Buscar

Veja os benefícios de ler para crianças na primeira infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Veja os benefícios de ler para crianças na primeira infância
Habilidades cognitivas e emocionais podem ser estimuladas através da leitura de histórias
Desenvolvidas durante a infância, as capacidades cognitivas, sociais e de aprendizado são impulsionadas pela leitura. Nos primeiros anos de vida, especialmente de zero a seis anos, há mudanças decisivas na formação intelectual e emocional e, por isso, ouvir histórias durante esta fase da vida é fundamental para desenvolver várias habilidades. O raciocínio, a formação de opinião e o aumento do conhecimento sobre o mundo são algumas delas.
Na fase escolar, crianças que escutam histórias têm maior facilidade de aprender e de se concentrar, além de maior interesse no processo de alfabetização. Estudos mostram também que a prática da leitura de pais para filhos está relacionada à ampliação do vocabulário, e que a leitura em casa é importante para estimular alunos com dificuldades de aprendizado.
Sensibilidade e relacionamentos
Ler para crianças na primeira infância(de zero a seis anos) desenvolve habilidades comoraciocínio, formação de opinião e ampliação do
vocabulário (Foto: Shutterstock)
Além dos aspectos de aprendizado e ampliação do conhecimento, a leitura para as crianças traz benefícios emocionais e socioculturais. Ouvir histórias estimula a imaginação e a criatividade, e aumenta a habilidade de se comunicar. As crianças aprimoram capacidades criativas, de imaginação e sensibilidade para a arte e a cultura.
Os livros têm o poder de despertar o interesse pela narrativa e a nomear e identificar informações do mundo real. Além disso, ler para uma criança, quando esse hábito faz parte da rotina, traz benefícios no curto prazo e vão acompanhá-la durante o crescimento.
Por isso, ler para uma criança contribui muito para seu desenvolvimento emocional e pessoal. Crianças que ouvem histórias lidas por adultos aprendem a se relacionar melhor e a descobrir o mundo de forma saudável e criativa!

Outros materiais