Buscar

Planos de aula Historia do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planos de Aula
Plano de aula 1
1) Aline Commow Low, Flavio Civil low
Flavio entende e defende que o sistena de Direito se baseia na vontade de quem faz as leis e já prevendo situações futuras que apenas cabeira ao juiz aplicalas é com isso a tese dele se baseia no Civil Low que tem como caracteristica a generalidade das normas juridicas, que são aplicadas pelos juizes em casos concretos que defere normas geais a partir de discurcões juridicas profundas a respeito de casos individuais é com isso se forma o Commom Low. Aline ja entende que cada caso tem sua particularidade é que não poderá ter uma generalidade de normas juridicas é com isso é uma caracteristica do Commow Low é que se baseia na jurisprudência, que se tem maior importancia a casos antigos e no principio da razoabilidade ou seja em precedentes.
2) 
 A) Por que havia a prevalencia de dos sistemas, dominado e dominante, o germanico que erá técnica publica de julgamento e o romano técnica oral processual .
B) Prevalece no Brasil o sistema Civil Low, mas a técnica de julgamento e a do Commow Low.
Quetão 1 Livro didatico - Capitulo 1
Resposta: C - A assenção I é uma proposição verdadeira, II é uma proposição falsa.
Plano de aula 2
1) A) vigoraram no Brasil as Ordenações Afonsinas (1500-1514), as Ordenações Manuelinas (1514-1603) e as Ordenações Filipinas (a partir de 1603). E como era uma colonia que precisaria de mais suporte foram criados vários diplomas jurídicos separados das Ordenações que eram aplicados aqui, especialmente as cartas de doações das capitanias e os forais.
B) As cartas de doações das capitanias definiam a doação da propriedade da coroa portuguesa ao donatário e os direitos reais sobre as terras que passavam a ser dos donatários e podiam ser transmitidas aos seus herdeiros e os forais regiam a relação entre o Estado Português e o Donatário, definindo os direitos, deveres e as responsabilidades dos donatários perante o governo português e o pagamento de tributos.
Questões 2,3 e 4 Livro didatico capitulo 1
2 D - Reconheceu no Estado autonomia no trato de seus assuntos domésticos, rejeitando a ideia de uma autoridade política suprema. 
3 b - Incumbiu o ouvidor-mor de organizar a justiça, deixando as instâncias finais para Lisboa, onde funcionava a Casa de Suplicação.
4 D - Deixou o Brasil muito mais rico com o emprego na mineração, muito embora tenha tido um começo tardio, um século depois das Treze Colônias da América receberem seus escravos da África Ocidental.
Plano de aula 3
A) - Estavam em vigor as leis promulgadas pelo rei de Portugal à época. Assim, vigoraram no Brasil as Ordenações. E as ordenações Afonsinas tratava dos crimes e das penas, e tinha aplicação da pena de morte para diversos crimes e para outros penas bastante severas e cruéis como o açoite e a amputação de membros. Assim, a proteção à integridade física estava bastante comprometida durante os anos em que o Brasil era colônia de Portugal, especialmente porque o Direito Português era aplicado aqui de maneira bastante arbitrária.
B) - Ordenações Filipinas estabelecia que , homens não podiam usar roupas de mulher e as mulheres não podiam usar roupas de homens. A pena se fossem trabalhadores seria o açoites em praça pública é se fosse alguem de nivel superior seria deportado para a África.
Plano de aula 4
A) - Não, pois era uma Constituição monárquica, mesmo com a criação do Poder Moderador, o monarca estava acima dos 3 poderes.
B) - O poder era unitarista. O imperador é quem nomeava o presidente e, o voto era indireto e censitário na época.
C) - Sim, na questão da existência dos 3 poderes: Legislativ o, Executivo e Judiciário. 
Questões 1,2 e 4 Livro didatico capitulo 1
1-C |2-D | 3-B
Plano de aula 5
A) - No período regencial a guarda brasileira era mantida pela elite agrária,era meio que uma milícia composta de gente que apoiava os interesses da elite. Com isso esses grandes donos de terra, recebiam títulos de coronéis. E acabou que conforme seus interesses, em eleições por exemplo, utilizavam todo poder, tanto que eram autoridades inquestionáveis. 
B) - Na disputa entre essas facções políticas, o Ato Adicional seria uma maneira de se firmar um compromisso político que estivesse acima das rixas de cada grupo. Em primeiro aspecto, essa reforma da constituição autorizou cada uma das províncias a criar uma Assembleia Legislativa. Por meio dessa medida, os representantes políticos locais poderiam instituir a criação de impostos, controlarem as finanças e determinarem os membros do funcionalismo público.
C) - autorizou cada uma das províncias a criar uma Assembleia Legislativae a extinção da Regência Trina e a escolha de apenas um representante para ocupar o cargo regencial. Com a formação da chamada Regência Una.
Questões 1, 2, 3 e 4 Livro didatico - Capitulo 3
1 - C) Implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.
2 - D) Confronto entre os grupos políticos liberais e o governo centralizado e com tendências absolutistas de D. Pedro I.
3 - C) Liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.
4 - D) As críticas e a insatisfação em relação ao poder centralizado.
Plano de aula 6
A ) - Sim, as cotas foram criadas para reverter o racismo histórico. Alguns consideram que esta medida constitucional ajuda na inclusão social. 
B ) - A Lei do Ventre Livre considerava livre os filhos que nascesse de escravas a partir de 28/09/1871. Já, a Lei dos Sexagenários dava liberdade aos escravos após completarem 65 anos de idade. Ou seja, mesmo com estas leis ainda havia escravos que não se encaixavam nes tas propostas.
C ) - Parcialm ente, pois foi a reunião dos grupos descontentes (militares, eli te paulista, elite senhorial escrav ista) que formaram o golpe que pôs fim à monarquia no Brasil. 
Plano de aula 7 
A )- Sim. A Constituição de 1891 batizou o País como a República dos Estados Unidos do Brasil, tornando explícito o figurino norte-americano que modelou o seu conteúdo. Inspirados neste modelo, nossa p rimeira Constituição, pós-império, adotou a República Federativa como sistema institucional, liderado por um regime político presidencialista, onde a população passa a escolher os representantes dos municípios, estados e da federação por meio do voto direto. Os Estados da Federação passaram a ter grande autonomia, podendo Empreender medidas próprias nos setores jurídico, fiscal e administrativo. Paralelamente, observamos a separação oficial entre o Estado e a Igreja. 
B ) - Não. A partir da proclamação da República e Promulgação da Constituição de 1891, houve a rejeição de qualquer união entre o poder civil e o poder religioso, colocando um fim, ao Regime do Padroado e instaurando-se um novo regime, o da separação igreja/Estado. Desta fo rma, caberia ao Estado garantir a liberdade e a igualdade de todos os cidadãos, independente dos valores morais e religiosos, garantindo a secularização do casamento, do registro civil, dos cemitérios, o término da e ducação pública confessional.
C ) - Até a abolição da escravatura quase a totalidade da fo rça de trabalho rural e também boa parte da urbana era negra, presume-se, então, que o contingente de ex-escravos livres, e que fora mas cidades em busca de trabalho, tenha contribuído vertiginosamente para o crescimento populacional urbano, o que deve ter assustado e muito as minorias dominantes. A criação de uma norma repressora seria alternativa em curto prazo para controlar e disciplinar este novo contingente de negros nas cidades. 
Questões 1 e 2 Livro didatico - Capitulo 4
1 - C) ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava.
2 - D) A criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.

Outros materiais