos em que Clientes, fornecedores e parceiros participam de forma iterativa as informações sobre produtos, serviços e muito mais sobre o negócio.
A imensa maioria dos negócios não tem o correto entendimento ou controle sobre seus processos. O que ocorre frequentemente é que seus gestores, provavelmente, possuem uma forte ideia de um modelo ideal de processos, mas a realidade da execução determina que sejam diferentes, porque provavelmente possuem redundâncias, erros, gaps e ineficiência.
Sobre processos de negócio, podemos afirmar que: processos de negócio são o negócio. Daí a necessidade de ter foco nos processos para que eles sejam partilhados entre clientes, fornecedores e parceiros. Sobre essa questão podemos afirmar sobre o foco nos processos desde 1920:
I - Colocar o foco nos processos está longe de ser inédito
II - A primeira onda veio nos anos 1920, representada por Taylor e sua teoria, com foco nas tarefas e processos.
III - A segunda onda pode ser representada pela reengenharia, que atuou fortemente na concepção dos atuais sistemas de gestão e outros correlatos. O foco da reengenharias está nos processos.
IV - A terceira onda não é reengenharia de processos, não é Enterprise Application Integration (EAI), gerenciamento de Workflow ou outro software empacotado. É a síntese e a união de todas estas tecnologias e técnicas em um novo modelo, mais sintonizado com o negócio da empresa e seu gerenciamento.
Correlacione os conceitos apresentados, às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses: Em relação as ondas com foco nos processos:
Primeira onda: Veio nos anos 1920, representada por Taylor e sua teoria.
Segunda onda: É representada pela reengenharia, que atuou fortemente na concepção dos atuais sistemas de gestão e outros correlatos.
Terceira onda: É a síntese e a união de todas estas tecnologias e técnicas em um novo modelo, mais sintonizado com o negócio da empresa e seu gerenciamento.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
5a aula
O ERP (software) gerencia todas as etapas do seu ciclo de vida, desde a modelagem e otimização até a automação, execução e monitoramento, proporcionando:
I - Melhor entendimento do negócio e maior agilidade nas rotinas de trabalho..
III - Maior impacto dos negócios sobre o planejamento estratégico.
IV - Maior orquestração de processos complexos e melhor monitoramento dos objetivos de negócio com informação em tempo real.
Enterprise Resource Planning (ERP) é um software capaz de criar rapidamente processos de negócio altamente eficientes e ágeis. Trata-se, portanto, de uma poderosa ferramenta de modelagem baseada no padrão Business Process Model and Notation (BPMN), que permite o uso de eventos, atividades, tarefas, decisões, raias e outros elementos para criar rapidamente processos.
O ERP representa uma das alternativas de software que melhora a visibilidade e o controle dos procedimentos do negócio por meio de uma solução amigável e focada nas pessoas.  Assim, gerencia todas as etapas do seu ciclo de vida , desde a modelagem e otimização até automação, execução e monitoramento.Assinale abaixo a alternativa que NÃO representa uma vantagem do ERP: Rotinas de trabalho mais burocráticas
Atualmente as empresas são reconhecidas, também, pela renovação econômica que proporcionam às regiões atingidas pelo enfraquecimento de setores tradicionais da economia. É possível afirmar que as empresas nos países subdesenvolvidos constituem alternativa estratégica, cujo propósito é: 	Redirecionar a economia desses países aos padrões vigentes de competitividade e comportamento.
Sobre as funções do ERP:
Melhor entendimento do negócio.
Maior agilidade nas rotinas de trabalho.
Maior impacto dos negócios sobre o planejamento estratégico.
O ERP é um software que melhora a visibilidade e o controle dos procedimentos do negócio por meio de uma solução amigável e focada nas pessoas. Essa solução estimula a melhoria contínua dos processos por toda a organização. Além de fazer um compartilhamento de todas informações e recursos de diferentes áreas da organização para possibilitar a melhor tomada de decisão. Marque a opção abaixo que NÃO representa uma contribuição do ERP: Informações sobre assuntos do macro ambiente tais como variáveis incontroláveis, o que possibilitará a empresa saber o que iria acontecer antes de todos, até mesmo o governo.
Devido à necessidade de mercado, as empresas vêm adaptando-se à realidade do consumidor e procurando atender, a cada dia, com mais rapidez e eficiência, incorporando todas as criações tecnológicas que o homem criou.
Logo, elas vêm construindo uma nova realidade para a sociedade em relação também à empregabilidade, pois o homem passa a ter mais valor pelo seu intelecto do que pela força muscular, valendo mais sua capacidade em lidar com várias tecnologias ao mesmo tempo.
Assinale o item que é correto, em relação às duas assertivas: As duas afirmativas estão corretas e a segunda afirmativa corrobora com a primeira.
Se considerarmos a economia mundial globalizada, orientada por cadeias produtivas fragmentadas e geograficamente dispersas pelos seis continentes e diversos países, a relação entre o crescimento econômico e o balanço de pagamentos de um país remete à inserção de sua pauta exportadora na rede global de produção, assim...
I ... Nos países subdesenvolvidos, a industrialização atrasada continua sendo a meta essencial para que o país internalize as estruturas produtivas avançadas que, posteriormente, possam justificar a especialização produtiva virtuosa.
II ... Atualmente as empresas são reconhecidas,também, pela renovação econômica que proporcionam às regiões atingidas pelo enfraquecimento de setores tradicionais da economia, constituindo-se em alternativa estratégica para redirecionar as respectivas economias aos padrões vigentes de competitividade e comportamento.
III ... a estratégia de desenvolvimento nacional no século XXI deve buscar o posicionamento de sua estrutura produtiva na divisão internacional do trabalho, que lhe permita o crescimento sustentado com equilíbrio das contas externas.
Sobre as novas tecnologias X empresas, podemos afirmar:
I - As novas tecnologias têm provocado grande impacto em diversos aspectos dos segmentos organizacionais, já que desencadeiam transformações que interferem direta ou indiretamente nos resultados das empresas.
II - A mudança mais importante é o estreitamento entre a forma de organização do trabalho e o nível de inovações tecnológicas das companhias.
IV - A essência da formulação de uma estratégia competitiva é justamente a relação entre a organização e seu meio ambiente. Uma vez que as forças externas em geral afetam todas as empresas, o ponto básico encontra-se nas habilidades dessas em lidar com tais forças.
Diante da seguinte afirmação: 
"Devido à necessidade de mercado, as empresas vêm adaptando-se à realidade do consumidor e procurando atender, a cada dia, com mais rapidez e eficiência, incorporando todas as criações tecnológicas que o homem criou. Logo, elas vêm construindo uma nova realidade para a sociedade em relação também à empregabilidade, pois o homem passa a ter mais valor pelo seu intelecto do que pela força muscular, valendo mais sua capacidade em lidar com várias tecnologias ao mesmo tempo", 
podemos considerar que a melhora forma de se preparar é manter-se em constante aprimoramento (treinamento).
Como devemos preencher corretamente as lacunas: A tecnologia caracteriza-se como um trabalho contínuo e irreversível que pode provocar alterações também na sociedade em geral. Isso cria uma forte interação entre ela, o ambiente social e a organização:
Um BPMS (Business Process Management Suite ou System) é composto por um conjunto de ferramentas que servem para: automatizar os processos do negócio, reduzindo, de uma forma geral, os desperdícios e gerando mais resultados para as organizações. 
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
6a aula
As empresas podem contar com vários sistemas para lidar com contas a pagar, montar folhas de pagamento, realizar o controle de venda, gerenciar impostos, analisar metas e desempenho. Mais em vez usar um monte de softwares isolados, um para cada departamento da companhia, é possível utilizar um sistema de informação que integra todos os dados e processos da organização empresarial em um único sistema, capaz de facilitar o gerenciamento de seus negócios. Como é denominado este sistema? Enterprise Resource Management (ERP).
Em vez de usar um monte de softwares isolados, um para cada departamento da companhia, não seria mais eficiente contar com uma integração entre eles, de forma que todos fizessem parte de um sistema unificado? Essa resposta pode ser respondida na opção: 	ERP.
No Brasil existem várias empresas especializadas em ERP.
Assinale a alternativa que lista empresas especializadas em ERP.   SAP, TOTVS e Oracle. 
Sobre Estratégias podemos afirmar:
I - É fundamental que se compreenda a natureza da atividade de cada organização para se entender a ação estratégica adotada.
II - As estratégias são concebidas de modo diferenciado.
III - As estratégias são concebidas em função da importância relativa que se atribui aos ambientes técnico e institucional para o alcance dos objetivos organizacionais. 
IV - As organizações respondem às exigências de ambas as facetas da dimensão ambiental, em diferentes graus, em face da importância relativa de cada uma: enquanto o ambiente técnico condiciona a sua posição no mercado e o seu potencial de concorrência, o ambiente institucional afeta a legitimidade de suas escolhas e práticas.
Sobre as vantagens dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP Enterprise Resource Planning), é correto afirmar que: Visam integrar os departamentos e tornar ágil às informações da empresa por meio de um sistema unificado.
Os Sistemas de ERP lidam com os vários departamentos de uma empresa. No entanto, esses softwares não precisam, necessariamente, cobrir cada setor. Pelo menos, não ao mesmo tempo. Dependendo das expectativas da companhia em relação ao ERP, é possível atender determinadas áreas em um primeiro momento e as demais de maneira progressiva. 
Os provedores fazem o fornecimento do sistema em módulos, que são divididos de acordo com suas funcionalidades.
Não há um sistema de ERP único e que, por si só, atenda tudo o que é empresa. Torna-se, portanto, necessário customizar a solução de acordo com as operações da companhia.
Há determinados processos que são bastantes comuns em todas, ou na maior parte das empresas, até mesmo por questão de legislação.
As empresas menos eficientes podem contar com vários sistemas não interligados para: Lidar com contas a pagar; Montar folhas de pagamento; Realizar o controle de vendas; Gerenciar impostos; Analisar metas e desempenho ou, de maneira mais eficiente, trabalhar com um(a) ERP - Enterprise Resource Planning. 
Sobre a Competitividade podemos afirmar:
I - A competitividade é muito diversificada, várias ideias inerentes ao conceito permitem conclusões diferentes com base em uma mesma.
II - Alguns autores, por considerarem ser o conceito muito mais complexo do que se costuma admitir, sugerem que a análise da competitividade não deva mais ser entendida e definida com base em medidas parciais, ou seja, explicar o processo competitivo a partir de resultados técnicos isolados, quer dos processos gerenciais quer das políticas organizacionais.
III - O desempenho competitivo não depende apenas de características da firma ou da tecnologia, mas de uma coleção de habilidades e modelos de ação combinados.
A competitividade é a característica ou capacidade de qualquer organização em lograr cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras. Como podemos definir a Competitividade empresarial: A competitividade não deve ser vista apenas do ponto de vista técnico; devem-se conciliar padrões concorrenciais e padrões institucionais, já que o ambiente exerce pressão para que as organizações sejam eficientes e eficazes, mas também para que se conformem aos padrões de atuação considerados legítimos pela sociedade.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
7a aula
A implantação de um ERP deve começar necessariamente com um planejamento voltado para as necessidades da empresa. Esse planejamento deve contemplar desde as etapas iniciais até os processos que ocorrem após a instalação. Normalmente, o planejamento começa com a avaliação da situação da empresa, como quais são os recursos utilizados por ela, suas etapas e processos produtivos e como é a compatibilidade entre os dados atuais e os dados de ERP.
Sobre o ERP, podemos afirmar que são fases da sua implementação:
I - Planejamento de implementação.
II - Customização do ERP.
III - Configuração e implantação de um sistema ERP e estabilização e testes.
O ERP tem como principal função unir as informações da organização. Assim podemos afirmar que: Não existe o termo "apenas" para um ERP, ele pode unir e gerar  informações cruzadas de  todas as áreas da empresa. Melhorando as informações para tomada de decisão.
Sobre a implementação de sistemas de ERP, podemos afirmar:
I - O primeiro passo é a identificação do momento certo e os benefícios da adesão ao Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
III - É de extrema importância que a empresa avalie não só as decisões a serem tomadas até a implantação, mas as que serão tomadas em seguida, tendo que adequar seu pessoal e sua estrutura. Assim, é possível extrair o potencial máximo do sistema.
IV - A implementação de um sistema ERP nas empresas passa por diversas etapas antes mesmo da escolha do fornecedor do software.No ERP, são requisitos da organização: I - requisitos correntes e requisitos futuros, II - suportabilidade III - viabilidade do projeto IV - custos esperados
Considere as fases de implementação do ERP e assinale a única alternativa correta: Planejamento de implementação, customização, configuração e implementação, estabilização e testes, treinamento de usuários, suporte e modificações
Qual a fase de implantação de um ERP, descrita: 
Com o ERP já implementado é preciso realizar esta fase para que o seu uso seja feito da melhor maneira possível. Com isso, essa fase é responsável por garantir que todos os usuários saibam exatamente como usar cada função do ERP, garantindo maior controle e melhores resultados. Essa etapa faz parte da efetivação do sistema, porque somente tornar o ERP disponível não é suficiente para que possa ser bem utilizado. Como, normalmente, as tecnologias anteriormente empregadas pela empresa são muito diferentes das de um ERP, essa etapa é essencial. Treinamento de usuários. 
Até mesmo os gestores já bem treinados em implementações de ERP podem se deparar com problemas sérios e inesperados.  Em relação as fases de implementação do ERP: 
A implementação de um ERP deve começar necessariamente com um planejamento voltado para as necessidades da empresa. Esse planejamento deve contemplar desde as etapas iniciais até os processos que ocorrem após a instalação.
 Feita a configuração e a implantação propriamente ditas, ocorre a estabilização do sistema e a realização de testes
Os sistemas ERP realmente integrados são constituídos como um único sistema de informação que atende simultaneamente aos diversos departamentos da empresa, em oposição a um conjunto de sistemas que atendam isoladamente a cada um deles. Entretanto, o fato de um sistema ERP ser integrado não leva necessariamente ao desenvolvimento de uma empresa integrada. O sistema é meramente uma ferramenta para que esse objetivo seja atingido.
Em relação a implementação de um ERP qual deveria ser a última fase: Suporte e Modificações - O suporte é importante para que todo o ERP continue sendo relevante para a empresa. Esse suporte serve para que sejam tiradas dúvidas sobre o uso desse sistema, assim como para sanar dificuldades relativas a ele.
Quais os profissionais envolvidos na escolha do fornecedor de ERP - Enterprise Resource Planning. Consultor, Integrador e Equipe de supervisão.
Existem aspectos favoráveis para a implantação do sistema Enterprise Resources Planning (ERP) nas empresas. Indique a opção a seguir que não corresponde a aspecto favorável: A alocação dos gestores e lideres em pontos chaves.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
8a aula
A Implantação de um Sistema ERP nas empresas passa por diversas etapas antes mesmo da escolha do fornecedor do software, sendo que o primeiro passo é a identificação do momento certo e os benefícios da adesão ao Sistema Integrado de Gestão Empresarial.  É preciso levar em conta diversos fatores internos sobre a empresa, bem como analisar as vantagens que o software pode trazer de fato para a organização.
Como podemos definir a etapa de Validação para uma metodologia de implantação: 	Análises críticas da implementação, confrontando-se o que foi planejado e executado e verificando o nível de alcance dos objetivos previstos.
Em geral, quais as três fases da metodologia de implantação de um ERP - Enterprise Resource Planning. Estudo, Implantação e Entrada em Produção. 
A implantação de um ERP é estruturada através de um projeto, devido à sua complexidade e quantidade de recursos e atividades envolvidas.
A empresa implantadora deverá apresentar uma metodologia de implantação. Essa metodologia engloba algumas etapas.  Dentre elas, parametrização de sistema.  Assinale a única alternativa correta cujas atividades estão relacionadas com essa etapa. Análise dos processos internos da empresa, identificando melhorias e propondo novas soluções, envolvendo a configuração dos parâmetros do sistema e contemple o novo processo. Em geral, esta etapa existe um grande conhecimento do sistema e das características do negócio da empresa onde será implantado o ERP.
Levantamento das necessidades da empresa - Compreende também a identificação das necessidades da empresa, e o que não será contemplado efetivamente pelo sistema, necessitando de customizações (desenvolvimentos específicos personalizados, integrados ao Sistema ERP).
Planejamento da implementação - Além do estabelecimento dos objetivos, esta etapa visa especificar módulo a módulo o cronograma de implementação, definindo atividades, prazos e os critérios para validação do sistema por parte dos usuários.
Análise dos processos - Análise dos processos da empresa, automatizados ou não, definindo os dados e informações que deverão ser migrados para o novo sistema, bem como analisar as alterações necessárias nestes processos, para que sejam operacionalizados no Sistema ERP.
Nos módulos estratégicos e táticos, é correto afirmar que:
I - Alguns dos objetivos são: coleta, processamento e organização de informações para disponibilização através de relatórios, gráficos ou indicadores e gestão do conhecimento.
II - Permeiam a organização utilizando-se das funcionalidades e dados gerados pelo ERP ou de fontes externas a ele, como base para proporcionar a análise, planejamento, gestão e tomada de decisão aos executivos de médio e alto escalão.
III - É comum a utilização de ferramentas de terceiros.
Podemos chamar de Usuário-chave ou key user aquele(a) que centralizar todos os assuntos pertinentes ao sistema e o sucesso do projeto começa com a escolha de quem assumirá esse cargo. Em algumas empresas é impossível que esse papel seja desempenhado por uma única pessoa e acabamos tendo dois ou três. Porém, dentro do possível, é interessante que seja um único colaborador, para facilitar a centralização das decisões e a comunicação entre cliente e o fornecedor do programa.
Antes de uma empresa fazer uso de um ERP (aquisição), deve ter uma criteriosa análise para escolher o seu ERP baseado nas suas demandas reais de hoje e do futuro. As empresas de consultorias que apoiam este projeto também chamadas de integradoras devem fazer em primeira análise antes da implantação ou que podemos chamar de metodologia para a implantação: Levantamento das necessidades da empresa.
Para o sucesso da implantação do ERP, é necessário o engajamento de todos os colaboradores, não basta apenas capacitar, temos que ter monitorar sempre. Para isso a empresa deverá escolher uma pessoa que vista a camisa da empresa para assumir o papel de "padrinho" do projeto. Assim estamos nos referindo: Ao Key User.
No início da implantação de sistema ERP, podemos afirmar:
I - A implantação de um ERP é estruturada através de um projeto, devido à sua complexidade e quantidade de recursos e atividades envolvidas.
II - Normalmente ela é realizada pelo próprio fabricante do software ou por uma empresa de consultoria denominada integradora.
III - Quer seja realizada pelo próprio fabricante do software ou por uma empresa de consultoria em ambos os casos, a equipe de implantação deverá ter profundo conhecimento do sistema ERP e das técnicas de gestão de projeto.
IV - Com base no conhecimento profundo do sistema ERP e das técnicas de gestão de projeto, a empresa implantadora deverá apresentar uma metodologia de implantação.
Antes de começar o planejamento do ERP várias questões relevantes devem ser levadas em consideração, dentre as quais a escolha de uma pessoa da área de negócio do projeto. Alguém com conhecimento essencial que tenha experiência nos processos da organização, que participará desde o inicio (preparação inicial) até a implantação e, posteriormente, da fase de estabilização e sustentação do projeto. Quem é esse colaborador? usuário chave (key user).
Sobre o sistema ERP, podemos afirmar:
II - Os métodos serão formados pelo conjunto de procedimentos definidos para cada fase.
III - Os recursos serão as pessoas, os equipamentos, as ferramentas e todo o material deapoio, necessários para a execução dos procedimentos.
IV - Já sabemos que a compra de um sistema ERP para uma empresa não é uma escolha fácil, por isso não deve ser encarada, por exemplo, como uma mercadoria que você pega na prateleira do supermercado e instala nos computadores da sua empresa. Porém, após a etapa da escolha do fornecedor do sistema ERP, virá o próximo passo: a implantação do sistema na sua fábrica.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
9a aula
Analise as sentenças abaixo, sobre o Banco de Dados Firebird:
O Firebird é a continuação do Interbase Código Aberto, de distribuição gratuita, dispensando licenças dispendiosas, como outros bancos de dados comerciais.
Uma de suas vantagens é a diminuição da necessidade de manutenção, pois possui um sistema de armazenamento simplificado que, além de exigir poucas configurações, facilita o processo de backup.
O Freedom STD é o módulo que reúne diversas funcionalidades necessárias para agilizar e controlar os processos de uma empresa.
Contém as principais funcionalidades existentes nos demais módulos do Freedom ERP.
Assinale o item que está corretamente relacionado com uma de suas características: Relatórios e gráficos gerenciais
O Freedom é um software livre para Gestão Empresarial que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais, varejistas, atacadistas e industriais. Indique a opção a seguir que não corresponde à característica que destaca o modulo PCP do Freedom. Permite total controle financeiro da empresa, como contas a pagar, contas a receber.
O Freedom STD é o módulo que reúne diversas funcionalidades necessárias para agilizar e controlar os processos de uma empresa. Contém as principais funcionalidades existentes nos demais módulos do Freedom ERP. São caraterísticas do freedom STD:
I - Cadastros de clientes, fornecedores, transportadoras, comissionados (vendedores).
II - Grupos de produtos, produtos, classificações fiscais, Entradas (Compras), Saídas (Vendas), Estoque, Contas a pagar.
III - Contas a receber, Caixa e Bancos, Boletos bancários.
IV - Envio de informações fiscais para a receita estatual (Sintegra) e Relatórios e gráficos gerenciais.
Customer Relationship Management (CRM) é uma expressão que se refere às ferramentas que compreendem sistemas informatizados, cujo objetivo é ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes, armazenando e inter-relacionando de forma inteligente informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
As empresas devem acompanhar os seus clientes continuamente. A concorrência não deve ser deixada de lado, as mudanças socioeconômicas mudam em tempo real e as concepções e desejos dos clientes. Assim, para a empresa monitorar esse movimento, para se tornar eficaz em relação a mudança e respostas à concorrência deve possuir essas informações estratégicas antes, desta forma, estamos falando de um módulo do ERP chamado de: CRM
Característica do Freedom PCP - Identifica e atribui consumos de matérias-primas e produtos intermediários.
Funcionalidade do Freedom CRM - Lançamento de atendimentos em chamados/contratos.
Vantagem do Banco de Dados Firebird - Alta tecnologia em atualização dos dados.
Sobre o Banco de Dados Firebird, podemos afirmar:
I - No mercado há vários anos, o Banco de Dados Interbase adquiriu respeito e admiração de muitos programadores, desenvolvedores e clientes (entre eles podemos citar a NASA, o exército americano etc.).
III - O Interbase/Firebird possui a vantagem de alta tecnologia em atualização dos dados.
IV - O Interbase/Firebird possui a vantagem de diminuição da necessidade de manutenção, pois possui um sistema de armazenamento simplificado que, além de exigir poucas configurações, facilita o processo de backup.
Customer Relationship Management (CRM) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com os Clientes. 
Customer Relationship Management (CRM) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com os Clientes. Assinale a alternativa que lista algumas das suas funcionalidades: Cadastro de contatos/Clientes; Gerenciamento de campanhas e de e-mail marketing e Lançamento de atendimentos em chamados/contratos com Clientes. 
Projetos de integração de sistemas ERP não estão livres de riscos. Eles podem ultrapassar prazos e orçamentos, falhar na criação dos processos de negócios ou mesmo apresentar problemas quando os fatores de risco não são atenuados e os ajustes não são realizados. A melhor maneira de reduzir a exposição aos riscos é realizar uma Planificação adequada.
PRÁTICAS EMPRESARIAIS INFORMATIZADAS
10a aula
Diante do cenário competitivo no qual as organizações estão inseridas e com escassez de crédito, uma das análises que representa uma alternativa para a análise de investimentos é o cálculo do ROI (Return of Investiment). Nesse sentido, o ROI pode ser entendido como: A relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento.
A necessidade de um controle eficiente dos investimentos fez que as organizações passassem a valorizar uma boa estimativa do ROI, ou seja, do Retorno sobre o Investimento (Return on Investment). Sobre ROI podemos afirmar:
I - O Retorno sobre Investimento é calculado dividindo lucros líquidos e taxas por ativos totais.
II - Para um determinado uso de dinheiro em uma organização, o ROI é entendido como quanto lucro ou custo economizado é alcançado.
IV - Um cálculo de ROI pode ainda ser utilizado em conjunto com outras abordagens para se desenvolver um caso de negócio (businness case) empresarial para uma determinada proposta.
O resultado positivo para uma empresa, ao implantar um software de gestão podem ser tangíveis e intangíveis.  Nem tudo o que a empresa vai ganhar com a utilização de softwares de gestão pode ser medido ou traduzido em números.
Sobre os benefícios intangíveis, é correto afirmar: Aumento da eficiência com a integração de informações
No calculo do ROI sobre ERP deve-se evitar uma avaliação pouco eficaz ou que não indique a capacidade do negócio com o investimento. Dentre os pontos que devem ser considerados nesta aplicação, indique qual a opção a seguir que não corresponde à avaliação da métrica. Desprezar totalmente as receitas, lucro operacional e vendas para cálculo do ROI.
Os benefícios que um software de sistema de gestão integrado pode trazer para o negócio apresenta resultados tangíveis e intangíveis, então é correto afirmar que: Tangíveis podem ser mensurados em valores e os intangíveis dificilmente são mensuráveis de forma objetiva.
O processo de avaliação do ROI constitui a utilização de uma metodologia quantitativa que tem por base a análise dos indicadores econômicos NPV (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa interna e retorno) e Payback. Sobre o Payback é correto afirmar: É o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor deste investimento.
A concretização das estratégias organizacionais de uma empresa está dependente da gestão adequada de projectos, programas e portfólios. Nesse sentido, a responsabilidade financeira aumenta permanentemente e a sua mensuração é obrigatória.
Qual seria uma boa definição de ROI: ROI é entendido como uma medida de renda líquida que uma organização pode ganhar com os seus ativos totais
O processo de avaliação do ROI constitui a utilização de uma metodologia quantitativa que tem por base a análise dos indicadores econômicos NPV (Valor Presente Líquido), TIR (Taxa interna e retorno) e Payback. Sobre a TIR é correto afirmar: É uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, sejam iguais aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.
Os benefícios de um software de gestão podem ser divididos em dois grupos: tangíveis e intangíveis. Indique a opção a seguir que não corresponde a benefício tangível: Conformidadelegal que evita multas e fiscalização.
É muito comum ver no mercado projetos que começaram com um valor e, durante a execução, foram aumentando com as despesas não previstas em função de customizações. O projeto pode sofrer impactos com despesas derivadas de, por exemplo, necessidade de customização e aplicativos adicionais, como devemos preencher corretamente as lacunas:
O nível de aderência do software aos processos da empresa deve ser a principal preocupação durante um processo de escolha, pois a quantidade de customizações ou aplicações extras necessárias para adequar o software ao negócio pode triplicar os custos previstos para o projeto.
ROI - Retorno Sobre Investimento é um índice extremamente importante para ser calculado por empresas de qualquer porte. Indique a opção correta que corresponde qual é a importância do ROI para o gestor na busca de um software ERP: Auxiliar a identificar todo o potencial da nova ferramenta e garantir que a aquisição traga o resultado esperado.
Como benefícios intangíveis do ERP, podemos afirmar:
I - Aumento da eficiência com a integração de informações.
II - Redução de erros e retrabalhos para gerar informações.
III - Estabelecimento de procedimentos padronizados.
Existem três metodologias que de acordo com a avaliação da ROI podem nos dar uma projeção do cálculo do mesmo. São elas: 	IRR, NPV e Payback.
Ao buscar um software de sistema de gestão ERP, os gestores precisam considerar dois principais fatores que impactam o cálculo do ROI (Return on Investiment, Retorno sobre o Investimento). Quais são estes dois fatores? Benefícios que a ferramenta irá trazer para os resultados do negócio e o custo neste investimento.
Os seguintes itens listados: 
(1) Aumento da eficiência com a integração de informações; 
(2) Redução de erros e retrabalhos para gerar informações; 
(3) Estabelecimento de procedimentos padronizados e 
(4) Conformidade legal que evita multas e fiscalizações, 
Podem ser considerados como benefícios intangíveis (de difícil ou impossível mensuração) na análise do ROI (Return on Investment Retorno sobre Investimento) quando na implantação de um software de gestão.
Qualquer investimento realizado por uma empresa deve e será sempre visto como um desembolso feito com a finalidade de gerar um fluxo de benefícios futuros, geralmente trabalhando com expectativa de retorno em período superior a um ano. Em razão da acirrada concorrência existente no mercado financeiro, aliado à carência de recursos disponíveis para a realização de investimentos, os projetos, mais do que nunca, devem considerar diversas alternativas ou cenários para sua realização. A necessidade de um controle eficiente dos investimentos fez que as organizações passassem a valorizar uma boa estimativa do Retorno sobre o Investimento (ROI).

Continue navegando